Site Coamo
Coamo Agroindustrial Cooperativa | Edição 371 | Abril de 2008 | Campo Mourão - Paraná

Eventos Unidades

Tecnologia testada regionalmente

Cooperados conferem novidades no “quintal de casa”. Eventos ajudam a aprimorar informações entre vizinhos e amigos

Dias comunitários em Candói

Na região de Candói (Centro-Sul do Paraná), o entreposto local da Coamo realizou dias de campo em diversas comunidades rurais. Em Foz do Jordão, foi a primeira vez que o evento foi promovido. O dia de campo aconteceu na propriedade do cooperado Homero Cezar Ribas, com a demonstração de híbridos de milho, com colheita das parcelas. Compareceram ao encontro 35 cooperados.

Também enfocando as novidades para a cultura do milho, ainda foram realizados na região de Candói, dias de campo nas localidades de São Judas Tadeu, Lagoa Seca, Santa Clara e Candói (sede). Os eventos técnicos tiveram apoio das empresas parceiras da Coamo.

Marilândia do Sul e Manoel Ribas

Apesar do tempo chuvoso, 115 cooperados de Marilândia (Norte do Paraná) compareceram ao dia de campo promovido pelo entreposto local da Coamo no dia 29 de fevereiro. O evento apresentou novidades em cultivares de soja (Coodetec, Embrapa, FT, Syngenta e Brasmax); em tecnologia de aplicação de defensivos e devolução de embalagens; e híbridos de milho (Pioneer, Agroceres, Coodetec, Syngenta Seeds e Braskalb).

Manoel Ribas - O entreposto de Manoel Ribas realizou no dia 06 de março o seu tradicional dia de campo, com a participação de empresas parceiras, quando foram apresentadas as características de 21 cultivares de soja e 25 diferentes híbridos de milho. No evento, os cooperados também conheceram um pouco mais do Programa Coamo de Devolução de Embalagens Vazias de Agrotóxicos. 325 cooperados participaram do encontro.

Ferramentas fisiológicas em Pitanga

No dia 05 de março o entreposto de Pitanga realizou um dia de campo de verão, demonstrando as novidades em milho e soja para a região. Na ocasião, foram apresentadas aos cooperados as novas variedades de soja e híbridos de milho das empresas parceiras. Os 160 cooperados que compareceram ao encontro também foram orientados sobre os programas Coamo de Tecnologia de Aplicação de Defensivos Agrícolas e de Devolução de Embalagens de Agrotóxicos. O dia de campo foi realizado na propriedade do co-operado José Adélio Buski Los, na comunidade Xaxim.

Fisiologia de plantas – Ainda em Pitanga foi realizado no dia 11 de janeiro uma palestra sobre ferramentas fisiológicas para altas produtividades, em parceria com a Stoller. O evento aconteceu na sede da Arcam e reuniu 55 co-operados, com grande aproveita-mento dos cooperados. A palestra foi ministrada pelo Professor João Domingos Rodrigues, da Unesp de Botucatu, em São Paulo.

Dois eventos em Toledo

Em Toledo (Oeste do Paraná), a unidade da Coamo promoveu em 05 de março um dia de campo para demonstrar as novidades em cultivares de soja para a região. O evento foi realizado no campus da PUC – Pontifícia Universidade Católica, com a participação de cooperados e cerca de 300 alunos do curso de Agronomia da universidade. Entre as novidades, variedades de soja da Embrapa, Co-odetec, Brasmax, FT-Sementes e Syngenta.

Também foram realizados eventos técnicos , dias 08 e 19 de fevereiro, na unidade de Toledo e no posto de recebimento de Dois Irmãos. Em Toledo, o dia de campo demonstrou 24 variedades de soja, com a participação de 132 co-operados. Em Dois Irmãos, também foram apresentadas 24 culivares de soja, recomendadas para a região, com a presença de 83 cooperados.

QUINTA DO SOL – No dia 19 de fevereiro foi realizado um dia de campo de soja da unidade de Quinta do Sol, na propriedade do cooperado João Grava. O evento contou com a participação de 53 produtores da região e teve apoio das empresas parceiras: Embrapa; Coodetec; Syngenta; Brasmax e FT Sementes.

CAARAPÓ – Com a presença de 100 cooperados, o entreposto da Coamo em Caarapó, no Sul do Mato Grosso do Sul, promoveu evento técnico no dia 21 de fevereiro. O dia de campo foi realizado na propriedade do cooperado Leandro Krud. Na ocasião, os cooperados conheceram 23 diferentes cultivares de soja, entre as opções recomendadas para a região (Coodetec, Brasmax, Embrapa, FT Sementes e NK). Foi o primeiro dia de campo realizado pelo entreposto.

Encontro tecnológico em entrepostos do Oeste

Ouro Verde do Oeste e São Pedro do Iguaçu se unem para realizar evento

O encontro, que aconteceu no dia 20 de fevereiro, contou com a participação de 100 cooperados. Na oportunidade, foram demonstradas as características de 18 variedades de soja, da Embrapa, Coodetec, FTS Sementes, NK Sementes e Brasmax. Também foram demostradas outras estações, sendo uma sobre Tecnologia de Aplicação e outra sobre Devolução de Embalagens Vazias de Defensivos. O evento foi realizado na propriedade do cooperado Benedito Fermino da Silva, da Comunidade de São Sebastião (distrito de Ouro Verde do Oeste). Como novidade no evento, em conjunto com as empresas parceiras (Basf, Bayer, Syngenta e Du Pont), foi demonstrada uma vitrine sobre Ferrugem da Soja, que mostrou aos cooperados sintomatologia, prevenção e métodos de controle da doença.

