Suporte Técnico

 



Negócios planejados e resultados diferenciados. Por trás da maior marca no cooperativismo latino-americano, está um time de profissionais que garante suporte à exploração da atividade agropecuária



Aranha com o agrônomo Silvio Oliveira: "profissionais praparados inspiram confiança"


Onde está a essência de um negócio bem feito? Na maioria das vezes, ela depende do nível de informação da pessoa que está por trás da transação. "É um jogo, que privilegia quem está mais preparado", resume o cooperado de Mamborê, Galhardo Dias Aranha. Como ele, muitos agricultores estão partindo para a prática de uma agricultura moderna, onde os negócios são planejados e os resultados  
diferenciados. O lado prático da informação é um segredo revelado pelos empresários rurais.

Mas a diferença não está apenas no acesso à informação - hoje disponível em quantidade e qualidade desejadas em jornais, rádios, televisões, revistas, livros, internet... O privilégio é poder filtrar o que realmente interessa para ganhar dinheiro acertando o máximo possível. Um bom aliado nesse processo é fundamental. "Com uma parceria segura trabalhamos na certeza", lembra o cooperado Calyton Alaor Rener, de Toledo. Para ele, o agricultor precisa estar atento e na busca por melhores resultados, nunca dispensar uma mão amiga que pode fazer a diferença num mercado globalizado e tão competitivo.

O pacote assistencial oferecido pela Coamo aos seus cooperados é conduzido por profissionais altamente preparados. "Eles nos ajudam a tomar as decisões", emenda o cooperado Ogamar Micheloni, de Engenheiro Beltrão. Os primeiros passos na agricultura ele aprendeu com o pai. Mas, buscou na sintonia com os profissionais da Coamo as informações que precisava para garantir estabilidade a sua produção. "Encontramos na Coamo a parceria perfeita para tornar o nosso negócio mais viável", completa o cooperado Artur Cezar Vigilato, de Campo Mourão. Segundo ele, a assistência oferecida pela Coamo transfere tecnologia e dá suporte ao cooperado.

Confiança -
Na verdade, a Coamo se preocupa com todas as fases dos negócios dos seus 


Rener: "com  o parceria da Coamo trabalhamos na certeza"

Vigilato: "apoio da Coamo foi decisivo para a consolidação"
cooperados. Desde uma simples consulta no momento de adquirir um produto até uma orientação para operar no mercado, os agricultores sabem que podem contar com um time de profissionais bem-informados e preparados. Confiança é a palavra-chave da parceria, cujo único propósito é agregar valor à produção dos cooperados. "As nossas chances de melhorar o rendimento do negócio são bem maiores", revela Aranha. Ele passou a planejar o trabalho em parceria com os profissionais da Coamo e acertou em cheio. Além do incremento na produtividade média das lavouras, os resultados também apareceram na hora de comercializar a safra. "Um negócio bem feito reflete positivamente em todo o nosso processo produtivo, reduzindo os custos fixos e aumentando o nosso rendimento", acentua.

Valorização - Os resultados também diferenciam os negócios dos cooperados de Toledo. A região passou por um período de transição no cooperativismo e encontrou a receita do sucesso na parceria com a Coamo. "Hoje, sabemos exatamente o que queremos e onde buscar as informações para explorar o máximo da nossa atividade", aponta Rener. Ele acrescenta que a Coamo sempre procura sair na frente e oferecer aos cooperados o que há de mais moderno em tecnologia. "Isso reforça a nossa certeza de que estamos no caminho certo", destaca, comemorando uma economia de 10% na aquisição do pacote tecnológico para a safra de verão e um incremento de 25% na produtividade média das lavouras nos últimos três anos. "É um privilégio que aprendemos a valorizar", enfatiza.


Micheloni: Suporte da Coamo nos auxilia tomada de decisões"
Segurança - Decidir é uma questão de estratégia para Micheloni, que aprendeu a conviver com os profissionais da Coamo ainda pequeno, quando acompanhava os negócios realizados pelo pai. "É um orgulho poder dizer que todas as minhas atividades possuem envolvimento direto da Coamo, desde o planejamento até a comercialização", conta. Segundo 
o cooperado, as decisões tomadas em conjunto ajudaram a consolidar os resultados da propriedade. "Os negócios cresceram 20% e a diferença agregada está baseada na segurança que a Coamo nos oferece", salienta Micheloni, que já chegou a paralisar as atividades para consultar a equipe de profissionais da Coamo. "Só trabalhamos na certeza e é isso que encontramos nessa parceria".

