Site Coamo
Coamo Agroindustrial Cooperativa | Edição 380 | Janeiro e Fevereiro de 2009 | Campo Mourão - Paraná

Insumos

Produção de sementes passa a ser certificada

Cooperativa reúne produtores de sementes e expõe a novidade, além de reforçar a importância da qualidade no processo

Mais de 400 associados produtores de sementes de soja, trigo e aveia preta na região de atuação da Coamo participaram, recentemente, de reuniões para debater as novidades e aos critérios que podem tornar o processo produtivo ainda mais qualitativo. Promovidos pela gerência de Sementes da Coamo, os encontros aconteceram no Paraná, em Santa Catarina e no Mato Grosso do Sul, e envolveram centenas de cooperantes.

Segundo Roberto Destro, gerente de Sementes da cooperativa, disse que entre as novidades no mercado sementeiro estão algumas mudanças na legislação e, principalmente, a conquista da cooperativa em certificar a sua produção própria, com o acompanhamento do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). “Antes a fiscalização nos campos dos cooperantes era feita por técnicos da Secretaria da Agricultura (SEAB). Agora, este serviço será feito pelo MAPA. Por isso, é fundamental que os associados tenham acesso às novas normas e aos procedimentos exigidos pela entidade fiscalizadora”, explica Destro.

Qualidade – Os produtores também receberam informações sobre o destacamento das Notas Fiscais de Produtor Rural para o transporte das cargas com a implementação do Cadastro de Produtor Rural, o CAD-PRO. E na questão da padronização da qualidade, os associados foram orientados para uma série de medidas de controle no processo de produção, buscando evitar descuidos que possam inviabilizar a entrega da carga para semente. “Tão importante quanto os cooperados observarem os procedimentos legais para a produção de sementes, é fundamental que eles observem aspectos importantes como danos mecânicos, de pragas e impurezas, que inteferem na qualidade de sementes”, alerta Sérgio Cavalari, gerente do entreposto da Coamo em Campo Mourão (Centro-Oeste do Paraná).