barra Site Coamo barra
Coamo Agroindustrial Cooperativa | Edição 368 | Dezembro de 2007 | Campo Mourão - Paraná

Solidariedade

O social na qualidade da Coamo

Funcionários arrecadam mais de 10 toneladas de alimentos e beneficiam milhares de pessoas na área de ação da cooperativa

Há 11 anos, a Coamo vem desenvolvendo o Programa de Qualidade “5S”, através do cumprimento de um cronograma de atividades que é estabelecido no início de cada ano. O programa reúne cerca de 4 mil funcionários da cooperativa em cursos, treina-mentos e ações nas suas respectivas unidades. “Este trabalho tem como objetivo a melhoria do relacionamento, do atendimento dos serviços aos cooperados, e também do ambiente seja na empresa como no âmbito familiar, além do bem-estar e a qualidade de vida a milhares de pessoas”, explica Antonio César Marini, chefe do Departamento de Seleção e Desenvolvimento Pessoal e coordena-dor do Programa de Qualidade “5S” da Coamo.

No ano passado, o programa foi incrementado com o advento de mais um “S”, o do Social, propiciando uma maior participação dos funcionários da Coamo, Arcam e Credicoamo. Na prática, mediante um calendário promovido por cada unidade, os funcionários realizam ações solidárias com arrecadação de alimentos, materiais de higiene e limpeza, roupas, brinquedos, sapatos e livros, que são doados a entidades e instituições filantrópicas dos municípios da área de atuação da cooperativa, em benefício de milhares de pessoas, entre crianças, jovens adultos e idosos.

Volume expressivo – Como resultado do “S” do Social da Coamo, este ano através da ação voluntária dos funcionários da Coamo, Credicoamo e Arcam, foram arrecadados mais de 10 toneladas de alimentos e mais de 2 mil itens entre calçados, roupas e cobertores, que já foram distribuídos as entidades e instituições.

 “Este programa representa uma excelente oportunidade para a promoção da solidariedade e da vida, ou seja, uma ação solidária de ajuda ao próximo em sua própria comunidade”, explica Marini, acrescentando que a adesão dos funcionários e familiares foi espontânea e muito expressiva em todas as unidades da cooperativa, com forte interesse, motivação e comprometimento de todos os participantes.

Tarde da Cidadania para crianças em Campo Mourão

Uma promoção conjunta entre a Auditoria Interna e a Assessoria de Imprensa da Coamo Agroindustrial Cooperativa proporcionou uma tarde diferente para as 280 crianças que estudam na Creche CAIC, localizada na região do Jardim Albuquerque, em Campo Mourão. Denominado “Tarde da Cidadania”, o evento aconteceu no dia 27 de novembro e foi realizado como atividade social dentro do programa de qualidade 5S. Com a iniciativa das áreas, foram montados, no local, brinquedos e oficinas de pintura em papel, oferecendo às crianças uma oportunidade inédita de diversão, entretenimento e aprendizagem, dentro de uma proposta de educação lúdica.

Os brinquedos foram contratados através de uma parceria com o Sesc de Campo Mourão. As crianças tiveram à disposição, durante horas, três camas elásticas, uma piscina de bolinhas e dois balões pula-pula infláveis, além das oficinas de pintura em cavalete com giz de cera e papel.

Oportunidade única – “Não temos palavras para agradecer esta iniciativa. É um evento que, sem dúvida, marcará, positivamente, a nossa instituição. Pudemos ver nos rostos das crianças a satisfação com os brinquedos e na própria expectativa com a chegada deste dia. Algumas delas nunca tiveram uma oportunidade como esta”, valorizou Isabel Dias, diretora da instituição.

Futuros cidadãos – Para os organizadores do evento a proposta foi vitoriosa, porque foca o ‘algo mais’ em prol da comunidade, com ações que fazem a diferença na vida dos cidadãos. “Oportunizar esta tarde inédita para as crianças do CAIC é investir na formação dos nossos futuros cidadãos”, ressaltaram.

Livros, revistas e lanche diferente – Além da diversão, as crianças também saborearam um lanche diferente, com cachorro-quente e suco. A alegria foi completada com a doação de 180 títulos de livros e gibis, e revistas para recortes, arrecadados durante uma campanha envolvendo os funcionários dos dois departamentos, com apoio do Lions Clube.