Homenagem
Guerreiro do cooperativismo

Dr. Aroldo Gallassini recebeu o troféu "Guerreiro do Paraná" pelo seu espírito empreendedor, impresso como exemplo no progresso do Estado

O idealizador e diretor presidente da Coamo, engenheiro agrônomo José Aroldo Gallassini, recebeu no dia 26 de junho o troféu "Guerreiro do Paraná". O prêmio, oferecido pelo Movimento Pró-Paraná e Assembléia Legislativa do Estado do Paraná, é um reconhecimento ao espírito empreendedor do Dr. Aroldo Gallassini, impresso como exemplo no progresso do Paraná. O troféu foi entregue durante sessão especial comemorativa aos 148 anos de emancipação político-administrativa do Estado do Paraná.

José Aroldo Gallassni foi uma das três personalidades escolhidas para receber o prêmio. A homenagem também foi entregue à médica pediatra Zilda Arns, que foi eleita pelo trabalho que coordena em todo o Brasil, sob os auspícios da CNBB, a Pastoral da
Criança, indicada para o Prêmio Nobel da Paz - representada na solenidade por sua filha Heloísa Arns; e para a professora Joary dos Santos, que possui cinqüenta anos de profissão e é considerada uma das mais antigas em atuação no Estado.

Dedicando praticamente toda a vida ao cooperativismo, o presidente da Coamo lembrou, em seu pronunciamento, dos princípios da solidariedade entre os homens. "Cada um de nós, homenageados, atuamos em setores diferentes em nosso Estado. Mas de uma forma geral existe em nosso trabalho algo em comum: o desenvolvimento do ser humano", enalteceu. Gallassini aproveitou para ressaltar a importância do equilíbrio dos setores econômicos, como forma de permitir uma maior harmonia entre a sociedade.

Grande idealizador da cooperativa, em 1970, Dr. Aroldo Gallassini transformou a Coamo na maior cooperativa de produção da América Latina. "O mérito é de todos. A integração e a prática da filosofia do trabalho em prol do bem comum, entre a diretoria, cooperados e funcionários, faz com que tudo funcione como uma engrenagem perfeita", valorizou.

Constituindo-se no maior exemplo de trabalho, dedicação, determinação e persistência para todos os que o cercam, Dr. Aroldo faz questão de dizer sempre que o segredo para o sucesso é fazer tudo certo, com honestidade e pés no chão. A estabilidade administrativa, o
planejamento estratégico e a participação integral dos cooperados são fatores que impulsionam os bons resultados da Coamo. "Os nossos cooperados sabem que podem contar com a Coamo, em todos os momentos. Assim, eles participam ativamente dos negócios da sua cooperativa", afirmou.

Com sua liderança conquistada durante sua trajetória profissional, Dr. Aroldo tem atuado não só na comunidade cooperativista, mas está sempre presente nos momentos especiais para a estabilidade do setor agropecuário, quer no âmbito estadual ou nacional. Na comunidade mourãoense está sempre presente na luta pelas causas sociais e comunitárias.

Comitiva mourãoense que esteve prestigiando a sessão especial na Assembléia Legislativa do Paraná, que homenageou o presidente da Coamo: em pé - João Zamora, Joaldo Saram Roberto Brezezinski, padre Ademar, Nelson Turek, Álvaro Massareto, Cezar Bronzel, Rogério Barth, João Nicareta, Dr. Aroldo Gallassini, Getúlio Ferrari Júnior, Ricardo Borges, Beno Ruch e Dr. Rui Cruz; agachados - Edson Batilani, Nelson Teodoro de Oliveira, Tarcisio Albertini, Seiji Kimoto e Rubens Sartori.

 

Roberto Brezezinski, Edson Batilani, Cezar Bronzel, Alcione Jacob de Souza, Dr. Aroldo Gallassini, Marcos Kunzler, Elói Bonkoski, Getúlio Ferrari Júnior e Nelson Bizoto.

