barra Site Coamo barra
Coamo Agroindustrial Cooperativa | Edição 363 | Julho de 2007 | Campo Mourão - Paraná

Cursos Sociais

Mais saúde com soja na alimentação

Mulheres de Figueira do Oeste, distrito de Engenheiro Beltrão, aprendem a usar a soja no cardápio diário da família

Diferente dos orientais, que conhecem os benefícios da soja na alimentação há milhares de anos, nas últimas décadas os ocidentais passaram a considerar a soja como alimento funcional que, além das funções nutricionais básicas também propicia uma série de benefícios à saúde, sendo seguro para o consumo.

A soja é rica em proteínas de boa qualidade e também é excelente fonte de minerais, sendo uma grande alternativa para a melhoria da saúde e da qualidade de vida no nosso dia-a-dia. E é isso que centenas de famílias cooperadas da Coamo estão aprendendo com os cursos de Soja na Alimentação promovidos pela cooperativa em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem do cooperativismo (Sescoop).

Das centenas de cursos realizados anualmente pela área Educacional e Social,  com a participação de 2,5 mil mulheres, 20% deles são de soja na alimentação. Um deles aconteceu nos dias 25 e 26 de julho em Figueira D’Oeste, distrito de Engenheiro Beltrão (Vale do Ivaí, no Paraná), com a participação da família cooperada. “As mulheres estão utilizando cada vez mais a soja na alimentação e sentindo os benefícios que essa leguminosa traz para a nossa saúde e qualidade de vida. Com uma maior conscientização e conhecimento, o número de usuários da soja na alimentação tende a ser maior, já que é possível ver o sucesso das receitas salgadas e doces, com a utilização do leite e da farinha de soja”, explica Sérgio Kazuo Kawikami, um dos instrutores de cursos.

Uma das adeptas do uso diário da soja na alimentação é Cristina Tibério. Ela garante que é possível melhorar a saúde e também o rendimento mensal da família. “A gente aprende muito com os cursos da Coamo. No caso da soja tudo fica mais fácil, pois temos a matéria-prima de qualidade que é produzida na nossa própria lavoura, e ainda por cima, ela serve como alternativa para aumentar a renda da atividade”, comenta, acrescentando que produz diversas receitas, como almôndega, saladas e bolinhos, que são comercializadas para os vizinhos e o comércio local e regional.

Vantagens da soja

Serviço: mais informações acesse http://www.cnpso.embrapa.br/soja_alimentacao

Mais Cursos