barra Site Coamo barra
Coamo Agroindustrial Cooperativa | Edição 362 | Junho de 2007 | Campo Mourão - Paraná

Eventos Unidades

Tecnologia no varejo

Cooperados aprimoram conhecimentos em eventos técnicos da Coamo

Informação. Esta é a palavra que norteia toda era que estamos vi-vendo. O acesso a ela pode garantir o sucesso ou não de uma atividade, por exemplo. Estar in-formado é permanecer no contexto. É fazer dos objetivos de vida uma proposta real para ampliação dos seus próprios resultados. Sendo assim, hoje, quem detém a informação está sempre um passo a frente. E a busca pelo sucesso passa pelo aprimora-mento técnico, uma vez que não adianta somente estar informado, mas é preciso, sobretudo manter-se atualizado, sob pena de ficar, literalmente, para trás.

Neste mês, o Detec da Coamo realizou uma série de eventos envolvendo os cooperados de diversas regiões da área de ação da cooperativa. O objetivo foi aprimorar os conhecimentos técnicos dos agricultores, apresentando as principais novidades do mercado agropecuário. Entre os temas abordados nos encontros esteve a ferrugem da soja; tecnologia de aplicação de defensivos agrícola; gestão da propriedade rural; fisiologia e nutrição de plantas; transgênicos e perspectivas para o mercado de grãos.

Pesquisadores renomados, como o professor de da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq), da Universidade de São Paulo (USP), Antonio Luiz Fancelli; Ademir Calegari,  do Instituto Agronômico do Paraná (Ia-par) e Ivan Schuster, da Cooperativa de Pesquisa Agrícola (Coodetec), estiveram entre os palestrantes.

Campo Mourão

Foi a 4ª edição do Encontro de Cooperados de Campo Mourão (Centro-Oeste do Paraná). O evento aconteceu no dia 4 de junho, com destaque para o programa Na Ponta do Lápis, da Coamo; ferrugem da soja e fisiologia e nutrição de plantas. Cerca de 150 cooperados participaram. O professor Antonio Fancelli, da Esalq-USP, de Piracicaba, falou sobre Manejo e Nutrição para Altas Produtividades de Milho e Soja. Segundo o pesquisador, “quando a planta está bem nutrida ela tem a capacidade de suportar melhor os problemas relacionados com pragas e doenças”.

Peabiru

Também no Centro-Oeste paranaense, o entreposto da Coamo em Peabiru promoveu, no dia 5 de junho, o seu 1º Encontro Agrotecnológico, que abordou temas como a ferrugem da soja, gerenciamento rural e fisiologia e nutrição de plantas. Participaram do encontro cerca de 130 cooperados. O professor Antonio Fancelli, da Esalq-USP, de Piracicaba, foi um dos palestrantes. Ele disse que na agricultura é preciso tomar decisões rápidas, “e para agir com essa rapidez o produtor tem de estar bem preparado e orientado”.

Engenheiro Beltrão

Entre os mais tradicionais da Coamo, o Encontro de Plantio Direto e Rotação de Culturas de Engenheiro Beltrão (Vale do Ivaí, no Paraná), aconteceu no dia 6 de junho. Na sua 10ª edição, o evento destacou palestras sobre tecnologia de aplicação de defensivos agrícolas; transgênicos, fisiologia e nutrição de plantas, ferrugem asiática da soja e perspectivas de mercado agrícola.

O pesquisador Ivan Schuster, da Biotecnologia da Coodetec, foi um dos convidados e palestrou sobre Biotecnologia. Schuster lembrou que quando se fala em transgênicos o produtor lembra da soja RR, “mas o que muita gente ainda não sabe é que existem outros produtos geneticamente modificados no mercado, como o algodão e o milho resistente a insetos. São novidades da ciência agrícola que logo passarão a ser utilizadas pelo produtor, como alternativas na hora da tomada de decisões”, destacou.

Quinta do Sol

O 9º Encontro de Produtividade e Fertilidade de Quinta do Sol (Vale do Ivaí, no Paraná), foi realizado no dia 1º de junho. As evoluções tecnológicas e de produtividades regional foram os principais destaques do evento. Os cerca de 100 cooperados presentes ao encontro também foram orientados sobre fisiologia e nutrição de plantas, pelo professor Antonio Fancelli, da Esalq-USP; ferrugem da soja e tecnologia de aplicação de defensivos.

Marilândia

Realizado no dia 18 de julho, pelo entreposto da Coamo no município, o 3º Encontro Tecnológico de Marilândia do Sul (Norte do Paraná), destacou o tema rotação de culturas e adubos verdes. Cerca de 150 pessoas participaram, entre cooperados e convidados. O pesquisador Ademir Calegari, do Iapar, apresentou as tecnologias em rotação de culturas e adubos verdes para a região, visando altas produtividades nas culturas.

Luiziana

Um total de 130 cooperados esteve do 2º Encontro Agrotecnológico de Luiziana (Centro-Oeste do Paraná), realizado no dia 5 de junho. Os temas abordados no evento foram: tecnologia de aplicação e fisiologia e nutrição de plantas. O professor Antonio Fancelli, da Esalq-USP, de Piracicaba, também palestrou no encontro, dando ênfase aos aspectos fundamentais e necessários para a otimização das produtividades das lavouras de soja e milho.

Inspeção de pulverizadores

Os entrepostos da Coamo em Boa Ventura de São Roque e Juranda oportunizaram, recentemente, eventos de inspeções nos pulverizadores dos cooperados. Em Juranda (Centro-Oeste do Paraná), o trabalho foi realizado nos dias 25 e 27 de abril. Dos 25 pulverizadores avaliados, 76% foram aprovados. O restante necessitavam de pequenos ajustes para a devida adequação. “Avaliamos 35 itens e percebemos que, quando o produtor participa ativamente do processo de revisão do seu maquinário ele consegue aumentar a eficiência do equipamento no campo”, destaca Sérgio Bertola Júnior, responsável pelo Detec. Na oportunidade, também foram ministradas palestras aos cooperados e seus respectivos funcionários, sobre devolução segura de embalagens de agrotóxicos; tecnologia de aplicação e uso de EPI.

Boa Ventura - As verificações em Boa Ventura (Centro do Paraná) aconteceram no dia 24 de maio. Segundo o agrônomo Guiliano Rampazzo, “foi a primeira etapa de uma série que o Detec de Boa Ventura irá promover no município, em parceira com a Dupont”. Na ocasião, foram avaliados 11 pulverizadores.