Site Coamo
Coamo Agroindustrial Cooperativa | Edição 413 | Abril de 2012 | Campo Mourão - Paraná

Cooperativismo

Gestão rural de sucesso

Saber os investimentos e buscar novas tecnologias para aumentar a produtividade são os principais objetivos de um bom planejamento

Olhar a atividade agrícola como uma empresa rural. Essa é a principal recomendação para quem quer ter sucesso. Uma boa administração começa com um bom planejamento. Saber quais os investimentos devem ser realizados e buscar novas tecnologias para aumentar a produtividade e, consequentemente, a renda da propriedade são os principais objetivos. Esses fatores refletem de forma direta na qualidade de vida do cooperado e de sua família.

Elisandro Fabrício, cooperado em Mangueirinha, região Sudoeste do Paraná, mora com a família, a esposa e um casal de filhos, em uma propriedade de 165 alqueires. A principal atividade desenvolvida é a agricultura. Também tem a pecuária de corte, que entra como diversificação. Todo o trabalho é realizado com muito profissionalismo, e em parceria com a Coamo. Segundo ele, esses são os principais motivos do sucesso.

O cooperado é a terceira geração de agricultores, e conta que não se arrepende de ter herdado a mesma profissão do pai e do avô. Segundo Elisandro, a atividade agrícola tem ajudado a realizar sonhos. "É da atividade que tiro a renda para o sustento da família. Sou feliz com o que faço. Sempre quis trabalhar com a lavoura, vou continuar seguindo em frente, e sempre pensando em melhorar e aumentar as produtividades", destaca.

Nesta safra de verão, mesmo com a estiagem, o cooperado alcançou uma média de 484 sacas de milho por alqueire e 150 de soja. "É uma excelente média devido ao ano", comenta. Ele acrescenta que as lavouras sofreram com a estiagem, mas que o sistema de produção que vem sendo adotado na propriedade, ajudou a minimizar as perdas.

O encarregado do Detec de Mangueirinha, Clodoaldo Pavelegine de Medeiros, destaca a importância de se planejar e seguir as recomendações técnicas que envolve o sistema de cultivo. O agrônomo cita que o Elisando é um bom exemplo e a prova disso é que ele já sabe o que vai plantar nas próximas safras e a área destinada para cada cultura. "É preciso produzir bem e trabalhar de forma correta. Isso traz tranquilidade e qualidade de vida para a família."