Agricultura

Coamo devolve Capital Social a cooperados

Benefício representa o repasse de R$ 9 milhões aos cooperados com idade superior a 65 anos

Dr. Aroldo Gallassini entrega cheque ao cooperado Sebastião Albino Leme

O Cooperado Egildi Mignoso recebeu o seu cheque do vice-presidente da Coamo, Sérgio Panceri

Dr. Ricardo Calderari faz entrega cheque do Capital Social ao cooperado Ricardo Angelo Versari
Mais de três mil cooperados da Coamo, com idade igual ou superior a 65 anos, estão sendo beneficiados com a devolução de parte do Capital Social mantido pela cooperativa. Eles têm direito a solicitar a retirada, conforme aprovação em assembléia extraordinária. "É como se fosse o reembolso de uma poupança, em que o cooperado vai se beneficiar do dinheiro ainda em vida", comparou o presidente da Coamo, engenheiro agrônomo José Aroldo Gallassini.

O volume de dinheiro a ser repassado aos cooperados através deste benefício chega a R$ 9 milhões. "Só podemos propor a devolução porque a Coamo está muito bem capitalizada", revelou Gallassini.

O pagamento aos cooperados foi iniciado no dia 02 de janeiro. Os cooperados com 65 anos de idade podem retirar 50% do seu Capital Social tão logo completem 10 anos de permanência na cooperativa e continuar integrando o quadro social. Já os cooperados com mais de 70 anos de idade podem retirar todo o saldo da sua conta capital, deixando apenas o valor mínimo exigido para ingresso na sociedade, independente do tempo de associação. A partir daí, os cooperados com idade acima de 70 anos pode retirar o seu capital há cada dois anos, sempre deixando a cota mínima para permanecer de sócio.

O cooperado Egidio Mignoso, de Campo Mourão, foi um dos primeiros a receber o benefício. Por ter mais de 70 anos, Mignoso solicitou a retirada de 100% do seu capital. Para ele o dinheiro veio em muito boa hora, já que o cooperado pode desfrutar da renda extra ainda em vida. "Como já tenho 82 anos estou retirando todo o meu capital, feliz da vida, principalmente porque ele estava muito bem aplicado dentro da nossa cooperativa", comemorou. Sem contar que para cooperados como Mignoso, a devolução do capital é como se fosse uma espécie de aposentadoria. "Esta é a nossa recompensa por todos os longos anos que trabalhamos junto com a cooperativa".

Para Sebastião Albino Leme, também cooperado em Campo Mourão, a Coamo mais uma vez sai na frente, oferecendo essa grande vantagem para os cooperados. "Eu me sinto fortalecido em poder receber esta valorização e ao mesmo tempo premiado por poder ser sócio de uma cooperativa que trabalha em favor do seu cooperado", salientou.

O cooperado lembra ainda que o sucesso da Coamo deve ser creditado não apenas ao associado, mais também a diretoria da cooperativa que age sempre com consciência e segurança. "Nós contribuímos para o fortalecimento da cooperativa e hoje estamos recebendo de volta um pouco desse valor, que representa o reconhecimento pelos anos de luta ao lado da nossa Coamo", completou Leme.

 

Unimed Rural tem mais de 4 mil segurados

Lançado em novembro de 2002, o Plano de Saúde Familiar Unimed Rural - exclusivo para cooperados da Coamo, Credicoamo, associados da Arcam e seus familiares, chega a quatro mil vidas seguradas, superando as estimativas iniciais, feitas no lançamento do plano. "Tínhamos uma previsão de contratar duas mil vidas na etapa inicial do plano, que previa ausência de carência para qualquer procedimento coberto pelo plano", lembra o presidente da Coamo, engenheiro agrônomo José Aroldo Gallassini. No total, até agora, foram efetivadas 1.550 propostas, com 4.275 vidas seguradas. "O resultado foi muito positivo. O cooperado está entendendo a importância deste benefício", afirma Gallassini.

O plano de saúde Unimed Rural é a consolidação de uma antiga reivindicação do quadro social e a parceria com a Unimed fortalece ainda mais o sistema cooperativista. As principais vantagens do plano são as seguintes: custo inferior aos planos convencionais e cobertura nacional para consultas, exames, cirurgias, fisioterapia, atendimento ambulatorial e hospitalar. "É um plano de saúde que proporciona maior proteção com menos investimento, por que nada é mais precioso que a sua saúde e da sua família", afirmou o presidente da Coamo, explicando que o custo chega a ser até 53% inferior aos custos de outros planos. "Isto apenas dentro da própria Unimed, sem computar os valores dos planos de saúde de outras empresas do ramo".