barra Site Coamo barra
Órgão de divulgação da COAMO Agroindustrial Cooperativa | Edição 348 | Dezembro de 2005 | Campo Mourão - Paraná

Fatos & Fotos

Coamo forma 9ª turma de jovens líderes

PROJETO É REALIZADO DESDE 1998 E JÁ FORMOU 400 COOPERADOS

Com a presença da diretoria, gerentes de entrepostos e angulares, a Coamo promoveu no dia 24 de novembro a solenidade de formatura da 9º turma do curso de Jovens Líderes Cooperativistas. Participaram do evento 46 formandos, representantes de 24 entrepostos da área de ação da cooperativa nos estados do Paraná e Santa Catarina.

O projeto de formação de jovens líderes cooperativistas da Coamo é realizado desde 1998 e já formou 400 jovens cooperados, na faixa etária de 20 a 40 anos. “Este projeto faz parte da visão estratégica da cooperativa em investir na formação do seu quadro social, de modo especial, na sua juventude, tendo como objetivos desenvolver e analisar os processos modernos de administração, visando a obtenção de resultados através de uma liderança autêntica e dinâmica e com o uso do potencial criativo”, explica Gallassini.

No conteúdo programático do curso, promovido com o apoio da Ocepar/Sescoop-PR, e reconhecido em 2004 como o melhor trabalho na área de educação cooperativista, estão a liderança, planejamento estratégico, gerenciamento empreendedor, visão global da Coamo, análise e interpretação de balanço e gestão estratégica dos seus negócios.

ICMS sobre peças e acessórios

Conforme determina o decreto nº 5042/05, o produtor rural pode receber de volta o crédito de ICMS que pagou na aquisição de peças e acessórios. Agora, além de combustíveis e lubrificantes, a restituição também pode ser da aquisição de fluídos, aditivos, pneus, câmaras de ar e demais materiais rodantes, peças de manutenção da frota própria utilizada no transporte da sua produção, de tratores, máquinas e equipamentos, de sua propriedade, usados na atividade agropecuária. Para tanto, o produtor rural deve guardar as notas fiscais das aquisições feitas na Coamo e apresentar na unidade onde foi atendido.

Mais de 200 em dia de campo de Coronel Vivida

Um encontro técnico denominado “Vitrine Tecnológica reuniu, no dia 23 de novembro, em Coronel Vivida (Sudoeste do Paraná), mais de 200 cooperados. O evento foi organizado pelos Detec’s de Coronel Vivida e Honório Serpa. Entre os assuntos em pauta estiveram: Tecnologia de Aplicação de Defensivos, Resistência de Plantas Daninhas à Herbicidas e Tecnologia da Soja RR. Os convidados para apresentar os temas foram: Marco Antonio Gandolfo, consultor da Jacto; Ruben de Brito Silva, do Detec de Coronel Vivida; e Charles Ayub, da Monsanto.

Cooperados satisfeitos – O encontro agradou os cooperados da região de Coronel Vivida. Antonio Enéas Serpa Linhas disse que ficou surpreso com a qualidade das informações repassadas. Gilmar Schiavini, coordenador do Comitê Educativo de Coronel Vivida, fez questão de afirmar que “eventos como este são muito importantes, onde temos a oportunidade de aprender mais. E quem também ficou contente com o dia de campo foi o cooperado Ângelo Mezzommo. Ele disse ter saído impressionado com o tamanho do evento, pelo nível dos palestrantes e pela capacidade de transmissão das informações.

Comitiva do Banco do Brasil entrega troféu à diretoria da Coamo, que representa a sólida parceria no agronegócio. Jaime Pinto Júnior, gerente de negócios do BB; Sérgio Panceri, vice-presidente da Coamo; Antonio Sérgio Gabriel, superintendente Administrativo da Coamo; Dr. Aroldo Gallassini, presidente da Coamo; Amauri Sebastião Niehues, superintendente Comercial Sul do BB; Dr. Ricardo Calderari, diretor-secretário da Coamo; Ilton Tonietto, gerente de agência Corporate; Alcir Goldoni, gerente Financeiro da Coamo; e Marcelo Uemura, gerente de Contas do Banco do Brasil

 

Comitiva do Banco do Brasil entrega troféu à diretoria da Coamo, que representa a sólida parceria no agronegócio. Jaime Pinto Júnior, gerente de negócios do BB; Sério Panceria, Vice-Presidente da Coamo; Antonio Sérgio Gabriel, superintendente Comercial Sul do BB; Dr. Ricardo Calderari, diretor-secretário da Coamo; Ilton Tonietto, gerente de agência Corporate; Alcir Goldoni, gerente financeiro da Coamo; e Marcelo Uemura, gerente de Contas do Banco do Brasil