barra Site Coamo barra
Coamo Agroindustrial Cooperativa | Edição 364 | Agosto de 2007 | Campo Mourão - Paraná

Pratos Típicos

Gastronomia para todos os gostos

Festas com pratos típicos são atrações e ajudam a impulsionar o desenvolvimento de várias regiões na área de ação da Coamo

Ao longo dos últimos anos vem crescendo o número de pratos típicos em várias regiões nos estados do Paraná e de Santa Catarina. As iguarias nascem motivadas pelas histórias dos pioneiros e curiosidades das suas regiões, bem como representam importantes atrações turísticas, impulsionando o desenvolvimento econômico de dezenas de municípios e comunidades. E muitos deles fazem parte do calendário turístico brasileiro, incluídos pela sua tradição e organização como evento nacional.

A Comunidade dos Municípios da região de Campo Mourão (Comcam), no Centro-Oeste do Paraná, por exemplo, é uma das que mais possui Municípios anfritriões com eventos desta natureza. São 15 no total que, pratos preparados à base de carneiro, suíno, peixe, gado, entre outros, são degustados pelos munícipes e também visitantes da Comcam e de várias partes do país. Um dos mais importantes é a Festa Nacional do Carneiro no Buraco, prato típico de Campo Mourão, que recentemente foi prestigiado por mais de 8 mil pessoas no segundo domingo do mês de julho, no parque de exposição do município.

Na região Oeste, uma das mais importantes do Paraná, o Município de Toledo é destaque pelo número de eventos promovidos não só na cidade, mas também nas comunidades rurais, que fazem parte do calendário gastronômico anual. Um dos mais movimentados é a Festa Nacional do Porco no Rolete que acontece anualmente desde 1974, sendo um dos mais importantes do país. No distrito de Dez de Maio é promovido todo ano a Festa Nacional do Frango reunindo milhares de pessoas de várias regiões do Oeste paranaense.

Os eventos gastronômicos vêm ganhando expressão e se consolidando como importantes na área do turismo e elevando cidades e regiões, motivado pelo orgulho e criatividade dos seus idealizadores. E novos pratos estão surgindo, como o “Boi na brasa”, que no dia 23 de setembro será preparado oficialmente pela primeira vez no município de Luiziana, distante 30 quilômetros de Campo Mourão. (Com informações do jornal Tribuna do Interior e Prefeituras Municipais).

40 anos de Carneiro no Buraco

O prato típico de Campo Mourão foi criado no início da década de 60 e é fruto da curiosidade e persistência de três pioneiros do município: Ênio Queiroz, Joaquim Teodoro de Oliveira e Saul Ferreira Caldas. Depois de assistirem a um filme onde vaqueiros preparavam alimentos sobre brasas, dentro de um buraco cavado no chão, os três resolveram experimentar o peculiar sistema de cozimento.

Seus familiares ainda lembram do resultado das primeiras tentativas. Não foi fácil acertar a melhor combinação entre legumes, tubérculos, condimentos, carne e até fruta. Sem falar da desconfiança daqueles que acompanhavam a experiência gastronômica. Mas valeu o esforço.

Os registros históricos revelam que o processo de popularização do Carneiro no Buraco começou apenas na década de 80, quando autoridades que visitavam a cidade passaram a ser recepcionadas com o prato. Até então, a comida era servida apenas em pequenas recepções e festas de amigos.

A oficialização do Carneiro no Buraco como prato típico de Campo Mourão, através de lei municipal, resultou de um movimento liderado em 1990 pela confraria da Boca Maldita local. No ano seguinte foi realizada a 1ª Festa do Carneiro no Buraco, que ganhou âmbito nacional em 1993.

Ao longo dos últimos 40 anos, o prato típico foi sendo aprimorado e hoje desponta como verdadeiro símbolo de Campo Mourão. Apesar do alto grau de dificuldade na preparação, está entre as comidas típicas mais divulgadas do Sul do país e mourãoenses que dominam a técnica de preparação são convidados para fazer o prato nas mais diferentes regiões do Brasil.

Os pratos típicos na área de ação da Coamo

MUNICÍPIO PRATO TÍPICO MÊS
Abelardo Luz (SC) Porco à Paraguaia Setembro
Altamira do Paraná Carneiro Recheado Abril
Barbosa Ferraz Porco Garantido Julho
Boa Esperança Vaca Atolada Julho
Brangantina Leitão Light à Bragantina Setembro
Campo Mourão Carneiro no Buraco Julho
Cândido de Abreu Pirogue / Virado Fev./Nov.
Candói Charque Agosto
Cantagalo Festa do Boi no Rolete Maio
Corumbataí do Sul Cabrito Apressado Maio
Engenheiro Beltrão Leitoa à Paraguaia Novembro
Farol Pernil à Pururuca Setembro
Fênix Peixe na Cerâmica Junho
Goioerê Leitão Maturado Maio
Janiópolis Leitoa Fuçada Novembro
Juranda Leitoa Entrincheirada Dezembro
Luiziana (Campina do Amoral) Costelão Agosto
Luiziana Boi na Brasa Setembro*
Mamborê Leitoa Mateira Setembro
Palmiral Festa do Milho Janeiro
PEABIRU Carneiro ao Vinho Agosto
Toledo (Bom Princípio)

Milho Janeiro
Toledo (Dois Irmãos) Brudefest (Festa Alemã) Abril
Toledo (Vila Ipiranga) Porco assado na grelha Maio
Toledo Porco Italiano Junho
Toledo (Vila Nova) Leitão assado na Estufa Agosto
Toledo Porco no rolete Setembro
Toledo (Dez de Maio) Frango Setembro
Toledo (São Miguel) Costelão assado na estufa Setembro
Toledo (Novo Sarandi) Leitão assado na grelha Novembro
Toledo (São Luiz do Oeste) Costelão ao fogo de chão Novembro
Tupãssi

Paleta ao Fogo de Chão Setembro