barra Site Coamo barra
Coamo Agroindustrial Cooperativa | Edição 368 | Dezembro de 2007 | Campo Mourão - Paraná

Formação

Nova geração na liderança cooperativista

Com projeto pioneiro no cooperativismo brasileiro, a Coamo já formou 500 cooperados, na faixa etária entre 18 a 40 anos

O Programa Coamo de Formação de Jovens Líderes Cooperativistas formou no dia 28 de novembro a sua 11ª turma. O evento aconteceu no auditório da cooperativa, em Campo Mourão (Centro-Oeste do Paraná), na presença da diretoria, gerentes e das esposas dos cooperados. Pioneiro no cooperativismo brasileiro, o programa já formou 500 jovens cooperados, na faixa etária entre 18 a 40 anos. Em 2003, a Coamo conquistou o prêmio OCB/Revista Globo Rural, como melhor programa de educação cooperativista do país.

Família – Esse ano o projeto contou com a participação de 45 jovens cooperados representando 23 entrepostos da área de ação da cooperativa. Os participantes atuam como agentes de transformação, objetivando o desenvolvimento global da família cooperativista. Na coordenação do trabalho, além dos seus profissionais, a Coamo conta com o apoio e experiência do professor Albino Gawlak, da ACG - Assessoria Consultoria Gerencial e Treina-mento. Gawlak representa um dos grandes nomes no trabalho de formação e educação cooperativista, com ênfase na organização do quadro social.

Valorização – Os cooperados Manoel Antonio Colombo, de Moreira Sales (Noroeste do Paraná) e Luiz Aparecido Miolo, de Tupãssi (Oeste do Paraná), fizeram parte da nova turma de formandos. Para eles, o curso trouxe uma oportunidade de melhorar o trabalho na propriedade e, principalmente, no relacionamento com a comunidade e com a família. “Aprendemos que é preciso dar valor também a quem está do nosso lado. Assim, o nosso caminho para o desenvolvimento da gestão rural será mais valorizado”, afirma Colombo.

Para Miolo, o curso oportunizou o incremento da prática na propriedade. “Com o passar dos anos vamos melhorando ainda mais, porque hoje pensamos em atitudes que antes não estavam incorporadas ao nosso dia-a-dia”, destaca.

O presidente da Coamo, Dr. Aroldo Gallassini, parabenizou os formandos com a certeza de que a cooperativa está no caminho certo, apostando na formação de uma nova geração de cooperados empreendedores rurais. “Nós podemos ficar velhos, mas a cooperativa não. Por isso, é preciso que haja atualização constante e uma preparação cada vez maior para enfrentar os desafios do futuro”.