barra Site Coamo barra
Coamo Agroindustrial Cooperativa | Edição 363 | Julho de 2007 | Campo Mourão - Paraná

Fatos & Fotos

Safrinha: colheita avança

Lavouras plantadas dentro do período de zoneamento produzem quase o dobro das demais

A colheita do milho safrinha avança na região de atuação da Coamo. Os cooperados, segundo dados do Departamento de Assistência Técnica da Coamo, já haviam colhido cerca de 40% da safra até o final de julho. A produtividade média da cultura, neste ano, é de 130 sacas por alqueire, resultado inferior em perto de 20% ao alcançado na safra passada, quando o milho safrinha rendeu 159 sacas por alqueire, de média, na área de ação da cooperativa.  Nesta safra, a produtividade média das lavouras cultivadas dentro do zoneamento tem girado entre 180 a 200 sacas por alqueire, enquanto que nas demais a produtividade média está em torno de 100 sacas por alqueire.

O levantamento do Detec da Coamo aponta, ainda, que as lavouras cultivadas dentro do zoneamento (período considerado ideal para o cultivo e que leva em conta dados históricos de pesquisa), estão fechando a safra com médias maiores que as demais. Segundo o agrônomo Luiz Carlos de Castro, do entreposto de Campo Mourão (Centro-Oeste do Paraná), 70% das lavouras plantadas neste ano estão dentro do zoneamento. “Na nossa região este período varia entre 20 de fevereiro e 10 de março”, explica Castro, salientando as lavouras plantadas de 10 de março em diante têm menor arranque, por causa do pouco calor e umidade, e maiores chances de perdas por geadas. “Foi o que aconteceu neste ano. As lavouras mais atrasadas tiveram maiores prejuízos com as geadas de 30 de maio e 04 de junho, pois estavam no início de enchimento de grãos, enquanto que as plantadas dentro do zoneamento já estavam fechando esta fase”, revela Castro.

O técnico da Coamo orienta que o zoneamento é uma das ferra-mentas que o agricultor tem à sua disposição para garantir uma maior estabilidade na sua produção. “Outros fatores também podem influenciar nos resultados, mas, sem dúvida, o plantio no momento certo é praticamente metade do sucesso da lavoura”, conclui o agrônomo.

Imagens do campo

Em comemoração ao Dia do Agricultor (28 de julho) a Coamo promove uma exposição de fotografias, com 39 imagens do campo, no saguão do prédio da Administração Central, em Campo Mourão, e tem como tema “Agricultor, um forte!”. A mostra seguirá, de forma itinerante, para outros entrepostos da região de atuação da cooperativa.

As imagens retratam o dia-a-dia da vida do campo e mostram o belo e incansável trabalho dos agricultores juntamente com seus familiares abrangendo desde a assistência recebida da Coamo até as etapas do plantio, da colheita, armazenagem e industrialização da produção.

A exposição em homenagem aos agricultores foi produzida pela Assessoria de Imprensa, com imagens registradas ao longo dos últimos anos através de reportagens realizadas em várias regiões do Paraná, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul.

FESTA DO CARNEIRO - Na passagem por Campo Mourão, durante a Festa Nacional do Carneiro no Buraco, autoridades visitaram a Coamo e foram recepcionadas pela diretoria da cooperativa. Acima, Rogério Mello, gerente Comercial de Produtos Agrícolas da Coamo; Erikson Chandoha, chefe do Núcleo da Seab em Campo Mourão; Dr. Aroldo Gallassini, presidente da Coamo; Walter Bianchini, secretário de Agricultura do Paraná; Alcir José Goldoni, superintendente Comercial da Coamo; Rômulo de Assis, chefe regional da Emater em Campo Mourão; Dr. Ricardo Calderari, diretor-secretário; Antonio Granado Martinez, superintendente Operacional e Cláudio Rizzatto, superintendente Técnico da Coamo. Ao lado, Alcir José Goldoni, superintendente Comercial da Coamo; Danilo Angst, superintendente Estadual Super Varejo do Banco do Brasil; Dr. Aroldo Gallassini, presidente da Coamo; e Derci Alcântara, vice-presidente de Agronegócios e Governo Interino do Banco do Brasil.

Reuniões de campo do 2º semestre

Levar informações com qualidade e de interesse do quadro social, para a tomada de decisões na propriedade. Este é o principal objetivo das Reuniões de Campo, realizadas duas vezes por ano pela diretoria da Coamo, sempre no início e final de cada safra. Neste segundo semestre a diretoria realiza 36 encontros em toda área de ação da cooperativa no Paraná, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul, com a participação dos cooperados. Na próxima edição, a cobertura completa das reuniões.

Ferrari F1 no Oeste do Paraná

Na Semana do Agricultor (23 a 28 de julho) a Coamo, em parceria com a Shell, trouxe para os entrepostos da região Oeste do Paraná: Toledo, São Pedro do Iguaçu, Vila Nova, Nova Santa Rosa e Tupãssi a exposição de uma Ferrari F-1, utilizada em 2005 na temporada oficial da Fórmula 1. A exposição foi uma exclusividade para a Coamo.

INTERCÂMBIO - Diversos profissionais da Alemanha visitaram a Coamo durante a passagem por Campo Mourão. Eles fazem parte de um programa do Rotary Clube que promove o intercâmbio profissional. Na Coamo, foram recepcionados pela diretoria.