Site Coamo
Coamo Agroindustrial Cooperativa | Edição 385 | Julho de 2009 | Campo Mourão - Paraná

Esporte e lazer

Os campeões do Vale do Ivaí

Chuva não impede a alegria e motivação da família cooperada na terceira etapa da Copa Coamo 2009

Mesmo com a chuva intensa que caiu em boa parte do sábado, 26 de junho, a regional Vale do Ivaí da Copa Coamo 2009 transcorreu normalmente e com a presença de um grande público, reunindo cooperados, familiares e comunidade em Engenheiro Beltrão; Peabiru; Faxinal, Fênix, Ivaiporã e São João do Ivaí. “Foi a festa da integração. Todos estavam muito felizes com a chegada da chuva e também da Copa Coamo, que acontece para a felicidade dos cooperados. Para a diretoria é motivo de orgulho ver a alegria e a união dos cooperados e funcionários que, juntos participam entendendo o verdadeiro espírito e objetivo deste evento, que é muito bem aceito pelos cooperados e está na sua 10ª edição”, explica Dr. Aroldo Gallassini, presidente da Coamo, que prestigiou a etapa.

CAMPEÕES – Figueira do Oeste A, por Engenheiro Beltrão; Custódião, por Peabiru; Santo Antonio de Palmital, por Faxinal/Marilândia do Sul; Quinta do Sol por Fênix/Quinta do Sol; Beija-Flor, por Ivaiporã e Amigos da Costela, por São João do Ivaí. Estes são os mais novos campeões regionais da Copa Coamo 2009, conhecidos na terceira etapa do maior evento rural esportivo do Brasil. Os jogos desta regional aconteceram nos municípios de Engenheiro Beltrão, Fênix, São João do Ivaí, Ivaiporã, Faxinal e em Peabiru.

GOLS E DISCIPLINA – Com mais de mil atletas, representando 76 equipes, as redes balançaram 315 vezes, sem contar os gols de pênaltis, e a média de gols foi superior a 3,5 por partida. Em 120 jogos foram distribuíram 54 cartões, dos quais apenas 6 azuis. “Esta média de gols e o elevado nível disciplinar confirma o talento dos atletas e o foco que eles mantêm no objetivo da Copa Coamo, que propicia uma grande festa de integração e amizade entre a família Coamo”, avalia Nei Leocádio Cesconetto, presidente da Comissão Central organizadora (CCO) da Copa Coamo 2009.

Família motivada

Para os cooperados de Ivaiporã, José Verbinski, da equipe Guapos e Éder da Silva, da equipe Trevo, que são vizinhos na atividade agrícola e também são goleiros, o que menos importa são os resultados dos times em campo, pois a Copa Coamo representa muito para os cooperados e seus familiares. “Esperamos muito por este dia para rever as pessoas e aumentar as amizades. Isso aqui é uma grande confraternização”, avaliou Éder Silva.

Já para a família Baggio, de Ivaiporã, a chuva não impediu a motivação e alegria que envolve a Copa Coamo. Anita Baggio, esposa do cooperado Altamir, disse que a família toda participa. “Vem os pais, os filhos e os netos. Todos para torcer. E em dia de frio não pode faltar o chimarrão”, lembrou.

Em Fênix, o cooperado Armando Santos foi exemplo não só para os colegas da sua idade, mas principalmente para os mais jovens. Com 65 anos de idade ele jogou o torneio e fez questão de agradecer a Coamo pela promoção do evento. ‘Seo’ Armando disse que se prepara para estar em campo na Copa Coamo. “O meu time perdeu, mas o que importa é a festa. Estou feliz pelo empenho da Coamo em fazer a gente feliz no dia de hoje. Eu faço exercícios todos os dias. Estou sempre em movimento. Ando de bicicleta, mas futebol eu jogo só na Copa Coamo”, destacou.

No Centro-Oeste, mais cinco finalistas

Quarta etapa da competição também foi disputada sob chuva, mas não diminuiu entusiasmo dos cooperados e seus familiares

As chuvas também caíram durante a realização da regional Centro-Oeste da Copa Coamo 2009, a quarta etapa da competição. No entanto, este fato não diminuiu o entusiasmo dos milhares de cooperados e familiares, nos municípios de Mamborê, Boa Esperança, Juranda, Roncador e Altamira do Paraná. Foram 130 jogos entre 70 equipes.

SATISFAÇÃO – O cooperado Mauro Zanin, de Mamborê, disse que foi mais um sábado para ficar na memória. “Apesar da chuva e do frio, a participação foi muito boa. Destaque para a organização de todo o evento. Parabenizamos a diretoria e a equipe de funcionários da Coamo pelo sucesso da festa, que foi completa”, afirmou.

E para Jair Alves Ferreira, dirigente da equipe da Placa América, que venceu a competição em Mamborê, a satisfação foi dobrada, pelo privilégio de participar do torneio e, principalmente, porque o time dele foi campeão regional pela primeira vez. “Já tínhamos chegado perto, em anos anteriores, e desta vez deu certo. Só temos a comemorar e nos preparar ainda mais para representar bem a nossa região na final da Copa Coamo”, salientou.

CAMPEÕES – Em Mamborê, venceu a Placa América A; por Altamira do Paraná a equipe campeã foi a Garrincha; em Roncador, o título ficou com a equipe Palmital 43; por Boa Esperança o time vencedor foi o Cinzano, de Moreira Sales; e em Juranda a equipe campeã foi a Primavera.

Dois do MS na final

Pela segunda vez nos campos sulmatogrossenses, Copa Coamo tem jogos em dois locais diferentes. Vinte equipes disputam título da regional

A regional Mato Grosso do Sul da Copa Coamo de Cooperados 2009 foi a quinta a ser realizada pela equipe organizadora da competição. Pela segunda vez o torneio foi disputado nos campos sulmatogrossenses. Os jogos, realizados no dia 18 de julho, reuniram 20 equipes em dois locais – Amambai/Aral Moreira e Caarapó, e Laguna Carapã –, e garantiram a presença de mais dois campeões regionais na grande final do evento, que acontecerá no dia 29 de agosto, em Campo Mourão.

“Foi um sábado maravilhoso. Tudo deu certo. Prevaleceu, sobretudo, o espírito cooperativista e de integração, não só dentro de campo, mas também fora dele, com a presença das famílias e das comunidades que viram de perto a grande festa do cooperativismo propiciada pela Copa Coamo. Os jogos transcorreram normalmente com elevado nível de disciplina. A Copa Coamo é um excelente projeto de lazer e integração, celebrando a alegria e as vitórias dos produtores rurais”, afirma o diretor-secretário da Coamo, Ricardo Accioly Calderari, que prestigiou o evento em Amambai e Laguna Carapã. Ele destaca, ainda, o grande envolvimento da equipe de funcionários na preparação do evento em prol dos cooperados. “É bonito de ver a dedicação da nossa equipe de funcionários, cada um fazendo a sua parte para que no final tudo dê certo e aconteça a celebração da família Coamo, com grande espírito de equipe e excelentes resultados dentro e fora de campo”, valoriza Calderari.

CAMPEÕES – Em Amambai, o Vale da Esperança foi a equipe campeã regional, enquanto em Laguna Carapã, o time campeão foi Lagunita. Ambos já estão garantidos na fase final.

Costela bovina no cardápio

A tradição na Copa Coamo é almoçar um bom churrasco. Por isso, o cardápio inclui, em todas as regiões, a sucolenta costela bovina preparada ao fogo de chão. Não tem quem resista!