Site Coamo
Coamo Agroindustrial Cooperativa | Edição 379 | Dezembro de 2008 | Campo Mourão - Paraná

Fatos & Fotos

Gallassini recebe medalha do Confea/Crea

Premiação foi entregue no Conselho Mundial de Engenharia, em Brasília

O engenheiro agrônomo, idealizador e presidente da Coamo, José Aroldo Gallassini, recebeu no dia 02 de dezembro, em Brasília (DF), a Medalha do Mérito do Sistema Confea/Crea, durante a 65ª Semana Oficial de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Brasil (SOEAA) e o 3º Congresso Mundial de Engenheiros (WEC 2008), que acontece a cada quatro anos e em 2008 foi realizado, pela primeira vez no Brasil, reunindo 5 mil profissionais de engenharia de todo o mundo. A honraria para Gallassini foi uma indicação da Confederação dos Engenheiros Agrônomos do Brasil (Confaeab) e aprovada por unanimidade pelo plenário do Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Confea). O evento teve por objetivo proporcionar importantes trocas de experiências e a busca conjunta de soluções para os problemas e desafios dos países emergentes e menos desenvolvidos.

Segundo o engenheiro civil Marcos Túlio de Melo, presidente do Confea, Gallassini, preenche todos os requisitos para ser galardoado com a Medalha do Mérito do Sistema Confea/Crea e a sua inscrição no livro do Mérito 2008. “A indicação para Gallassini receber a mais alta honraria da engenharia é justificada pela sua contribuição com o aprimoramento técnico das profissões que compõem o sistema, com o desenvolvimento tecnológico do país e com a melhoria da qualidade de vida das pessoas”, explica o engenheiro agrônomo Ricardo Antonio de Arruda, que presidiu a Sessão Plenária de número 1.353, que contou com a presença de dezesseis conselhos federais.

Coamo é a cooperativa mais lembrada pelos paranaenses

No dia 1º de dezembro, a Coamo recebeu, em Curitiba, o prêmio Top of Mind outorgado pela revista Amanhã, como a cooperativa mais lembrada pelos paranaenses. O resultado foi apurado mediante pesquisa realizada em diversos municípios do Estado, que espontaneamente disseram das suas preferências em vários segmentos, objetos da pesquisa. O evento de premiação reuniu cerca de 500 pessoas entre autoridades, lideranças e executivos das empresas líderes como as marcas mais lembradas do Paraná. Na foto, com o troféu, o presidente da Coamo, José Aroldo Gallassini; o presidente da Ocepar, João Paulo Koslovski e o superintendente da Ocepar, José Roberto Ricken.

 

Destaque de Comércio Exterior

No dia 28 de novembro, no Rio de Janeiro, a Coamo foi homenageada com o prêmio Destaque de Comércio Exterior, no setor Agrícola, na cerimônia de encerra-mento do 28º Encontro Nacional de Comércio Exterior (Enaex), que foi promovido no Rio de Janeiro. O prêmio é uma parceria entre a Associação de Comércio Exterior do Brasil (AEB) e o Ministério do Desenvolvimento Indústria e Comércio Exterior (MDIC) e seu objetivo é conferir reconhecimento e incentivo ao empreendedor nacional. Além da Coamo, a Jacto – empresa premiada no setor Bens de Capitais, a Vale, a IBM e o Banco do Brasil também foram premiados.

Visita

Clientes da Alemanha, Dinamarca e Suécia visitaram a sede da Coamo, em Campo Mourão, no dia 28 de novembro. Eles se reuniram com a diretoria da cooperativa e efetivaram negócios para a nova safra. na foto abaixo (de costas) Alcir José Goldoni, superintendente Comercial e Rogério Tranin de Mello, grente Comercial de Produtos Agrícolas da Coamo; o diretor-presidente da Coamo, José Aroldo Gallassini, Per Madsen, corretor dinamarquês; Thomas Bielefeld, diretor Terminal Portuário Alemão; Ralf Kenkel, trader e Wolfgang Heinzel, diretor da Mega (maior produtora de aves da Alemanha) e Anton Kröemer, diretor da GS Agri (produtora de ração e aves)

Embalagens

Entre os meses de janeiro e novembro deste ano foram recolhidas no Paraná mais de quatro mil toneladas de embalagens vazias de agrotóxico, o que o mantém, mais uma vez, entre os primeiros colocados no ranking nacional de recolhimento. Neste ano já foi registrado um aumento de 14,4% no número de embalagens recolhidas em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram destinadas 3,5 mil toneladas. A estimativa é de que sejam comercializadas cerca de 14 milhões de embalagens a cada ano no Paraná. Destas, 96% vem sendo devolvidas pelos agricultores. No Brasil o índice de devolução é de 80% das embalagens. (Com informações da AEN)

Coodetec

A Cooperativa Central de Pesquisa Agrícola (Coodetec) realizou de 08 a 10 de dezembro uma rodada de pré-assembléias para discutir, entre outros assuntos, o cumprimento de orçamento e resultados de 2008, os acontecimentos do ano (atividades, investimentos e novas parcerias) e a formação de chapa para o Conselho Fiscal. No dia 09, a reunião foi realizada em Campo Mourão, com a presença de diversos cooperativistas, tendo como cooperativa anfitriã a Coamo. Os encontros pré-assembléias da Coodetec serviram de preparação para a Assembléia Geral da cooperativa que irá acontecer em janeiro. (Com informações do Paraná Cooperativo)