Site Coamo
Coamo Agroindustrial Cooperativa | Edição 373 | Junho de 2008 | Campo Mourão - Paraná

Reconhecimento

Dr. Aroldo: cidadão roncadorense

Presidente da Coamo recebe honraria e lembra os 30 anos do início dos trabalhos da cooperativa em Roncador

“Esta noite vai ficar na história do nosso município, pois prestamos uma homenagem justa e merecida a uma pessoa que alavancou o cooperativismo e o agronegócio em nossa região. Uma pessoa que ajudou a transformar as terras que antes tinham os ‘3S’ –sapé, samambaia e saúva, e hoje estão entre as mais produtivas”. Com esta saudação, o presidente da Câmara Municipal de Roncador, Tadeu Voroniuk Júnior, abriu na noite de 18 de junho de 2008, a sessão solene de entrega do título de cidadão honorário ao diretor-presidente da Coamo, José Aroldo Gallassini.

1º título dos últimos 20 anos – A vereadora Vilma Martelli, autora da proposição, falou em seu pronunciamento sobre a importância da liderança e da administração do homenageado, que à frente da maior cooperativa agrícola da América Latina vem beneficiando centenas de agricultores há cerca de 30 anos na região de Roncador. “Este é o primeiro título de Cidadão Honorário concedido pelo município nos últimos 20 anos. Trata-se de um reconhecimento justo. Neste ano a Coamo completará 30 anos de atividades em Roncador e não consigo imaginar como seria para os nossos agricultores se eles não tivessem a presença e o apoio da Coamo aqui em Roncador”.

Liderança – O prefeito de Roncador e cooperado da Coamo, Ilizeu Puritz, falou aos presentes (autoridades, lideranças locais e regionais, cooperados e funcionários da Coamo), que existem pessoas que fazem parte e constroem a história, e que fazem a diferença com orgulho e admiração. “E o doutor Aroldo é uma dessas pessoas. A sua história e a da Coamo se confundem. Com certeza a Coamo não seria a maior cooperativa do país e da América Latina se não fosse bem administrada”, disse, agradecendo ao homenageado e à Coamo pelo apoio na transformação dos agricultores em empresários rurais.

Emoção – Emocionado pelo reconhecimento da comunidade roncadorense e o prestígio das autoridades, lideranças e cooperados presentes à sessão solene realizada na Câmara Municipal, Dr. Aroldo Gallassini agradeceu a honraria. “Sinto-me orgulhoso. Estou convicto de que honrarei este título que recebi e o nome de Roncador estará sempre presente em meus pensamentos”, afirmou o presidente da Coamo.

Início na região – O presidente da Coamo lembrou no seu discurso do início dos trabalhos da Coamo em Roncador, que em 2008 comemorará 30 anos de atividades. “Quando, como presidente da Coamo, decidi, com o apoio dos produtores deste município, instalar, naquela época, um posto de recebimento de produtos, hoje entreposto da cooperativa, eu acreditava na força de realização de seu povo”. Contou que no início a Coamo recebia feijão e milho, e depois algodão, soja e trigo em instalações precárias. “O algodão recebíamos em praça pública. Foi realmente um ato de coragem e desprendimento, mas sempre acreditamos na força do trabalho dos agricultores e autoridades constituídas deste município”.

Crescimento – O presidente da Coamo ressaltou o desenvolvimento da agricultura em Roncador desde a chegada da cooperativa, comparando os volumes de recebimento. “Na safra 1978/79, no início das nossas atividades em Roncador, recebemos 30.467 arrobas de algodão, 400 sacas de feijão, 73.700 sacas de milho e 14.900 sacas de soja, que totalizaram 5.800 toneladas de produtos. Hoje, na safra 2007/2008, a Coamo recebeu entre soja, milho e trigo um total de 110.000 toneladas, ou seja, registrou um crescimento de 1,7 mil por cento”.

FALA COOPERADO:

Nery José Thomé, de Campo Mourão – “Para mim um frase resume esta noite histórica: o orgulho de ser o cooperado da Coamo. É uma grande alegria poder presenciar esta homenagem ao doutor Aroldo e à família Coamo”.
Marcos Antonio Veiga, de Roncador – “A entrega desse título nos deixa muitos felizes. O doutor Aroldo é uma pessoa que merece a homenagem. A sua grandeza é motivo de orgulho para os cooperados”.