Site Coamo
Coamo Agroindustrial Cooperativa | Edição 395 | Junho de 2010 | Campo Mourão - Paraná

Exposição

Carneiro no Buraco em Campo Mourão

Festa nacional do prato típico da cidade alcança 20ª edição e terá atrações como shows, exposição e o espetáculo “Guardião do Fogo”

Nove shows musicais, feira e exposição comercial, rodeio profissional com prova dos tambores, show de motociclismo (Wheling), parque de diversões e o espetáculo Guardião do Fogo, estão entre as principais atrações programadas para a 20ª Festa Nacional do Carneiro no Buraco. O evento está sendo organizado pelo município em parceria com a Assercam e Sindicato Rural, e será realizado de 29 de junho a 04 de julho no parque de exposição em Campo Mourão, no Centro-Oeste do Paraná, com expectativa de reunir um público de 150 mil pessoas.

A programação artístico-cultural será gratuita e deve atrair milhares de pessoas. Os shows principais acontecem no Palco Artístico. Haverá ainda atrações para o grande público no palco cultural da Fundação Cultural.

O espetáculo de muita beleza cênica o “Guardião do Fogo”, será realizado na noite do dia (3) na arena do Parque com a participação de mais de 400 voluntários entre artistas, figurantes e técnicos. O almoço do prato típico Carneiro no Buraco será no domingo, 4 de julho, a partir das 11 horas em espaços gastronômicos mantidos por entidades, associações classistas e outras organizações não governamentais.

PECUÁRIA – A programação pecuária será umas das atrações da festa, com a realização de leilão e transmissão pelo Canal Rural; julgamento e exposição de gado nelore e palestras, coordenadas pelo Sindicato Rural que prevê durante o evento três leilões e além de bovinos, planteis de ovinos e caprinos. A exposição-feira agropecuária é reconhecida como uma vitrine para a pecuária nacional e traz a Campo Mourão um grande número de expositores de todo Brasil motivando a realização de bons negócios, a troca de informações e a valorização da pecuária.

A entrada e pesagem dos animais será entre os dias 29 e 30 de junho. No dia 1º de julho haverá palestra e o primeiro Leilão do Criador. No dia 2, pela manhã os primeiros julgamentos das raças nelore padrão e de ovinos, e a noite leilão nelore. No dia 3 (sábado) tem julgamentos de nelore e de caprinos padrão pela manhã e a tarde leilão de ovinos e caprinos. No domingo, ponto alto da Festa do Carneiro no Buraco, haverá julgamento de nelore padrão pela manhã e no período da tarde leilão de touros PO. “Além de grande atração para o público com os animais expostos nos pavilhões, a parte pecuária apresentada tem em quase sua totalidade animais nelore que agregam tecnologia e genética, o que nos coloca como um vitrine porque gado que passa por Campo Mourão tem um valor agregado que acaba projetando uma melhor comercialização nos demais espaços para onde segue no resto do ano”, explica o agropecuarista Nelson Teodoro de Oliveira, presidente do Sindicato.