 

Um orgulho para Campo Mourão

Getulho Ferrari Junior
Integrante da comitiva que prestigiou a entrega do troféu "Guerreiro do Paraná" ao presidente da Coamo, Dr. Aroldo Gallassini, o vice-prefeito de Campo Mourão, Getulio Ferrari Júnior, que na oportunidade representou o prefeito Tauilo Tezelli, disse que é um orgulho muito grande ver um cidadão mourãoense recebendo tão elevada valorização. "A nossa comunidade tem muito orgulho dessa homenagem", assinalou. Segundo Ferrari Júnior, o presidente da Coamo é um exemplo para o Brasil, por ser sinônimo de competência administrativa e honestidade. "Também sou cooperado da Coamo e sei da 
importância que ela tem na vida dos agricultores. Somos parte da maior cooperativa do país e temos que valorizar isso", completou.

Guerreiro contemporâneo

O secretário do Movimento Pró-Paraná, Rafael Delalla, falou ao final da homenagem, representando o presidente em exercício do movimento, Dr. Luiz Renato Pedroso. Ele salientou que o cooperativismo expressa o que o Paraná tem de mais elevado para afirmar a capacidade realizadora da gente paranaense. "É um segmento do agronegócio onde o Brasil tem capacidade de ser competitivo. Por isso, é que o comitê, depois de esquadrinhar o Paraná, descobriu na Coamo uma das entidades mais representativas do desenvolvimento econômico do Estado, e no seu presidente um dos guerreiros do Paraná contemporâneo", revelou.
A cada ano, o Movimento Pró-Paraná, por ocasião do aniversário do Estado, procura selecionar personalidades que em todo o território paranaense tenham se destacado em seus respectivos campos de atuação em benefício do Paraná, da sua integração sócio-cultural, do seu desenvolvimento econômico. O Pró-Paraná é um movimento da sociedade civil, voltado para a identidade cultural do Paraná; seu desenvolvimento integrado no âmbito da Federação Brasileira e da comunidade internacional. Organizado há três anos, o movimento é presidido pelo Dr. Francisco Cunha Pereira Filho.

 

Liderança e sucesso:
Uma vida dedicada ao cooperativismo

José Aroldo Gallassini, idealizador e presidente da Coamo, com a esposa Marli e as filhas Larissa e Lenara: a família tem sido a base do trabalho e tem apoiado o guerreiro cooperativista em todos os momento
Há mais de três décadas, a Cooperativa Agropecuária Mourãoense (Coamo) vem logrando sucesso e desenvolvendo a atividade agropecuária de várias regiões do Paraná e de Santa Catarina. Entre as razões determinantes para isso estão o apoio e a participação dos mais de 17 mil cooperados; o trabalho eficiente dos seus colaboradores e a condução competente de sua diretoria sob o comando do diretor-presidente, engenheiro agrônomo, José Aroldo Gallassini. Por sua atuação, Dr. Aroldo Gallassini
já foi condecorado com os títulos de Cidadão Honorário do Paraná, de Campo Mourão e Farol; além de "Líder Nacional" do setor Agrícola e "Líder Empresarial Paranaense", estes últimos, outorgado em votação direta e democrática pelos leitores do jornal Gazeta Mercantil em 1996/97/98/99/2000. 

Expoente do movimento cooperativista paranaense e brasileiro, Gallassini plantou em Campo Mourão - centro-oeste do Paraná, a semente do cooperativismo, quando ainda era funcionário da extinta Acarpa, hoje Emater. Das primeiras reuniões, em diversas localidades do município, motivando produtores interessados e doutrinando-os sobre a filosofia cooperativista, até o dia histórico de 28 de novembro de 1970, quando foi fundada oficialmente a Coamo, através de uma assembléia, a história de José Aroldo Gallassini confunde-se com a da cooperativa.

