Site Coamo
Coamo Agroindustrial Cooperativa | Edição 384 | Junho de 2009 | Campo Mourão - Paraná

Cooperativismo

Coamo entre as maiores exportadoras

Cooperativa participa com 6,07% do total das exportações no Paraná, no primeiro trimestre de 2009, com vendas de US$ 133,44 milhões

Dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, e Secretaria de Comércio Exterior (Secex), divulgados recentemente, revelam as principais empresas exportadoras brasileira no Paraná. O levantamento foi composto tomando por base os volumes exportados pelas empresas nos três primeiros meses do ano e aponta a Coamo como a segunda maior exportadora do Estado. A cooperativa exportou no período U$ 133,44 milhões, participando com 6,07% do total das vendas para o mercado ex-terno. E na comparação com o mesmo período do ano passado o crescimento das exportações da Coamo foi de 33,20%.

Entre os fatores que impulsionaram o avanço nas exportações da cooperativa estão a maior procura dos importadores pelos produtos neste início de ano, além da abertura de novos mercados compradores no cenário internacional.

PRINCIPAIS MERCADOS – Os principais mercados da cooperativa são a Alemanha, China, Irã e França.“O maior volume entre as exportações é composto pelos produtos do complexo soja (grão, farelo e óleo bruto). No entanto, também vendemos milho para o exterior”, informa o superintendente Comercial, Alcir José Goldoni.

China e Holanda são os maiores compradores da soja produzida pelos cooperados da Coamo. O destino do milho exportado pela Coamo tem sido o Irã e a Malásia. Já o trigo a Tanzânia e a Indonésia. No caso do farelo de soja, os principais compradores são a Alemanha e a França. E óleo bruto de soja tem encontrado maior mercado em Bangladesh e no Irã.