Site Coamo
Coamo Agroindustrial Cooperativa | Edição 395 | Junho de 2010 | Campo Mourão - Paraná

Clima

Instituto Simepar prevê inverno seco

Previsão indica que há possibilidade de quedas bruscas nas temperaturas, intercaladas com dias de temperaturas mais amenas

A estação do inverno brasileiro começou, oficialmente, às 8h28 do dia 21 de junho. De acordo com as informações dos técnicos do Instituto Tecnológico Simepar, vinculado à Secretaria Estadual da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, o inverno deste ano será seco e com possibilidade de quedas bruscas nas temperaturas, intercaladas com dias de temperaturas mais amenas. O fenômeno El Niño, que teve efeitos no outono, perde força, evoluindo para condição de formação do La Niña (esfriamento anormal das águas do Oceano Pacífico). Com isso, setembro, que normalmente caracteriza-se pelo retorno das precipitações, apresentará chuvas abaixo do normal para o Paraná.

MÉDIA HISTÓRICA – A previsão das temperaturas para o trimestre julho-agosto-setembro é que fiquem próximas da média histórica para o inverno. Algumas quedas mais acentuadas na temperatura poderão ocorrer devido às massas de ar frio que ingressam no Estado durante a estação. Porém, os dias mais frios serão intercalados com sequências mais amenas de temperaturas, sempre associadas à falta de precipitação. Há possibilidade de geadas em todo o Estado, como já ocorreu nos primeiros dias de junho.

A página eletrônica do Simepar www.simepar.br apresenta mapas do Paraná, com dados sobre precipitações e temperaturas. (Com informações da AENotícias)