Site Coamo
Coamo Agroindustrial Cooperativa | Edição 395 | Junho de 2010 | Campo Mourão - Paraná

Sementes

Novidades Coodetec

Importante provedora de cultivares de soja e trigo e híbridos de milho para o agronegócio, a Cooperativa Central de Pesquisa Agrícola (Coodetec) apresenta novidades para a próxima safra. Entre elas, o número de materiais de linhagens indeterminadas que aceitam a antecipação de semeadura e resistem ao acamamento, a exemplo dos essencialmente derivados, como a CD 202RR e 215RR.

SISTEMA STS – A Coodetec também lança o Sistema STS (Soja Tolerante a Sulfoniluréias). A tecnologia, segundo a central, foi desenvolvida como uma solução para o controle de buva e demais plantas daninhas de difícil combate, ampliando o uso de herbicidas do grupo sulfoniluréias (grupo químico de herbicidas) em plantio direto da soja.

A CD 236RR-STS, já está disponível para a safra de 2010/2011. Essa cultivar, conforme a Coodetec, contém um gene mutante que aumenta a degradação dos herbicidas na planta, proporcionando alta tolerância, além de garantir o potencial produtivo. “A cultivar é recomendada para plantio em época normal e solos de alta fertilidade. Tem ciclo precoce, elevado peso de grãos e tolerância aos nematóides formadores de galhas. Ainda tolera a aplicação de glifosato. No caso da sulfuniluréia, a recomendação da Coodetec é o herbicida Classic®, da Dupont,” explica o coordenador de Desenvolvimento de Mercado da Coodetec, Marcelo da Costa Rodrigues. (Com informações da Imprensa Coodetec)