Fatos & Fotos
Aconteceu, registramos

Safra:
Recepção à altura

Agilidade na recepção da Coamo é destaque na revista Globo Rural


A edição de abril da revista Globo Rural traz uma reportagem especial sobre a colheita da safra de verão. Um dos assuntos da matéria diz respeito à recepção da safra. Investimentos na agilidade do recebimento e aprimoramento da logística para escoamento de grãos são análises feitas pela revista na reportagem. A equipe da Globo Rural esteve na Coamo para
Eficiência na recepção faz a diferença na Coamo
acompanhar o trabalho de recepção da safra. Eles visitaram diversas unidades da cooperativa e conferiram a evolução incrementada pela Coamo, principalmente a partir da implantação do sistema de automação incorporado ao trabalho diário da cooperativa.

Além da automação, a revista revela que a Coamo também está utilizando um sistema de pré-secagem, ou pré-tratamento, dos grãos para agilizar o recebimento nos entrepostos no pico da safra. Se a soja, por exemplo, estiver com umidade elevada no momento da entrega, a cooperativa pode fazer uma "meia-seca" para um ponto de umidade menor. Daí os grãos vão para unidades de suporte que fazem a aeração, impedindo que os grãos se deteriorem.

Segundo informou o superintendente Operacional da Coamo, Antonio Granado Martinez, a eficiência na recepção da safra é um avanço que tem feito a diferença. "Durante a safra ela é tão importante quanto a própria produtividade no campo, pois a ineficiência é custo para a cooperativa e para o produtor", explicou Granado.


 

Vovôs vão ao clube

Já imaginou um clube que somente aceita sócios com idade entre 55 a 87 anos? Pois é, ele existe e funciona na maioria das cidades com uma organização de fazer inveja a muitos jovens. Em Nova Santa Rosa, região Oeste do Paraná, o Clube dos Idosos 25 de Julho é um exemplo. Fundado em 1995, o clube possui 340 sócios.
Bingo, uma das atividades de recreação do clube
Vovôs e vovós de Nova Santa Rosa se reúnem todas as tardes de quartas-feiras para acompanhar diversas atividades. Segundo Vili Friske, presidente do clube, durante o mês há dois programas religiosos e outros dois festivos. "Servimos lanche e também distribuímos brindes aos presentes", conta. Os idosos são isentos de qualquer taxa e o clube possui um convênio firmado com o governo federal que auxilia na manutenção das
Maioria dos idosos têm ligação com a agricultura. Alguns, como os da foto acima, são cooperados da Coamo
atividades.

A maior parte dos participantes são ou já foram agricultores. Entre eles, há diversos cooperados da Coamo. Inclusive o clube cede espaço para a realização da Reunião de Campo da Coamo no município. 

 

Mercosuper 2002

Coamo participa de feira há 8 anos

De 21 a 23 de abril a Coamo participou da Mercosuper 2002 e 21ª Convenção Paranense de Supercados, promovida pela Associação Paranaense de Supermercados (Apras), em Curitiba. Instalada numa área de 60 metros quadrados, a Coamo expôs a sua linha de produtos destinada ao consumidor final - óleo de soja, café torrado e moído, gordura hidrogenada e margarinas, com destaque para a Margarina Primê - lançada recentemente no mercado.

Esta foi a oitava vez consecutiva que a cooperativa participou da feira, considerada uma das mais importantes do País no ramo supermercadista.

 

 

Coamo prevê exportação maior

A Coamo deve elevar as exportações em 10% neste ano, mesmo excluindo o milho, que deverá ser destinado ao mercado interno, devido à escassez do cereal. A informação é do presidente da cooperativa, Dr. Aroldo Gallassini. O principal destino dos produtos da Coamo, especialmente grão e derivados de soja, é a Europa que, em 2001, absorveu 58,78% do 1,79 milhão de toneladas exportado; seguido do Oriente Médio, com 35,52%. As vendas externas participaram com 17% na composição da receita bruta da cooperativa, que teve sobras de R$ 96,2 milhões.
Gallassini explica que a projeção de faturamento equivalente ao do exercício passado é por causa do câmbio que deve ficar em níveis mais baixos do que em 2001. Mas com o aumento do volume da oleaginosa a ser exportado, ele acredita que será possível compensar a diferença.

 

BRAGANTINA - Dezenove diferentes variedades de soja foram apresentadas aos cooperados de Bragantina, em dia de campo promovido pelo Detec da Coamo. O evento aconteceu na propriedade da cooperada Maria Bernardes dos Santos e contou com 80 participantes.

 

MELHOR IDADE - Na foto, dezenas de participantes do 5º Encontro Estadual dos Clubes da Melhor Idade do Paraná, sediado em Campo Mourão, de 16 a 18 de abril. Eles visitaram a administração central da Coamo. A cooperativa fez parte do City Tour na programação do encontro pela sua
importância no cenário econômico paranaense. Os visitantes assistiram a palestras e conheceram o parque industrial da Coamo, com destaque para a fábrica de margarina e refinaria de óleo de soja.