Evolução - No começo havia dificuldades, principalmente em razão da falta de informação. Mas hoje tudo mudou. A parceria com a Coamo trouxe evolução à vida de Vigilato. "O apoio foi decisivo para um bom começo e a consolidação dos negócios", constata. A produtividade das lavouras, por exemplo, saltaram 30% no milho e 20% na soja, nos últimos anos. Segundo Vigilato, o contato com o time de profissionais da Coamo facilita a tomada de decisões. "No momento em que a gente precisa, quer seja na cooperativa ou na propriedade, eles estão sempre dispostos a nos atender", valoriza.

 

Estrutura do suporte

A Coamo possui um quadro funcional composto por profissionais capacitados e bem-informados, atuando nas mais diversas áreas para oferecer um suporte técnico de alta qualidade aos cooperados. Na linha de frente - onde estão os que mantém contato direto com os cooperados, os técnicos possuem formação voltada para garantir o atendimento às necessidades dos agricultores. A seguir, destacamos uma parte dos profissionais que compõem o quadro funcional da Coamo:
  • Engenheiros agrônomos, químicos, civis, elétricos, de alimentos e floresta
  • Médicos veterinários
  • Técnicos agropecuários, em segurança e financeiros
  • Administradores
  • Analistas de sistemas
  • Jornalistas
  • Economistas
  • Contabilistas
  • Advogados
  • Psicólogos
  • Operadores de mercado

 

O valor de uma safra

 

 

 


 


Rizzato: "assistência oferecida pela Coamo é de potêncial"

Uma informação é tão preciosa que pode valer uma safra. Do planejamento da atividade até a comercialização dos frutos do trabalho, o produtor rural agrega dicas valiosas que, no final, fazem a diferença do negócio. Grande parte é assimilada, o que acaba sendo decisivo para a formação dos resultados. Portanto, é possível afirmar que o sucesso da atividade está atrelado ao volume de informações que chega e permanece na propriedade. Nesse caso a receita é simples: quanto mais, melhor.

Na Coamo, a assistência ao quadro de cooperados é integral. Com a estrutura voltada para o atendimento das necessidades do homem do campo, a cooperativa oferece o que há de mais moderno no mercado para que ele conduza bem os negócios. "Esse é o grande diferencial que o agricultor encontra na cooperativa", afirma o superintendente Técnico da Coamo, engenheiro agrônomo Cláudio Francisco Bianchi Rizzatto. A qualidade dos serviços é a base do suporte. "Na parte técnica e agronômica, a assistência é vinculada com o lado prático do negócio, sempre buscando o máximo dos resultados", aponta.

Mas o pacote assistencial da Coamo não é composto apenas pelo apoio técnico agronômico e veterinário. O suporte é direcionado para todas as etapas do trabalho diário do homem do campo. "O cooperado pode contar, além dos serviços tradicionais e da estrutura diferenciada para recepção e armazenagem da safra, com uma série de orientações nas áreas administrativa e econômica, que lhe dão segurança na condução da sua propriedade", revela o gerente do entreposto da Coamo, em Campo Mourão, engenheiro agrônomo Dicezar Vernizi. A cooperativa, segundo ele, sai na frente quando oferece esse pacote de suporte aos cooperados. "Na verdade, a própria convivência com os agricultores vai detectando as necessidades e incorporando benefícios", completa.

Assistência de potencial - A agricultura está entrando numa nova etapa, muito mais profissional. "O produtor tem que incorporar os conceitos de modernidade para alcançar o sucesso", sustenta Rizzatto. Na entrada do terceiro milênio, o produtor rural sabe que pode encontrar na Coamo tudo o que ele precisa pra tornar a atividade mais rentável. Para isso, o cooperado conta com uma equipe de profissionais preparados e bem-informados.

Essas informações são levadas até o cooperado para que ele possa optar e decidir. "E não só o agricultor que parte em busca das informações. A Coamo também desloca os profissionais para atender os cooperados diretamente em suas propriedades, fortalecendo a sintonia fina", complementa Vernizi.

O apoio creditício também é valorizado pelos cooperados. Além de palestras técnicas, cursos, reuniões e treinamentos, que são realizados constantemente pela Coamo no intuito de levar as novas tecnologias e informações para o homem do campo. As parcerias com empresas fornecedoras também são aproveitadas. Todo o trabalho é centralizado no ideal de incrementar novas idéias aos processos rotineiros do cooperado, para que ele possa estar inserido no contexto de agricultor internacional.