Site Coamo
Coamo Agroindustrial Cooperativa | Edição 386 | Agosto de 2009 | Campo Mourão - Paraná

Parceria

Parceria Coamo e Banco do Brasil

Desde a sua fundação a Coamo é parceira de negócios do Banco do Brasil. Juntos, cooperativa e banco, respondem pelo atendimento de dezenas de milhares de agricultores, impulsionando todas as etapas da cadeia produtiva no meio rural. E para realçar este relacionamento, diretoria, superintendências e gerências das duas instituições se reuniram no dia 7 de agosto, em Campo Mourão, no Centro-Oeste paranaense. O encontro contou com a presença dos superintendentes regionais e gerentes de agências do BB e entrepostos da Coamo de 60 municípios da área de ação da cooperativa, no Paraná, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul.

AGILIZAR ATENDIMENTO – “A nossa parceria de negócios deu certo, desde o início. Ela facilita o relacionamento entre a Coamo e o banco, e agiliza o atendimento aos cooperados. Por isso, o nosso objetivo é ampliar o trabalho, visando beneficiar cada vez mais o nosso quadro social”, explicou o diretor-presidente da Coamo, José Aroldo Gallassini. Na programação do encontro, as instituições assinaram a renovação de dois novos convênios do Simplifin e o CFC Pronaf, que, juntos, disponibilizarão o volume de R$ 65,3 milhões para atender os cooperados da Coamo.

PARCERIA HISTÓRICA – Para o superintendente Corporate do Banco do Brasil, Ives Cezar Fulver, o encontro oportunizou o reforço de uma parceria histórica. “É impressionante o que a Coamo construiu ao longo dessas quatro décadas. É só olhar os números que movimentam a cooperativa; a quantidade de famílias envolvidas no trabalho pioneiro da Coamo; os volumes de produção; de exportação e participação na safra. Tudo isso é motivo de muito orgulho para nós, do Banco do Brasil, que fazemos parte desta história”, comemorou.

HOMENAGENS – Durante o encontro, a Coamo entregou troféus para os entrepostos da co-operativa e agências do Banco do Brasil que se destacaram na contratação de recursos através da linha de financiamento CFC Pronaf, no ciclo agrícola 2008/2009. O entreposto da Coamo em Pitanga, na região Central do Paraná, foi a unidade da cooperativa que contratou a maior quantidade e o maior volume de recursos dentro da modalidade. Do lado do BB, a as agências homenageadas foram Toledo, no Oeste do Paraná, com a maior quantidade de contratos efetivados, e Pitanga, no Centro do Paraná, com o maior volume de recursos aplicados no CFC Pronaf.

O encontro foi encerrado com uma visita ao complexo industrial da cooperativa, com passagens pelas fábricas de óleo de soja; margarinas e gorduras hidrogenadas; e fiação de algodão.

Custeio na Credicoamo

A Credicoamo já abriu as contratações para o financiamento de custeio da safra de verão 2009/2010. Os cooperados devem procurar os Postos de Atendimento (PAC’s). Neste ano, o volume de recursos será 30% maior que o repassado na safra anterior, o que será suficiente para atender todos os associados. Os recursos serão disponibilizados para as linhas de Pronaf (3% a 5,5%), Proger Rural (6,25%) e Demais Produtores (6,75% ao ano). Todas as linhas terão proteção do Proagro e Seguro Agrícola, com condições especiais para os cooperados. Os interessados devem procurar o agrônomo que assiste a propriedade para agilizar o projeto e a liberação dos recursos.