Site Coamo
Coamo Agroindustrial Cooperativa | Edição 384 | Junho de 2009 | Campo Mourão - Paraná

Esporte e lazer

Cooperativismo na cabeça e no pé

Fazendo jus ao seu slogan, a Copa Coamo de Cooperados – Futebol Suíço, é, sem dúvida, um jeito gostoso de viver o cooperativismo. As primeiras regionais classificatórias do evento, considerado o maior do Brasil, já dão uma mostra de que neste ano o sucesso das edições anteriores deve ser repetido. A Copa Coamo movimenta, a cada dois anos, 500 equipes de futebol, cerca de 5 mil atletas e mais de 20 mil pessoas, diretamente, entre familiares e comunidade. Nesta edição, o Jornal Coamo destaca os campeões das regionais Sul/Centro-Sul e Oeste. E, também, alguns momentos que protagonizaram a 10ª edição da competição, até aqui.

Sul/Centro-Sul abre Copa Coamo 2009

Com a participação de 93 equipes e mais de mil atletas, regional define os primeiros finalistas do maior evento esportivo rural do Brasil

Abelardo Luz e São Domingos, no Oeste de Santa Catarina; Coronel Vivida, Mangueirinha, Candói e Cantagalo, no Sudoeste e Centro-Sul do Paraná, foram os municípios sede da primeira regional da Copa Coamo de Cooperados – Futebol Suíço 2009. A etapa foi realizada no dia 13 de junho nos quatro locais, simultaneamente. Noventa três equipes disputaram as seis primeiras vagas na grande final da competição, marcada para o dia 29 de agosto em Campo Mourão, no Centro-Oeste do Paraná, e que reunirá os 33 campeões das fases classificatórias.

NÚMEROS – Considerado o maior evento esportivo rural do Brasil, a Copa Coamo é um projeto que busca a integração da família cooperativa através do esporte e do lazer. A regional Sul/Centro-Sul contabilizou a participação de 1.100 atletas. Em 103 jogos foram anotados 306 gols, perfazendo a média de 3 gols por jogo.

FINALISTAS – Os primeiros campeões regionais foram os seguintes: Folhas do Laranjal, por Abelardo Luz; Linha Cascata, por São Domingos; Rosário, por Coronel Vivida; Canhada Funda, por Mangueirinha; Campo Alto, por Cantagalo; e Garrafão, por Candói.

“Reforço internacional”

Para o cooperado Daniel Grando, de Coronel Vivida (Sudoeste do Paraná), participar da Copa Coamo é um grande privilégio. Há cinco anos morando na Itália, quando soube pelo pai que a fase classificatória da sua região já tinha data marcada, e era para o mês de junho, não pensou duas vezes para antecipar sua viagem de volta ao Brasil e participar de mais uma edição do evento. “Estava com muita saudade da minha família e amigos, e a Copa Coamo me motivou a voltar mais rápido para minha terra”, conta o cooperado, que valoriza o evento apontado a organização e a confraternização como os pontos altos da competição. Segundo ele, a Copa Coamo é sempre aguardada com muita ansiedade por todos os cooperados. “Valeu muito antecipar minha viagem. Estou muito feliz em poder estar aqui hoje participando desta grande festa do cooperativismo”, diz Grando.

 

Mais quatro finalistas da Copa Coamo

Oitenta e quatro equipes disputam a regional Oeste, com jogos em Toledo, São Pedro do Iguaçu, Nova Santa Rosa e Tupãssi

Disputada no Oeste do Paraná, a 2ª regional da Copa Coamo de Cooperados – Futebol Suíço 2009, também foi marcada por grande sucesso. Oitenta e quatro equipes disputaram a competição, com jogos em Toledo, São Pedro do Iguaçu, Nova Santa Rosa e Tupãssi. A etapa definiu mais quatro finalistas do torneio.

BALANÇO – Entre cooperados, familiares e comunidade, milhares de pessoas prestigiaram os locais de competição. Durante o dia foram realizados 82 jogos, com a rede balançando 197 vezes, perfazendo uma média de 2,4 gols por jogo. Foram distribuídos 40 cartões, dos quais um azul e 39 amarelos. “Os cooperados entendem que mais do que uma disputa, a Copa Coamo é um projeto de integração e lazer em família, no verdadeiro espírito do cooperativismo”, considera o presidente da Coamo, Dr. Aroldo Gallassini.

CAMPEÕES – Os quatro campeões da regional foram conhecidos em cobranças de penalidades e apontaram vitórias das equipes Jóia do Oeste, por Nova Santa Rosa; Vera Cruz do Oeste, por São Pedro do Iguaçu; G.O. Dez, por Toledo e Boa Vista por Tupãssi.

 

Momento de civismo

 

 

 

 

 

 


Como manda a tradição da Copa Coamo em Toledo, a organização da regional reservou um espaço para o civismo, durante a abertura do evento, com hasteamento das bandeiras e entoação do Hino Nacional Brasileiro. Autoridades locais e regionais, cooperados, familiares e funcionários participaram da solenidade.