Site Coamo
Coamo Agroindustrial Cooperativa | Edição 401 | Janeiro e Fevereiro de 2011 | Campo Mourão - Paraná

Esporte e Lazer

Copa Coamo 2011 abre inscrições

Primeira das sete etapas classificatórias está marcada para o dia 7 de maio. Quinhentas equipes disputam as 33 vagas para a final da competição

A cada dois anos a Copa Coamo de Cooperados – futebol suíço, movimenta os gramados nas regiões da área de ação da cooperativa, no Paraná Santa Catarina e Mato Grosso do Sul. E este é ano de realização de mais uma edição do evento, considerado o maior do Brasil quando se trata de esporte coletivo rural. As inscrições para as etapas regionais já estão abertas. A primeira delas, de um total de sete, acontece no dia 7 de maio, na região conhecida como Vale do Ivaí, no Norte e Noroeste do Paraná.

Quinhentas equipes estão sendo aguardadas para disputar as regionais classificatórias da competição, que será realizada aos sábados até o dia dois de julho. Trinta e três equipes, campeãs em suas etapas, terão vaga na final da copa e disputarão o título 2011 do torneio. A grande final também já tem data definida para acontecer: será no dia 23 de julho, em Campo Mourão, com diversas atrações que já estão sendo preparadas pela Comissão Central Organizadora (CCO).

A BOLA ROLA – A primeira regional da Copa Coamo em 2011 envolverá as unidades de Engenheiro Beltrão, Fênix, São João do Ivaí, Ivaiporã e Faxinal. Os co-operados de Quinta do Sol jogarão em Engenheiro Beltrão; os de Barbosa Ferraz, em Fênix e os de Marilândia do Sul, em Faxinal. A segunda etapa classificatória acontecerá em Goioerê, com as participações dos cooperados de Rancho Alegre do Oeste, Quarto Centenário, Brasilândia do Sul, Alto Piquiri, Moreira Sales, Mariluz e Goioerê.

Os cooperados admitidos no entreposto de Reserva atuarão em Cândido de Abreu, na 6ª regional. E na última etapa, os cooperados de Corumbataí do Sul jogarão juntamente com os de Luiziana.

ADMISSÃO ATÉ 30 DE MARÇO – Uma das novidades anunciadas pela CCO para a edição 2011 da Copa Coamo de Cooperados – futebol suíço, é que somente poderão participar das disputas os cooperados com cadastro ativo na cooperativa até a data limite de 30/03/2011. Há, também, uma regra para os atletas com mais idade. "Em campo, cada equipe deverá manter durante todo o jogo, no mínimo três cooperados nascidos até 31/12/1968", informa Paulo Gilmar Fuzeto, coordenador geral da competição.

PROJETO SOCIAL – "A Copa Coamo é um importante projeto social que movimenta mais de sete mil atletas e cerca de 25 mil pessoas diretamente, entre cooperados, familiares e comunidade, além de dois mil voluntários", explica José Aroldo Gallassini, diretor-presidente da Coamo e presidente de honra da Copa Coamo. "É, seguramente, uma grande festa do cooperativismo, que já faz parte da vida de milhares de homens e mulheres que produzem alimentos e uma agricultura sustentável nos campos do Paraná, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul", comemora.

Instituída em 1993, a Copa Coamo foi realizada anualmente até 1995. A partir daí a competição passou a ser promovida a cada dois anos. Com a edição de 2011, o projeto completou 18 anos, fazendo história em todos os municípios da área de ação da cooperativa e figurando entre as maiores festas das comunidades locais.

Calendário de inscrições, congressos técnicos e regionais classificatórias

1ª Regional: Vale do Ivaí
Data de inscrição: 19/04
Data do congresso técnico: 26 e 27/04
Participantes: Peabiru; Engenheiro Beltrão/Quinta do Sol; Fênix/BarbosaFerraz; São João do Ivaí; Ivaiporã e Faxinal/Marilândia do Sul
Data de realização: 07/05

2ª Regional: Oeste
Data de inscrição: 26/04
Data do congresso técnico: 03 e 04/05
Participantes: Toledo/Dez de Maio; São Pedro do Iguaçu/Ouro Verde do Oeste; Vila Nova/Nova Santa Rosa; Bragantina/Tupãssi;;Goioerê/Rancho Alegre do Oeste/Quarto Centenário/Brasilândia do Sul/Alto Piquiri/Moreira Sales/Mariluz
Data de realização: 14/05

3ª Regional: Mato Grosso do Sul
Data de inscrição: 10/05
Data do congresso técnico: 17 e 18/05
Participantes: Amambaí/Aral Moreira/Caarapó e Laguna Carapã
Data de realização: 28/05

4ª Regional: Centro-Oeste
Data de inscrição: 17/05
Data do congresso técnico: 24 e 25/05
Participantes: Mamborê; Boa Esperança/Janiópolis; Juranda; Altamira do Paraná e Roncador
Data de realização: 04/06

5ª Regional: Sul/Centro-Sul
Data de inscrição: 31/05
Data do congresso técnico: 07 e 08/06
Participantes: Mangueirinha/Palmas; Coronel Vivida; Abelardo Luz/Ouro Verde; São Domingos/Ipuaçú; Candói/Pinhão/Guarapuava e Cantagalo
Data de realização: 18/06

6ª Regional: Centro
Data de inscrição: 07/06
Data do congresso técnico: 14 e 15/06
Participantes: Pitanga; Manoel Ribas; Cândido de Abreu/Reserva; Boa Ventura e Palmital
Data de realização: 25/06

7ª Regional: Sede
Data de inscrição: 14/06
Data do congresso técnico: 21 e 22/06
Participantes: Campo Mourão/Farol; Araruna; Luiziana/Corumbataí do Sul e Iretama
Data de realização: 02/07

Final: Campo Mourão
Data do congresso técnico: 08/07
Data de realização: 23/07