Site Coamo
Coamo Agroindustrial Cooperativa | Edição 413 | Abril de 2012 | Campo Mourão - Paraná

Dia de Campo nas Unidades

Levando informações para o campo

Difusão de novas tecnologias para a próxima safra foi realizada em diversos entrepostos da Coamo

Após o 24º Encontro de Cooperados da Fazenda Experimental Coamo, realizado em fevereiro, em Campo Mourão, unidades da cooperativa promoveram dias de campo, com o intuito de dar continuidade a difusão de novas tecnologias. Esse é um trabalho desenvolvido pelo departamento de Assistência Técnica da Coamo (Detec) que visa levar os avanços da pesquisa para o campo.

Com esses objetivos o Detec de Tupãssi, na região Oeste do Paraná, realizou o seu 11º dia de campo de verão, com a presença de mais de 150 cooperados. O evento demonstrou as novas opções em variedades de soja e híbridos de milho e também as vantagens em utilizar fertilizantes para o bom desenvolvimento da planta.

O cooperado Valmor Gottardi é quem cedeu a área para os experimentos. Ele diz que é um privilégio e que vale a pena fazer parte do processo e se sente, inclusive, responsável pela difusão da tecnologia desenvolvida na sua propriedade que depois é espalhada pelos campos da região. Segundo o cooperado Nelson Delgado, é importante participar dos dias de campo promovidos pela cooperativa. Ele garante que não falta aos eventos. "Os encontros trazem sempre boas dicas para a condução das lavouras", comenta.

De acordo com o encarregado do Detec da Coamo em Tupãssi, Carlos Eduardo Brandão, o evento mostrou as novidades tecnológicas que podem ser usadas pelos cooperados da região. Ele destaca que além das variedades de soja e híbridos de milho, os participantes receberam informações relacionados a fertilidade de solo e ao manejo correto das lavouras. "Com certeza, as novidades apresentadas servirão aos cooperados. Cabe a cada um analisar o que usar", ressalta.

Roncador


Em Roncador, na região Centro-Oeste do Paraná, os cooperados puderam analisar o comportamento das diferentes variedades de soja. De acordo com o encarregado do Detec da Coamo em Roncador, Darwin Caleff Ramos, é importante que os cooperados fiquem por dentro das novidades. "O cooperado gosta de participar dos dias de campo, pois assim podem planejar as próximas safras. É importante que eles estejam por dentro das novidades tecnológicas", pondera.

Palmas

Dezenas de cooperados de Palmas participaram do dia de campo. Os produtores acompanharam uma palestra sobre controle de Buva e Azevém resistentes. O assunto, segundo o Detec, serviu de alerta para os cooperados, já que são duas plantas daninhas de difícil controle na região de atuação da cooperativa. Já os cooperados que desenvolvem atividade de pecuária tiveram a oportunidade de conhecer alternativas de híbridos de milho para produção de silagem com grande quantidade de massa verde e alto valor nutricional.

Cantagalo

 

 

Em Cantagalo, mais de 230 cooperados estiveram presentes no dia de campo demonstrativo das variedades de soja e híbridos de milho, além de exposição de máquinas e implementos agrícolas. Os produtores tiveram a oportunidade de ver o que há de mais moderno na produção de soja e milho. Estas tecnologias fazem que os cooperados produzam mais, no mesmo pedaço de terra, gerando renda e riqueza.

Candoi

 

 

O Detec de Candói realizou o 1º ENTEC – Encontro Tecnológico de Candói, onde os cooperados tiveram a oportunidade de observar os lançamentos de variedades de soja e híbridos de milho para determinadas épocas de plantio, região, potencial produtivo e ciclo. Também houve uma palestra técnica sobre posicionamento adequado a tecnologia RR em milho, além de observarem os lançamentos de máquinas e implementos agrícolas disponíveis na Coamo.O evento teve a participação de 168 produtores e foi realizado na propriedade do cooperado Aldir Antonio Goldoni.

Manoel Ribas

 

 

Em Manoel Ribas, região Central do Paraná, o tradicional dia de campo contou com a presença de centenas de cooperados. O gerente do entreposto, José Cezar Vidotti, ressalta que é uma oportunidade para o produtor, em parceria com o departamento Técnico da Coamo, fazer as escolhas para a próxima safra, incrementando, assim, cada vez mais as produtividades.

Ivaiporã

 

 

 

A unidade de Ivaiporã, no Vale do Ivaí, registrou público recorde quando comparado aos anos anteriores, conforme esclarece o encarregado do Detec João Francisco Pazda Júnior. Mais de 300 pessoas passaram pelas estações e conferiram vários temas atuais e de relevância para o homem do campo, como o Manejo Integrado de Pragas (MIP), Ácaros, Buva, tecnologia de aplicação e equipamento de proteção individual, além de apresentação de várias cultivares de soja.