CORONEL VIVIDA - A propriedade do cooperado Euclides Munaretto, em Coronel Vivida (Sudoeste do Paraná), foi palco para um dia de campo promovido pelo entreposto local da Coamo. O encontro foi realizado no dia 13 de março e apresentou as principais características de 15 diferentes variedades de soja recomendadas para a região. 80 cooperados participaram do evento, que também destacou temas como a tecnologia de aplicação de defensivos agrícolas; fungicidas foliares em soja e milho; e manejo nutricional de soja com micronutrientes.

Mangueirinha em família

No dia 13 de março o entreposto da Coamo em Mangueirinha, no Sul do Paraná, realizou a 17ª edição do Encontro de Cooperados da Coamo de Mangueirinha, um evento voltado para os cooperados e seus familiares. Mais de 300 pessoas participaram do encontro que apresentou palestras sobre o Projeto Coamo de Fertilidade do Solo e Nutrição de Plantas e Agricultura de Precisão. Em seguida, os cooperados visitaram quatro estações de campo, onde foram apresentadas as características principais das cultivares de soja (Embrapa, Coodetec e Brasmax) recomendadas para a região; o Programa Coamo de Tecnologia de Aplicação de Defensivos Agrícolas e o manejo da cultura do feijão.

Mulheres – Para as esposas e filhas dos cooperados o evento programou uma palestra motivacional ministrada pelo professor Eber Silva Júnior, da Unesp, de São Paulo.

AMAMBAI – No Sul do Mato Grosso do Sul, aconteceu no dia 9 de fevereiro um dia de campo na propriedade da Família Antonini, em Amambai. No evento, foram apresentadas as novas variedades de soja recomendadas para a região, num total de 26 materiais da Coodetec, Embrapa e Syngenta Seeds. Os agricultores também acompanharam palestras sobre os manejos da cultura da soja. O encontro contou com a presença de 60 cooperados.

DEZ DE MAIO – A unidade da Coamo em Dez de Maio (Toledo) promoveu recentemente um dia de campo sobre cultivares de soja. O evento foi realizado na propriedade da família Portz, com a participação de 75 cooperados. Os produtores acompanharam o comportamento das 19 cultivares de soja instaladas no ensaio, bem como os benefícios da aplicação de aminoácidos na soja.

PALMAS – O tradicional dia de campo do entreposto da Coamo em Palmas, no Sul paranaense, aconteceu no dia 13 de março com a participação de 90 cooperados. Os produtores visitaram duas propriedades. Na lavoura de Vitório Salvador acompanharam a demonstração dos ensaios com cultivares de soja convencionais e transgênicas adaptadas para a região; e no sítio de Alberto Reis conheceram as novidades em híbridos de milho.

ABELARDO LUZ - Duzentos e vinte pessoas compareceram ao dia de campo da Coamo em Abelardo Luz, no Extremo-Oeste de Santa Catarina. Além dos cooperados, o evento também contou com a participação das suas esposas e filhas. Os homens avaliaram híbridos de milho, cultivares de soja, manejo de pastagens e tecnologia de aplicação de defensivos agrícolas. Elas acompanharam uma palestra com a instrutora de Treinamentos da Coamo, Ercília Schmidt, com o tema: Motivação e Família.

Show tecnológico em Boa Ventura

Evento destacou 23 materiais em soja e milho e ainda as novidades para a pecuária. No total, 240 pessoas participaram

A Fazenda Esplanada, de propriedade do cooperado Edmir Pagadigorria, foi palco do 5º Show Tecnológico promovido pelo entreposto da Coamo em Boa Ventura de São Roque. O evento aconteceu no dia 4 de março e registrou a participação de 240 pessoas, entre cooperados da região, acompanhados de suas esposas e filhas.

Na oportunidade, o Detec da Coamo em Boa Ventura demonstrou experimentos com 23 materiais, entre cultivares de soja e híbridos de milho com características próprias para o cultivo na região. Também foram apresentadas as novidades em máquinas e implementos agrícolas e as novas tecnologias para a pecuária, tanto de corte como de leite. Os participantes ainda assistiram a uma palestra sobre mata ciliar e ao final do evento ganharam cinco mudas de árvores nativas, para incentivar a preservação da natureza.

Presença feminina – Como novidade neste ano, o entreposto estabeleceu uma programação específica para o público feminino (esposas e filhas dos cooperados). Elas acompanharam uma palestra motivacional com a instrutora de treinamentos da Coamo, Ercília Schmidt dos Santos, e outra sobre saúde, com a convidada Amanda Terra. “Este evento já se tornou tradicional na nossa região e cada vez mais tem aumentado a participação do nosso cooperado e seus familiares”, destaca o agrônomo Valter Poletto Júnior, responsável técnico do entreposto.

Tecnologias em Tupãssi

 

O entreposto da Coamo em Tupãssi (Oeste do Paraná) realizou no dia 8 de fevereiro um dia de campo sobre soja e milho. O evento aconteceu na propriedade do cooperado Valmor Domingos Gotardi, no distrito de Palmitolândia, e contou com a presença de 150 cooperados de toda a região. Eles acompanharam a demonstração dos resultados com experimentos de 20 cultivares de soja e 28 híbridos de milho das empresas parceiras.

Iretama e Nova Tebas

Com apoio do Detec da Coamo em Iretama, foi no dia 18 de fevereiro, no município de Nova Tebas, um dia de campo sobre cultura do milho, quando foram apresentados 18 híbridos, com apoio das empresas parceiras. Nem a chuva diminuiu o entusiasmo dos 55 cooperados que participaram do evento. Eles demonstraram grande interesse em ampliar seus conhecimentos tecnológicos para otimizar os lucros nas suas propriedades. O evento aconteceu na fazenda São Bento, de propriedade do cooperado Alceone Vaz de Oliveira Filho.