Site Coamo
Coamo Agroindustrial Cooperativa | Edição 423 | Março de 2013 | Campo Mourão - Paraná

Difusão de tecnologia

Dia de Campo nas Unidades

Entre os trabalhos desenvolvidos pela Coamo está a realização de eventos técnicos com o objetivo de atualizar e apresentar aos cooperados tecnologias que possam incrementar a produção. Com esse intuito foi realizado 15 de janeiro, em Peabiru (Centro-Oeste do Paraná), um dia de campo sobre híbridos de milho e silagem de alta performance.

João Carlos Rossa, cooperado da Coamo em Peabiru, destaca que os dias de campo proporcionam oportunidade de aprendizado e reciclagem para aumentar a produção e a competitividade. “Por meio da Coamo recebemos informações do que há de novo no mercado. Estamos sempre buscando aumentar nossas produtividades e melhorar o desempenho das lavouras. O dia de campo é uma ótima oportunidade para adquirir conhecimento”, comenta.

Boa Ventura

A Unidade da Coamo em Boa Ventura de São Roque (Centro do Paraná) promoveu 22 de fevereiro seu tradicional Show Tecnológico de Verão. O evento ocorreu na propriedade do cooperado Arno Strapasson e foi uma verdadeira vitrine de divulgação das tecnologias e reafirmação da força da cooperativa. Um dos destaques do evento foi a participação dos cooperados: 245 participantes, mesmo com chuva.

Manoel Ribas

No dia 26 de fevereiro, o Detec da Coamo em Manoel Ribas (Cento do Paraná) organizou o Dia de Campo de Verão. Participaram do evento cerca de 300 cooperados, que conferiram a apresentação de 21 variedades de soja e palestras técnicas sobre diversos assuntos que envolvem a atividade agrícola.

Laguna

Em Laguna Carapã (MS), aconteceu o dia de campo em 26 de janeiro na propriedade do cooperado Pedro Triches. Somando-se cooperados, autoridades locais, empresas parceiras e colaboradores Coamo, o evento contou com a presença de aproximadamente 100 pessoas, o que foi bastante satisfatório, pois o período era de colheita na região.

Mangueirinha

Rally da Produtividade: este foi o nome do evento no dia 26 de janeiro em Mangueirinha (Centro-Sul do Paraná), que teve como objetivo unir a difusão de tecnologia de híbridos e insumos para o milho, com o entretenimento do Rally. Em um caminho total de 93 km, os cooperados tiveram a oportunidade de conhecer realidades de outras regiões, aliadas com belas paisagens. Houve uma participação de 88 pessoas que assistiram palestras nas estações e se confraternizaram.

Toledo

Em Toledo (Oeste do Paraná), 18 de janeiro foi a data escolhida para um dia de campo sobre as culturas de verão. O evento contou com mais de 150 cooperados que observaram 21 cultivares de soja e 24 híbridos de milho. Além de apresentar os materiais de soja e milho foi relembrado aos cooperados a importância do manejo da buva e principalmente do capim-amargoso. Foi comentado também sobre percevejos e lagarta-da-maçã e a respeito do milho safrinha. Nesse caso foi destacado a importância de se realizar um bom tratamento de semente e da aplicação complementar contra percevejo. Também não foi esquecido de comentar, sobre a importância do plantio de áreas de refúgio, para que as tecnologias não percam a funcionalidade.

São Pedro do Iguaçu

Realizado 29 de janeiro, o Dia de Campo em São Pedro do Iguaçu (Oeste do Paraná), contou com a participação de cerca de 70 cooperados. O evento foi realizado na propriedade do cooperado Paulo Spech, onde foram demonstradas 18 variedades de soja e 23 híbridos de milho.

Candói

A unidade da Coamo em Candói (Centro-Sul do Paraná) executou no dia 09 de fevereiro, a segunda edição do ENTEC. O evento foi na propriedade do cooperado Aldir Goldonie e teve a participação de 182 pessoas entre cooperados e esposas de cooperados de Candói, Foz de Jordão e reserva do Iguaçu. Eles tiveram a oportunidade de ver a campo os lançamentos das novas variedades de soja e ficaram bem satisfeito em poder observar os materiais novos de soja e assim poder levar as suas propriedades qual seria a melhor opção para se obter um incremento de produtividade com os materiais de soja exposto. Também observaram os híbridos de milho que melhor se adaptam a região.

