barra Site Coamo barra
Órgão de divulgação da COAMO Agroindustrial Cooperativa | Edição 349 | Jan/Fev de 2006 | Campo Mourão - Paraná

Fatos & Fotos

Mais de 80 mil nos eventos sociais da Coamo

FAMÍLIA COAMO TEM ACESSO ÀS TECNOLOGIAS E APRENDIZAGEM PARA O SUCESSO NA ATIVIDADE E MELHORIA DA QUALIDADE DE VIDA

O incremento de renda dos cooperados e familiares, e consequentemente, a melhoria da qualidade de vida, são objetivos que fazem parte da filosofia praticada pela Coamo. Anualmente, a cooperativa através dos seus técnicos promove nos entrepostos da sua área de ação, diversas atividades educacionais, técnicas e sociais que atendem as necessidades de aprimoramento e desenvolvimento da família cooperativista.

Somente no passado, a Coamo disponibilizou na sua área de ação um total de 1.872 eventos, promovidos pelas áreas Técnica, Assessoria de Cooperativismo, Promoção Social e Centro de Treinamento Agrícola, reunindo 80.584 participantes, em cursos, palestras, reuniões, dias de campo e encontro na fazenda experimental. “A participação dos nossos cooperados e familiares é que dá sentido a existência da missão da Coamo, e esse trabalho de promoção, formação e educação cooperativista que a cooperativa realiza tem cumprido os objetivos de estar cada vez mais próximo da realidade dos interesses dos homens e mulheres do campo”, explica o engenheiro agrônomo e diretor-secretário Dr. Ricardo Accioly Calderari. Segundo ele, a cada dia do ano são realizados na Coamo cerca de 5 eventos, com média de 220 participantes. “Este trabalho que a Coamo promove há mais de 3 décadas visa melhorar ainda mais as condições e a qualidade de vida no meio ambiente produtivo rural, além do repasse de orientações e tecnologias que vão ao encontro dos nossos produtores, na busca de melhores resultados e desenvolvimento integral na atividade”, assegura.

Parceiros na qualidade da pulverização química

Resultado de uma parceria entre a Coamo, Jacto e Bayer CropScience, o calendário contendo orientações para uma boa aplicação de defensivos agrícolas nas lavouras é mais uma ação do Programa Coamo de Tecnologia de Aplicação de Defensivos Agrícolas. O calendário foi lançado, oficialmente, durante as Reuniões de Campo da Coamo, neste primeiro semestre. O impresso tem dupla utilidade: é calendário bianual e folheto explicativo dos procedimentos corretos para uma pulverização química de qualidade. A recomendação é que os cooperados fixem os calendários em local visível no barracão de maquinários, para que as informações estejam sempre à mão.

Na foto acima, o momento em que o calendário foi apresentado, pela Bayer, à superintendência Técnica da Coamo. Da esquerda para a direita: José Varago, gerente de Compras da Coamo; Altair Menegazzo e Odavir Rizzi, da Bayer; Dr. Cláudio Francisco Bianchi Rizzatto, superin-tendente Técnico da Coamo; Douglas Scalon, gerente regional de Marketing da Bayer; Nei Leocário Cesconetto, gerente de Assistência Técnica da Coamo; e Antonio Carlos Ostrowski, supervisor de Assistência Técnica da Coamo.

Jornal Coamo é destaque na revista Paraná Cooperativo

Os 31 anos do Jornal Coamo, comemorados em novembro de 2005, foram lembrados pela revista Paraná Cooperativo, na sua última edição (janeiro/2006). A reportagem menciona a qualidade do Jornal Coamo no repasse de informações para o homem do campo, sobretudo os cooperados da Coamo.

O presidente do sistema Ocepar/Sescoop-PR, João Paulo Koslovski, destaca o importante papel do Jornal Coamo, afirmando que “o jornal deu e continua a oferecer a sua contribuição ao sistema, com informações oportunas e no momento adequado para que os cooperados tomem as suas decisões”.

A primeira edição do Jornal Coamo circulou em novembro de 1974, com oito páginas. “Durante esses 31 anos o jornal acompanhou a evolução dos cooperados, cumprindo a sua importante missão de informar e ajudar no desenvolvimento do cooperativismo”, salienta o presidente da Coamo, Dr. Aroldo Gallassini.

Laboratório a céu aberto

O 18º Encontro de Cooperados na Fazenda Experimental Coamo, em Campo Mourão (Centro-Oeste do Paraná), reuniu 4 mil cooperados . O evento apresentou e repassou as principais novidades tecnológicas da agropecuária, visando aumento de produtividade e renda. Neste ano, o encontro aconteceu de 2 a 10 de fevereiro, consolidando a vanguarda da Coamo na pesquisa agropecuária brasileira. Há quase duas décadas a cooperativa vem sendo um eficaz instrumento de atualização para milhares de produtores. Eles tem uma oportunidade ímpar de manter contatos e trocar idéias com renomados pesquisadores, responsáveis pela apresentação de importantes ensinamentos sobre diversos temas da agricultura, pecuária e meio ambiente, buscando a melhoria gradual e contínua da cadeia produtiva rural. Na próxima edição, o Jornal Coamo traz a cobertura completa do encontro.