Site Coamo
Coamo Agroindustrial Cooperativa | Edição 424 | Abril de 2013 | Campo Mourão - Paraná

Educação e Social

Espaço Mulher

A luta contra o vírus da gripe

Mais de 600 milhões de pessoas são atingidas pela gripe todos os anos, isso representa entre 5% e 15% da população do mundo, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS). Todos os anos são registrados entre três e cinco milhões de casos graves de gripe e entre 250 mil e 500 mil mortes por conta da doença. As estimativas da OMS apontam que de 5% a 10% dos adultos e de 20% a 30% das crianças tenham gripe durante um ano.

Nas regiões de clima temperado as epidemias ocorrem no outono e no inverno. O vírus é transmitido pelas gotículas de saliva expelidas durante espirros ou tosse das pessoas infectadas. Para piorar, o vírus passa por mutações, o que significa que há vários tipos de Influenza e quando você é contaminado e desenvolve imunidade para um deles, já há outros circulando.

Todos os anos há alguns tipos de vírus que prevalecem e é com base nas mutações mais frequentes que são produzidas as vacinas. No Brasil, entre os vírus da Influenza tipo A, o que mais predomina é o H1N1, ele é a consequência de uma combinação entre os segmentos genéticos dos vírus da gripe humana, aviária e suína. No ano de 2012 foram registradas 14 vezes mais internações por conta deste vírus do que em 2011. O Paraná teve 621 casos e foi considerado o segundo estado brasileiro mais afetado pela doença, ficando atrás apenas de Santa Catarina, que registrou 743 casos. Conforme o Ministério da Saúde, de todos os brasileiros internados com gripe no último ano, 65,5% tinham a gripe H1N1. O número de mortes no país chegou a 351, no Paraná foram 45 óbitos.

Fonte: Folha de Londrina

Receitas de Família

TARTE DE BACALHAU

Ingredientes

Modo de preparo

Massa:Misture o biscoito e a MARGARINA COAMO FAMÍLIA até formar uma farofa. Com esta farofa, forre o fundo e as laterais de uma forma de 22cm de diâmetro.

Massa:Recheio: Em uma tigela, misture o bacalhau, a batata, o tomate, a azeitona, as alcaparras, o azeite, 2 gemas, o requeijão, 1 xícara do queijo ralado e o fermento e tempere com o sal e a pimenta. Incorpore 3 claras batidas em neve no recheio e coloque sobre a massa de bolacha reservada. Para a cobertura, misture o restante do queijo ralado, a farinha de rosca e orégano. Cubra a torta e asse a seguir em forno moderado, durante 40 minutos. Decore com azeitonas e alcaparras.

Para mais receitas acesse: www.alimentoscoamo.com.br