Participante ativo e um dos responsáveis diretos pelo movimento que culminou com o surgimento da Coamo, Dr. Aroldo Gallassini, por vontade e apoio maciço dos cooperados, está à frente da Coamo há 32 anos.

Formado em agronomia em 1967, pela Universidade Federal do Paraná, Dr. Aroldo encontrou grandes dificuldades ao chegar a Campo Mourão, em 1968. A região era desprovida de tecnologias agrícolas, sem contar sequer com meia dúzia de tratores. Havia na época, algumas lavouras manuais de arroz, milho e algodão, mas as terras eram ácidas (inapropriadas para o plantio), fracas e desvalorizadas.

Desde o começo, o seu jeito simples e correto de ser, envolveu, não só os cooperados, mas também a equipe de colaboradores, que juntos estão construindo dia-a-dia uma cooperativa cada vez mais forte e totalmente voltada para o atendimento das necessidades do seu quadro social.

Simplicidade, competência, determinação, austeridade, liderança e persistência são algumas das virtudes de José Aroldo Gallassini, que radicado em Campo Mourão há mais de 32 anos tem uma atuação destacada na comunidade regional e estadual. É membro fundador do Rotary Clube Campo Mourão; membro da Associação Comercial e Industrial de Campo Mourão; vice-presidente da Organização das Cooperativas do Paraná (Ocepar) e do Conselho Deliberativo da Federação das Indústrias do Estado do Paraná. Entusiasta do movimento cooperativista, que acredita ser a solução para os problemas da agricultura pela organização, união e participação dos produtores, Dr. Aroldo Gallassini, que tem como meta a melhoria contínua da qualidade e do profissionalismo, ressalta que "é salutar ver a força do cooperativismo na Coamo, onde todos ganham com segurança, tranqüilidade e redução de custos", acrescentando que a Coamo já nasceu com visão de futuro, com a educação cooperativista e o uso e difusão de tecnologias de desenvolvimento agrícola tendo sido decisivos neste processo.

José Aroldo Gallassini, assegura que "a participação maciça e efetiva dos cooperados tem se constituído na alavanca do crescimento da cooperativa. Há harmonia entre a diretoria, os cooperados e os colaboradores. O quadro social da Coamo tem uma boa formação cooperativista e vem a cada ano aumentando a sua movimentação com a cooperativa, tanto na entrega da produção como no abastecimento de insumos. A confiança no trabalho realizado por nossa diretoria e funcionários é muito grande e a estabilidade administrativa, além dos resultados, demonstra isto", garante Dr. Aroldo Gallassini.

Com satisfação, esse catarinense de Brusque, com liderança indiscutível no cenário do agribusiness brasileiro, reforça a tese da necessidade de que as cooperativas sejam administradas como empresas, objetivando sempre uma prestação de serviços com qualidade e eficiência para o desenvolvimento técnico, econômico e social, não só dos cooperados, mas também dos os seus familiares. "Todo este trabalho sério, consciente e de visão faz com que os nossos cooperados tenham confiança e credibilidade em nossa administração. Em troca desta confiança, buscamos lutar todos os momentos por eles, e sempre procuramos atender a todos de forma personalizada", conclui José Aroldo Gallassini, que sempre agradece a Deus pelo sucesso da Coamo e de todos os integrantes da grande família formada em torno da maior cooperativa agropecuária singular da América Latina: cooperados, diretores e colaboradores, que juntos dão um belo exemplo de como deve ser praticado o cooperativismo. Um cooperativismo, aliás, de excelentes resultados.

A secretária do Estado da Educação, Alcyone Saliba, representando o governador Jaime Lerner, faz a entrega do troféu ao presidente da Coamo Dr. Luiz Renato Pedroso, presidente em exercício do Movimento Pró-Paraná; Hermas Brandão, presidente da Assembléia Legislativa; professora Joary dos Santos; Dr. Aroldo Gallassini; Heloísa Arns, representando a Drª Zilda Arns; e Algacy Túlio, secretário da Assembléia Legislativa do Paraná