Site Coamo
Coamo Agroindustrial Cooperativa | Edição 401 | Janeiro e Fevereiro de 2011 | Campo Mourão - Paraná

Investimento

Para uma agricultura mais competitiva

Novo secretário da Agricultura do Paraná, Norberto Ortigara admira o cooperativismo e tem o propósito de atuar em parceria com o setor

O economista e técnico agrícola, Norberto Ortigara, é o novo secretário de Estado da Agricultura e do Abastecimento do Paraná (Seab) do governo Beto Richa. Antes mesmo da sua posse, ele expressou sua admiração pelo cooperativismo e declarou o propósito de atuar em parceria com o setor. Compromisso esse que Ortigara, funcionário público de carreira da própria Seab desde 1979, foi reforçado nos primeiros dias de sua gestão em janeiro deste ano.

De acordo com o novo secretário de Estado da Agricultura e do Abastecimento a ideia é implantar uma agenda única, em conjunto com outras instituições oficiais e demais setores organizados da economia, visando qualificar a agricultura paranaense, para que ela se torne mais competitiva, dentro de um sistema sustentável e, por consequência, que os produtores tenham condições de melhorar sua renda e ter uma vida mais digna no campo. Segundo ele, deverá ser buscado a partir de quatro linhas básicas de ação que incluem um forte trabalho na área de sanidade animal e vegetal e que contará, inclusive, com a criação da Agência de Defesa Agropecuária, contemplando pleito da Ocepar.

Ortigara que já atuou como pesquisador, analista de mercado, diretor, diretor geral e secretário adjunto e foi membro dos Conselhos de Administração da Emater-PR, Ceasa-PR, Claspar e Codapar e secretário municipal do Abastecimento de Curitiba, defende a atuação do Estado como parceiro, aliado e não quer atrapalhar o desenvolvimento do setor agropecuário, pelo contrário, quer contribuir com o setor privado para que agropecuária paranaense melhore seu desempenho, visando fundamentalmente as questões de renda e uma vida mais digna no campo. (Com informações do Paraná Cooperativo)

Sobre os temas de interesse do cooperativismo e do agronegócio

Porto de Paranaguá – O Estado vai retomar os investimentos para a superação das dificuldades com as deficiências na infraestrutura e logística, como as dragagens para receber navios com maior capacidade de carga, ampliação do cais e da capacidade de exportação conteinerizada.

Infraestrutura e logística – Investimento do governo para constituição de 60 patrulhas rodoviárias para tornar as estradas rurais em melhores condições de trafegabilidade.

Transporte – Segundo Ortigara, o governador Beto Richa tem como compromisso baixar a tarifa de pedágio, é um compromisso do governador Beto Richa, sem afetar os contratos.

Perfil da produção – O projeto da Seab é de que inúmeras propriedades pequenas que produzem hoje commodities (soja e milho) em baixa escala de produção, amplie a produção, como frutas, por exemplo, implantando um processo de reconversão, com assistência técnica, em torno das grandes cidades, qualificando a produção de hortifrutigranjeiros.

Diversificação – Haverá presença forte do Estado na implantação de pequenos talhões de florestas, não só no sentido de proteger nascentes, repor Áreas de Preservação Permanente (APP), reserva legal, mas também no sentido de cultivar pequenas áreas.

Transgênicos – O Estado não terá nenhuma atitude contra. O Iapar, a exemplo da Embrapa e da Coodetec, terão uma linha de pesquisa na área de transgênicos, buscando gerar soluções e variedades para que os nossos agricultores tenham aqui novas opções de cultivo.