São João do Ivaí

 

 

Mais de 100 cooperados de São João do Ivaí acompanharam as demonstrações de variedades de soja trangênicas e convencionais. Os participantes também visitaram três estações tecnológicas relacionadas com as perdas na colheita, demonstração de plantadeira, e o Manejo Integrado de Pragas, com demonstração na prática do pano de batida.

Boa Ventura


Em Boa Ventura do São Roque, região Central do Paraná, participaram do Dia de Campo, cerca de 200 cooperados. Eles prestigiaram e aperfeiçoaram seus conhecimentos técnicos e de manejo, relativos a assuntos de grande importância para a região. Os trabalhos foram apresentados pelas áreas Técnicas, de Distribuição, farmácia veterinária e também pelas empresas parceiras.

Reserva

 

A primeira edição do Dia de Campo de Milho da Coamo em Reserva, região Central do Paraná, foi realizada na propriedade do cooperado Chogo Fukuda. O evento foi coordenado pela equipe técnica e colaboradores do entreposto local, com a participação dos parceiros. Foram demonstrados os potenciais dos híbridos que serão recomendados para a próxima safra na região.

Boa Esperança

 

 

O dia de campo de Boa Esperança apresentou as características das novas variedades de soja que estão sendo disponibilizadas para a próxima safra verão. Os cooperados acompanharam atentamente a explanação por parte do departamento técnico local. O dia de campo foi realizado na propriedade do produtor Sebastião Carlos de Souza, em frente a Coamo. Espaço este que é cedido todos os anos da safra verão e inverno.

Abelardo Luz

Em Abelardo Luz, Santa Catarina, o dia de Campo reuniu 250 cooperados que também levaram suas famílias. O evento proporcionou informação, conhecimento e novas tecnologias no plantio da soja e do milho. Foram apresentados novas cultivares de soja e novos híbridos de milho recomendados pelo departamento técnico para serem utilizados na região. Para as esposas e filhas dos cooperados a Coamo proporcionou uma palestra com o tema "Quem quer vence" proferida pelo Encarregado Operacional da Coamo em Abelardo Luz, Adelmisso Graciolli.

Caarapó

Cultivares de soja, Manejo Integrado de Pragas (MIP) e cobertura verde. Esses foram os temas do dia de campo realizado em Caarapó, Mato Grosso do Sul. No evento foram apresentadas a importância do MIP para o controle de pragas na cultura da soja. Também foi falado sobre a cobertura verde para a cultura posterior. Este tema abordou a brachiaria, aveia e milheto na formação de palha, e demonstradas cultivares de soja adaptadas para a região do MS onde se localiza a Coamo. No encontro, o produtor teve a oportunidade de avaliar a melhor cultivar de soja para sua propriedade.

Fênix

O dia de campo em Fênix contou com a presença de cerca de 60 produtores além de vários profissionais de empresas parceiras da Coamo. Eles presenciaram apresentações sobre variedades de soja, efeitos da falta de rotação de culturas, MIP, estação fertilidade e Tecnologia de Aplicação.

Pitanga

O Detec da Coamo de Pitanga realizou na Unidade do Bom Retiro o dia de campo de verão. Estiveram prestigiando o evento 250 cooperados, os temas abordados neste ano foram: MIP, controle de buva, variedades de soja, híbridos de milho e a importância do uso da adubação foliar nas culturas de verão. O Entreposto da Coamo em Pitanga realizou também o dia de campo pecuário, com o objetivo de mostrar aos seus associados as opções de híbridos de milho para silagem e milheto para pastoreio, materiais de pastagens com ênfase na utilização de herbicidas de pastagens, seguido de barracas que demonstravam produtos de uso veterinário. Outro evento realizado foi a 2ª noite tecnológica, que reuniu cerca de 450 cooperados de Pitanga, Manoel Ribas e Boa Ventura de São Roque. O evento foi realizado em parceria com a Dekalb.

São Pedro do Iguaçu

Cerca de 100 cooperados participaram do dia de campo em São Pedro do Iguaçu. O evento foi na propriedade do cooperado Paulo Spech., Os participantes conheceram os resultados do Programa MIP - Manejo Integrado de Pragas e, no campo, as variedades de soja e híbridos de milho.

Cândido de Abreu

Em Cândido de Abreu foram abordados temas relacionados com as variedades de soja, híbridos de milho, MIP, estação pecuária e também a vitrine tecnológica, onde empresas parceiras mostraram novidades visando a nutrição e sanidade das culturas e o aumento de produtividade. Na estação pecuária, os cooperados puderam aprimorar seus conhecimentos em manejo e adubação de pastagens e qualidade de silagem.

Mangueirinha

Cerca de 400 pessoas participaram do dia de campo em Mangueirinha. Foram mostrados diversos ensaios de soja, milho, forrageiras e pastagens. De acordo com o gerente da Unidade da Coamo, Valdemiro Nesi, a cada ano os cooperados são surpreendidos com que há de melhor em novas tecnologias e somente tem a ganhar seguindo a recomendações do quadro técnico.