Site Coamo
Coamo Agroindustrial Cooperativa | Edição 424 | Abril de 2013 | Campo Mourão - Paraná

Moradia Feliz

Construindo sonhos

Programa completa um ano e colhe bons frutos, concretizando o sonho de famílias que ampliaram, reformaram ou construíram a casa própria

Um ano se passou e o programa Moradia Feliz comemora essa data com o expressivo número de 157 famílias beneficiadas e mais de R$ 13,6 milhões financiados. Muito mais que números, essa é a comemoração da realização de sonhos de diversas famílias cooperadas à Credicoamo. Com o Moradia Feliz, a cooperativa de crédito mostrou a preocupação que tem com a qualidade de vida do homem do campo, disponibilizando recursos para construir, reformar ou ampliar a residência.

A família Baretta, de Campo Mourão (Centro-Oeste do Paraná), é uma das que utilizou a linha de financiamento e está de casa nova. Arquimedes, patriarca da família e cooperado da Credicoamo desde a fundação, destaca que sempre pode contar com a instituição. “A Credicoamo fornece todo o sistema financeiro necessário para a movimentação do homem do campo, tudo que você precisa tem na Credicoamo”, explica.

Arquimedes conta que quando teve conhecimento do programa Moradia Feliz encontrou uma forma de manter a família reunida, construindo uma casa para o filho na mesma propriedade. “A satisfação maior da gente é poder trazer os filhos para perto e o Moradia Feliz nos proporcionou a realização desse sonho. Então, com esse programa somado às sobras, a gente conseguiu construir esse sonho. Tenho meu filho, minha nora e meu neto por perto”, comemora.

Agner e Marci Baretta, filho e nora do ‘seo’ Arquimedes, também estão realizados com a nova casa. Marci revela que a obra superou as expectativas. “É um sonho realizado. Há tempos procurávamos essa oportunidade e com o financiamento da Credicoamo realizamos nosso sonho. Estamos perto da família, em um local gostoso e a casa ficou linda. Ficou melhor do que eu esperava. Tínhamos uma expectativa que foi superada”, ressalta.

A facilidade e desburocratização dos processos é destacada por Marci como uma das vantagens de financiar pela Credicoamo. “Apesar de obras serem sempre uma situação que gera estresse, em contrapartida temos o beneficio da relação com a cooperativa, por meio de um atendimento fácil e desburocratizado. Sem contar que a aprovação do crédito ocorreu em sete dias e a contratação do financiamento em menos de 30”, destaca Marci.

Mais que fornecer linhas de crédito, o objetivo da Credicoamo é dar subsídios para que a família do homem do campo realize sonhos e se mantenha com qualidade de vida no campo. Assim aconteceu com a família Baretta que segundo o ‘seo’ Arquimedes estão reunidos e trabalhando juntos. “O programa da Credicoamo é realmente voltado à família. Este é um valor que realmente se encaixa com os nossos”, comemora.

Satisfação e bem estar dos cooperados

O presidente da Credicoamo, José Aroldo Gallassini revela que nesse primeiro ano do Moradia Feliz o programa já confirma o sucesso por meio da satisfação dos cooperados que contrataram. “O sonho da casa própria faz parte dos sonhos de muitas famílias. Pode-se dizer que todos querem construir sua casa. Então, a Credicoamo desenvolveu uma linha de financiamento para a casa própria, adequada a realidade do homem do campo.”

Gallassini explica que o Moradia Feliz atende a necessidade do agricultor. “Antes desse programa não existia uma forma do cooperado financiar sua casa própria, com condições de pagamento de acordo com sua realidade. Com o lançamento do Moradia Feliz, ele tem uma linha de crédito adequada às suas condições, onde ele programa o pagamento dentro da condição normal da sua geração de receita, ou seja, a prazo de safra, com taxas e prazos fixos e sem burocracia”, explica o presidente.

COBERTURA - Neste primeiro ano já foram realizadas construções, ampliações e reformas rurais e urbanas, além de aquisições urbanas, financiamento para a compra de materiais de construção e até mesmo, móveis, utensílios domésticos e decoração.

CONSTÂNCIA – Gallassini ainda garante que esse é um programa que veio para ficar. “O Moradia Feliz é uma linha de financiamento que será permanente na Credicoamo. Nós procuramos manter uma constância. Assim, não há insegurança e o nosso cooperado sabe que se precisar sempre pode contar com a gente”, destaca.