Site Coamo
Coamo Agroindustrial Cooperativa | Edição 417 | Agosto de 2012 | Campo Mourão - Paraná

Investimento

Credicoamo apoia diversificação da família Rohr

Cooperada aproveita linha de financiamento para ampliar empreendimento voltado a produção de orquídeas e bolachas

Em meio ao colorido das orquídeas e da beleza das flores, é que a cooperada Guiomar Rohr, de Nova Santa Rosa (Oeste do Paraná) encontrou força para não desistir de um sonho: A construção de um novo barracão para ampliar a comercialização das flores e receber visitantes de diversas regiões, admiradores da planta.

A propriedade que administra junto com o marido Paulo há cerca de 20 anos, desde quando vieram do Rio Grande do Sul, também conta com a produção de grãos e é fonte de inspiração para a família promover a diversificação das atividades e conseguir aumentar a renda.

‘Dona’ Guiomar produz orquídeas há duas décadas e a cada ano o jardim tem crescido. A produção é de 20 mil plantas adultas e mais de 50 espécies de orquídeas. Números que motivaram a ampliação do espaço, onde além de produzir orquídeas os Rohr também fabricam bolachas caseiras.

Para realizar o sonho de construir o empreendimento que visa o aumento dos negócios, Guiomar Rohr procurou a Credicoamo e obteve uma linha de crédito Moderagro/Desenvolvimento via Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), específica para orquídeas.

O encarregado do PAC da Credicoamo em Nova Santa Rosa, Chrystian Alves dos Santos, relata que o benefício foi disponibilizado de forma rápida com uma linha de crédito diferenciada. “São até nove anos para pagar, com juros baixos e parcelas anuais, que irá beneficiar a cooperada”, explica Santos.

A cooperada comemora e acerta os últimos detalhes para a conclusão das obras que tem um espaço de 200 metros quadrados “Graças ao auxílio da Credicoamo, estou realizando um sonho de muitos anos que é construir um local para armazenar as orquídeas e receber clientes com maior qualidade”, comemora.

É grande o número de visitantes de diversas regiões do Paraná e de outros estados que passam pela propriedade dos Rohr para contemplar a beleza das orquídeas e adquirir a planta, além de as deliciosas bolachas que são comercializadas na tradicional Feira do Produtor no Município.

Para a cooperada, esse reconhecimento gratifica a luta diária como empreendedora. “Gosto muito, tenho paixão pelo que faço. As orquídeas demoram cerca de sete anos para florir na fase adulta, mas a espera vale a pena. Sinto-me realizada com esse trabalho, onde geramos empregos e recebemos clientes de vários lugares que levam nossos produtos. Com isso vejo o quanto é importante a nossa atividade”, comemora.