Site Coamo
Coamo Agroindustrial Cooperativa | Edição 423 | Março de 2013 | Campo Mourão - Paraná

Exportação

Coamo assina convênio com cooperativa japonesa

Com a parceria, a Coamo pretende aumentar participação no mercado externo e ampliar os destinos das exportações

A Coamo que agrega mais de 25.400 cooperados no Paraná, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul, e é considerada a maior do ramo agrícola da América Latina aumentará seus volumes de exportações de produtos agrícolas para a Ásia. O presidente da Coamo, José Aroldo Gallassini assinou convênio com a cooperativa Zen-Noh - Federação de Cooperativas Agrícolas do Japão - para fornecimento de produtos agrícolas.

A Zen-Noh é uma das maiores organizações cooperativas do mundo, representa os interesses de mais de 4,8 milhões de agricultores associados a mais de 700 cooperativas japonesas e também para mais de quatro milhões de associados não agricultores, com atuação na importação de insumos para ração e carne, demandados pelos produtores, além da distribuição e comercialização de produtos agrícolas.

No final de 2012, dirigentes executivos da Zen Noh estiveram no Paraná visitando a Coamo e na ocasião, apresentaram propostas de negócios nas áreas de soja, milho e trigo. Com a parceria com a cooperativa japonesa, a Coamo pretende aumentar participação no mercado externo e ampliar os destinos das exportações, e, por consequência, aumentar o faturamento com suas operações no mercado internacional.

Em janeiro deste ano, Gallassini batizou um navio na Ilha de Iwagi com o nome de Santa Paulina e aproveitou a viagem para visitar clientes da Coamo no Japão e na Coréia do Sul. “A China continua sendo nosso principal destino de exportação, mas no ano passado recebemos visita de dirigentes de empresas asiáticas, que em janeiro tivemos a oportunidade de retribuir e mostrar o potencial e a qualidade dos produtos exportados (grãos), farelo e óleo de soja) pela Coamo. Desta maneira iremos diversificar os nossos negócios no continente asiático”, diz o presidente da Coamo.

As exportações de produtos agrícolas industrializados e in natura da Coamo em 2012 foi de 2,81 milhões de toneladas, representando um crescimento de 8,7% em relação ao ano anterior, atingindo o montante de US$ 1,12 bilhão. Para a Europa, os produtos exportados pela Coamo chegam a vários países, entre eles estão Alemanha, França, Dinamarca e Suécia. “A nossa intenção é diversificar sempre para agregar maior valor a produção dos cooperados da Coamo”, prevê Gallassini.