Site Coamo
Coamo Agroindustrial Cooperativa | Edição 426 | Junho de 2013 | Campo Mourão - Paraná

Editorial

A força do nosso cooperativismo

A boa notícia vem da revista Exame na sua edição Melhores e Maiores 2013. A Coamo figura no ranking divulgado em 1º de julho como a 59ª maior empresa do país, somando-se todas as empresas - multinacionais, públicas e privadas. Os bons resultados de 2012 foram responsáveis para que a Coamo saltasse 11 posições - em 2012 foi a 70ª maior - neste importante levantamento que a editora Abril e revista Exame fazem com muito critério e responsabilidade.

Esta excelente performance e reconhecimento da sociedade empresarial brasileira, partilho com os cooperados, diretoria e funcionários da Coamo. Temos a certeza que todo o trabalho desenvolvido pela Coamo está no caminho certo. A cooperativa é voltada totalmente para os interesses e progresso dos seus mais de 25 mil produtores associados. Juntos, somos responsáveis pela produção de 3,4% de grãos e fibras do país e por quase 20% da produção paranaense.

Realizamos com absoluto sucesso, as Reuniões de Campo do segundo semestre onde apresentamos aos associados informações da situação da economia do país, da agricultura brasileira e mundial e, também da Coamo. Agradecemos a participação dos milhares de cooperados que estiveram presente nos encontros com a diretoria nestas últimas semanas. Esta participação expressiva, responsável e espontânea, é fruto da confiança e do envolvimento de todos no dia-a-dia com a Coamo, que promove um cooperativismo de resultados, com a tradição, solidez e segurança de 43 anos de existência.

O mercado dos produtos agrícolas apresenta um cenário com preços bons e firmes, e as previsões são otimistas. Mas, cada produto é um produto diferente, assim como cada caso é um caso. Desta maneira, é relevante que cada produtor saiba exatamente quais são os custos de produção de suas lavouras, e diante da sua realidade, faça a análise sobre a melhor forma e o período para vender a produção.

O que o agricultor não pode ser é especulador, o ideal é que ele comercialize em função dos seus custos e vendendo em várias vezes, obtenha no final uma média satisfatória. Uma vez conhecendo os custos na ponta do lápis ele poderá aproveitar as opções e os preços do mercado.

Com relação a produção, as previsões da Conab indicam para que o Brasil colha em 2013 a maior safrinha de milho de todos os tempos, estimada em 43,6 milhões de toneladas, representando 11,5% superior a safrinha 2012. E as projeções da próxima safra de soja brasileira apontam para uma safra 2013/14 do montante de 85 milhões de toneladas.

O desempenho da produção brasileira confirma a importância da agricultura e colabora para que novamente, a exemplo dos doze anos anteriores, ela continue sendo a âncora da economia do nosso país. O ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, divulgou relatório projetando o crescimento da agricultura do Brasil. No campo das exportações, o Brasil vem ocupando o seu espaço e pelos volumes previstos de soja, deverá ser líder mundial na exportação da commoditie.

COOPERATIVISMO - O cooperativismo tem no primeiro sábado do mês de julho a sua data oficial. Este importante movimento congrega cerca de 1 bilhão de pessoas em todos os continentes, e colabora sobremaneira para a promoção do bem-estar e do bem comum através do desenvolvimento técnico, educacional e social.

No dia 21 de junho, a Coamo reuniu mais de 400 jovens líderes cooperativistas de todas as 17 turmas do Programa Coamo de Formação de Líderes Cooperativistas, diretoria e membros dos conselhos de Administração e Fiscal para celebrar os bons resultados e a eficiência do cooperativismo.

Parabenizamos cooperados e familiares, diretoria e funcionários da Coamo pela passagem do Dia Internacional do Cooperativismo. A Coamo sempre esteve e está cada vez mais ao lado dos seus associados, sendo uma cooperativa bem estruturada e voltada totalmente para os interesses e o desenvolvimento da família cooperada.