Site Coamo
Coamo Agroindustrial Cooperativa | Edição 369 | Janeiro e Fevereiro de 2008 | Campo Mourão - Paraná

Safra de Verão

Colheita de otimismo

Clima favorável, boa produtividade e mercado aquecido geram satisfação no quadro social. É tempo de recolher os lucros do trabalho

As máquinas estão à campo e os cooperados da Coamo estão colhendo com otimismo a safra de verão 2007/08, esperando boas produtividades e preços satisfatórios das commodities.  Até o fechamento desta edição, a Coamo já havia recebido em suas unidades um total de 10% da safra prevista de soja e cerca de 30% da colheita de milho.

Segundo a primeira previsão deste ano do Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria Estadual da Agricultura e Abastecimento (Seab) a produção de grãos do Paraná na safra 2007/08 deverá ultrapassar 30 milhões de toneladas. Pela estimativa serão colhidas em todo o Estado 11,8 milhões de toneladas de soja e 8,9 milhões de toneladas de milho 1ª safra. Já para o plantio de milho safrinha (2ª safra) a previsão do Deral é de que haja um aumento de 8% na área plantada, atingindo 1.603 milhão de hectares e estimativa de produção de 16% maior do que a safra anterior, com  previsão de colheita de 6.336 milhões de toneladas.

O cooperado Wilson Pereira de Godoy, na região de Campo Mourão já colheu a sua safra de milho que foi semeada em 15 alqueires, registrando uma média de 429 sacas por alqueire. E prevê para a última semana de fevereiro o início da colheita de 50 alqueires de soja. “As lavouras estão muito bonitas e produtivas, o clima ajudou e o nosso cuidado e ação preventiva com as pragas também, desejo que continue assim até o final da safra, com boas colheitas e bons preços”, prevê Godoy, que nesta safra espera colher 150 sacas de soja de média por alqueire, número superior as 148 sacas colhidas por alqueire na safra anterior.

Para o engenheiro agrônomo Marcílio Saiki, chefe do Departamento Técnico da Coamo em Campo Mourão, o clima é de otimismo e a produção vem apresentando bons resultados. “Os co-operados estão colhendo uma boa safra de milho e de soja, as lavouras foram bem implantadas e cuidadas, e a produção vem ao encontro das previsões positivas dos produtores que plantaram com clima favorável e fizeram um bom manejo no controle das doenças”, explica Saiki.

Brasil - O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) elevou a previsão de safra para 2008 que deverá, atingir um novo recorde de 136,5 milhões de toneladas, ultrapassando a maior safra anterior, obtida em 2007 que registrou 132,9 milhões de toneladas. A soja deve atingir nesta safra uma produção de 58,16 milhões de toneladas, pratica-mente igual a da safra anterior, enquanto que a produção de milho 1ª safra deve ser de  38,02 milhões de toneladas, superior em 4,5 % aos números da safra 2006/07.  Entre as razões apresentadas para a elevação das previsões do IBGE estão as boas condições climáticas e os bons preços dos produtos agrícolas.