Pitanga

Foi realizado no dia 08 de fevereiro, na unidade Bom Retiro, em Pitanga (Centro do Paraná), o tradicional Dia de Campo Pecuário. O evento teve a participação de cerca de 120 cooperados e foi focado em um aumento de produtividade e tecnologia na área pecuária, pois como ocorre na agricultura, o pecuarista está investindo mais a cada ano, não só em produtos veterinários de melhor qualidade, mas também numa suplementação balanceada, pastagem de ótima qualidade, limpeza de pastos e principalmente o cuidado no manejo do animal.

Juranda

A unidade da Coamo em Juranda (Centro-Oeste do Paraná) organizou 24 de janeiro um dia de campo sobre variedades de soja. O evento reuniu cooperados e técnicos, e teve como objetivo apresentar as novas tecnologias existentes no mercado e os materiais que mais se adaptam com a realidade da região.

Na opinião do cooperado Borgens Pereira de Araújo, os eventos realizados pela Coamo atualizam e reciclam. “Sempre se aproveita muita coisa, por isso que não perco nenhum evento. Evoluímos muito nos últimos anos e foi graças as tecnologias apresentadas pela Coamo”, ressalta.

São João do Ivaí

Em São João do Ivaí (Centro-Norte do Paraná), o dia de campo reuniu cerca de 150 cooperados e foi organizado em 11 de fevereiro. Foram demonstradas novas tecnologias e variedades de soja, além de falar sobre a importância dos tratos culturais e do controle de plantas daninhas e doenças.

Dois Irmãos

Vinte e dois janeiro foi a data escolhida para o dia de campo na unidade de Dois Irmãos, região de Toledo (Oeste do Paraná). Foram apresentadas cultivares de soja e híbridos de milho para a safra de verão. Estiverem presentes cerca de 70 cooperados, que tiveram oportunidade de visualizar todas as características das cultivares e híbridos apresentados na realidade agrícola da região, o que é de grande importância na definição do que plantar na safra futura.

Ouro Verde

Aconteceu também com grande sucesso o dia de campo de Ouro Verde do Oeste, no dia 30 de janeiro. Cerca de 70 cooperados prestigiaram o evento e puderam acompanhar variedades de soja e os híbridos de milho nossas parceiras.

Mangueirinha

No dia 15 de fevereiro foi organizado em Mangueirinha a 22ª edição do Encontro de Cooperados. Com a presença de cerca de 430 cooperados o evento foi um enorme sucesso. Foram apresentadas variedades de soja, híbridos de milho, variedades de feijão e todas as tecnologias das empresas parceiras para as culturas de milho e soja.

Boa Esperança

Sempre é possível fazer melhor. Este é o grande princípio que levou dezenas de cooperados da Coamo a participarem do esperado dia de campo de verão em Boa Esperança (Centro-Oeste do Paraná). O evento, realizado em 20 de fevereiro foi uma oportunidade para o Detec da cooperativa e parceiras exporem aos produtores as mais recentes técnicas e tecnologias utilizadas no setor agrícola.

Rancho Alegre do Oeste

O dia de campo em Rancho Alegre do Oeste (Centro-Oeste do Paraná) foi em 25 de janeiro na propriedade do cooperado Aparecido Antonio Polato. Foram apresentadas 17 materiais de soja e trabalhos com fertilizantes foliares. Mesmo em plena colheita da safra de verão os cooperados prestigiaram e gostaram dos trabalhos apresentados.

Coronel Vivida

O entreposto da Coamo em Coronel Vivida comandou no dia 19 de fevereiro o dia de campo sobre as culturas de verão. O evento ocorreu na propriedade do cooperado Genésio da Silveira na localidade de Abundância, tendo como principais atrações: 20 variedades de soja, 22 híbridos de milho verão, palestra sobre pastagem, a buva dentro do contexto agrícola, além de novas tecnologias para as culturas de soja e milho. O evento reuniu cerca de 100 cooperados.

Marilândia do Sul

Em Marilândia do Sul (Centro-Norte do Paraná), o Encontro Tecnológico de Verão ocorreu no dia 22 de fevereiro e contou com a presença de 80 cooperados.

Pinhão

Dia de Campo de Verão promovido pelo Departamento Técnico de Pinhão no dia 20 de fevereiro.