Site Coamo
Coamo Agroindustrial Cooperativa | Edição 426 | Junho de 2013 | Campo Mourão - Paraná

Gastronomia

Carneiro no Buraco em Campo Mourão

Festa reúne milhares de pessoas na cidade, sendo servidos mais de nove mil almoços com o prato típico do município


Será realizada de 09 a 14 de julho, no Parque de Exposições de Campo Mourão, a 23ª Festa Nacional do Carneiro no Buraco, onde a Coamo, por meio de sua linha de produtos alimentícios, representada pelas marcas Coamo, Primê, Anniela e Sollus, estará presente com um estande.

O almoço do prato típico será servido apenas no domingo (14) a partir das 11 horas. Além do prato típico, a partir de 09 de julho Campo Mourão e região poderão contar com várias outras opções gastronômicas que serão oferecidas pelas entidades participantes da festa.

A entrada ao Parque de Exposições é gratuita todos os dias e várias atrações serão oferecidas como shows, atrações culturais, feiras exposições comercial e industrial, de artesanato, leilão e exposição de gado, agroindústria familiar, e ainda parque de diversões e rodeios. Os tachos com o prato típico de Campo Mourão serão montado pela Cozinha Única administrada pela confraria Associação Panela.

FEIRA AGROPECUÁRIA
Considerada um das principais vitrine da pecuária Estadual a Exposição Agropecuária trará à Campo Mourão criadores de várias partes do Brasil. O Sindicato Rural de Campo Mourão é o organizador da Exposição que terá uma programação bem diversificada, reunindo mais de 1.300 bovinos de seis raças, ovinos e muares. Entre as principais atividades estão leilões de gado PO (multi-raças) e de corte, exposições de várias raças, torneio leiteiro, julgamento de bovinos e ovinos e prova de marcha de muares.

História

Carneiro no Buraco é o prato típico de Campo Mourão. A iguaria foi criada por três pioneiros da cidade, no início da década de 1960, depois de assistirem a um filme em que vaqueiros preparavam alimentos sobre brasas, dentro de um buraco cavado no chão. Ênio Queiroz, Joaquim Teodoro de Oliveira e Saul Ferreira Caldas, todos já falecidos, foram os pioneiros no desenvolvimento da iguaria. No início o prato era servido esporadicamente apenas em festas de amigos, na década de 1980 passou a ser servido também quando autoridades visitavam o município.

Um movimento encabeçado pela confraria da Boca Maldita local levou a oficialização da iguaria como prato típico em 1990 e a primeira Festa do Carneiro no Buraco foi realizada já no ano seguinte. O evento é realizado sempre no segundo final de semana de julho. A Festa Nacional do Carneiro no Buraco acabou transformando o prato típico em verdadeiro símbolo de Campo Mourão sendo uma festa extremamente importante, cerca de 150 mil pessoas prestigiam anualmente o evento, divulgando o município em todo Brasil e em outros países.