Site Coamo
Coamo Agroindustrial Cooperativa | Edição 385 | Julho de 2009 | Campo Mourão - Paraná

Comemoração

O Dia do Cooperativismo na Coamo

Evento que celebra a data já se tornou tradição no calendário da cooperativa e reúne centenas de associados na valorização do sistema

Celebrar o Dia do Cooperativismo, integrar e aumentar os laços de amizade entre centenas de associados, representantes de várias regiões do Paraná e Santa Catarina, e repassar informações acerca de assuntos de interesse do quadro social. Estes foram objetivos principais do tradicional Encontro de Líderes Cooperativistas que a Coamo promoveu no dia 26 de junho, em Campo Mourão. O encontro foi aberto pelo idealizador e presidente da Coamo, Dr. Aroldo Gallassini, que lembrou dos pioneiros de Rochdale, na Inglaterra, responsáveis, em 1844, pelo surgimento deste que é hoje um dos mais importantes movimentos econômicos e sociais do mundo. Para a Coamo, como vem acontecendo há muitos anos, é relevante reunir suas lideranças para debater e valorizar o cooperativismo, como instrumento de geração de renda, empregos, tributos e qualidade de vida para milhões de pessoas em todos os continentes.

NOVA GERAÇÃO – “A Coamo investe muito na formação e na educação cooperativista e um bom exemplo desse trabalho é o programa de Jovens Líderes que idealizamos em 1998 e que nos seus 13 anos de realização congrega cerca de 600 jovens de várias regiões da Coamo. É um trabalho que vem dando certo com a certeza de que estamos colaborando para o aumento do conhecimentos e na formação de uma nova geração de empreendedores com a prática de novos conceitos de administração e gerenciamento rural em busca da melhoria gradual e contínua dos resultados e da qualidade de vida no ambiente produtivo rural”, salienta Gallassini.

TEMAS – O presidente da Coamo abordou, na abertura do encontro, temas de interesse dos associados como o novo Plano Agrícola e Pecuário lançado pelo governo, e os entraves e as propostas do setor agrícola para as alterações no Código Florestal Brasileiro.

Os participantes também receberam orientações sobre dois problemas agronômicos atuais importantes: o avanço da buva (planta daninha resistente ao herbicida glyfosato) e o agravamento da doença de soja chamada môfo branco, ou podridão branca da haste. Os dois assuntos técnicos foram abordados pelos engenheiros agrônomos Pedro Dias da Silva Júnior, de Juranda e Joaquim Mariano Costa, responsável pela Fazenda Experimental da Coamo, em Campo Mourão, respectivamente.

ESCOLHAS – “Saber escolher para colher” foi o tema da palestra apresentada pelo psicólogo Antonio César Marini, responsável pelo Departamento de Seleção e Desenvolvimento Pessoal da Coamo. Durante mais de uma hora Marini levou os cooperados a refletirem sobre a importância de se fazer uma análise criteriosa das escolhas que fazemos na vida em todos os aspectos, sejam pessoais, profissionais e familiares. “São dessas escolhas e decisões que estaremos colhendo os frutos em nossa vida, que, por sua vez, podem ser doces ou amargos. E isto será consequência das nossas escolhas”, explica Marini, que colaborou para o aumento da auto-estima e do sentimento de valorização de cada participante como colaborador para a melhoria do ambiente onde ele vive, seja na sua família, na comunidade, na cooperativa, enfim onde ele estiver exercendo sua liderança.

RECONHECIMENTO – No encerramento do Encontro de Líderes Cooperativistas 2009 a Coamo prestou uma homenagem justa e merecida ao professor Albino Gawlak, experiente difusor do sistema cooperativista, que atuou na coordenação de todas as 13 turmas do programa Coamo de formação de Jovens Líderes Cooperativistas. “Estou feliz. É uma alegria muito grande poder estar aqui com vocês comemorando o Dia do Cooperativismo e ver que este programa está dando certo. A Coamo é uma grande família, unida, harmoniosa e comprometida para o bem comum”, disse Albino Gawlak, no seu agradecimento.

Fala Cooperado