Site Coamo
Coamo Agroindustrial Cooperativa | Edição 375 | Agosto de 2008 | Campo Mourão - Paraná

Reconhecimento

Pentacampeã do Valor 1000

No ranking do anuário, cooperativa é a 80ª maior empresa do país e a primeira empresa paranaense de capital 100% nacional

A Coamo é a maior e a melhor empresa do setor Agricultura do país no exercício 2007, conforme ranking do anuário Valor 1000 divulgado dia 12 de agosto, em São Paulo, em evento que reuniu importantes lideranças empresariais representando 25 setores da economia nacional. Destaque, no encontro, para a presença e palestra do ministro da Fazenda, Guido Mantega.

Pentacampeã – Nos oito anos de realização do Valor 1000, esta é a quinta vez que a Coamo é premiada como campeã do setor Agricultura. Neste ano, apenas cinco empresas (Coamo, Natura, CSN, Duratex, Petrobrás e TAM), foram as maiores e também as melhores nos seus respectivos setores. A Coamo foi agraciada com o troféu “Valor 1000” nos anos de 2003/05/06/07/08 e ao lado da Semp Toshiba (Eletroeletrônica) e Souza Cruz (Bebidas e Fumo), integra o grupo seleto de empresas pentacampeãs, estando no ranking geral atrás apenas das empresas Hospital Albert Einstein, sete vezes campeã no setor Serviços Médicos e da Weg Equipamentos, seis vezes premiada no setor Mecânica.

100% Nacional – No ranking das 1000 maiores empresas do Brasil, reunindo todas as empresas estatais e privadas, a Coamo é a 80ª maior empresa do país, tendo registrado receita líquida de R$ 3.188,4 milhões no exercício de 2007. Está posicionada no ranking como a primeira empresa paranaense de capital 100% nacional. Segundo a matéria “Ás vésperas da maior das colheitas” publicada no anuário Valor 1000, “A Coamo, maior cooperativa agroindustrial do país, deixou para trás as agruras de dois anos de turbulências no mercado e resultados em queda. Com os ventos favoráveis de 2007, ela se reposicionou e projeta quebrar a marca de R$ 4 bilhões de faturamento em 2008”.

Gestão e renda – Para o presidente do jornal Valor Econômico, Nicolini Spina que coordena o Anuário Valor 1000, juntamente com a Serasa e a Fundação Getúlio Vargas (FGV), o prêmio é um reconhecimento às empresas que mais se destacaram em 25 segmentos diferentes de toda a economia brasileira no ano de 2007. “A agricultura está vivendo um bom momento e projetando o Brasil como um dos maiores produtores de alimentos do mundo. E quando se fala em soja nesse país, a Coamo vem em nossa mente, é uma empresa de ponta e um exemplo para o planeta de como se deve gerir de maneira lucrativa o segmento Agricultura”, considera Spina.

Desafios – Para o engenheiro agrônomo José Aroldo Gallassini, presidente da Coamo que recebeu o troféu “Valor 1000” na solenidade em São Paulo, a cooperativa está no caminho certo e vem promovendo o desenvolvimento sustentável para os seus 21 mil cooperados atuantes em 53 municípios nos estados do Paraná, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul. “É uma grande satisfação partilhar com cooperados, diretoria e funcionários o prêmio de melhor empresa do setor Agricultura do país pelo quinto ano desde o ano 2000, e estar presente entre as 25 empresas campeãs setoriais da economia nacional”, comemora Gallassini. Segundo ele o principal desafio “não é só chegar ao topo, mas se manter entre os líderes, não bastando ser a maior, mas lutar para ser grande, competente e a melhor no seu setor. Trabalhamos para prestar um serviço de qualidade aos cooperados e desta maneira, continuar sendo uma empresa saudável economicamente e registrar crescimento e rentabilidade a cada exercício para o quadro social”, conclui Gallassini.