barra Site Coamo barra
Coamo Agroindustrial Cooperativa | Edição 361 | Maio de 2007 | Campo Mourão - Paraná

Cursos Sociais

Receitas para a família inteira

Esposas e filhas de cooperados atualizam cardápio da casa e ainda ganham dinheiro extra com apoio da Coamo

Nos últimos anos milhares mulheres, esposas e filhas de cooperados Coamo, participaram de diversos cursos educacionais e sociais. Entre estes, destaque para o de culinária, que são úteis à medida que ajudam na melhoria da alimentação da família cooperada e na qualidade de vida no ambiente produtivo rural. Os cursos são promovidos pela cooperativa em parceria com o Sescoop. Aproveitar melhor os alimentos produzidos na propriedade e incrementar a renda da família são os principais objetivos dos cursos, que acontecem em toda área de ação da cooperativa.

Mandioca – No dia 08 de maio foi encerrado um desses cursos na comunidade Placa União, em Peabiru  (Centro-Oeste do Paraná) onde dezenas de esposas de co-operados, aprenderam como utilizar melhor a mandioca na culinária doméstica. Depois de dois dias inteiros de treinamento, elas aprimoraram as receitas de tortas, cocada, bolo, sonho, croquetes, brigadeiro, biscoitos e até pudim à base de mandioca. É uma forma de aliar os conhecimentos da culinária tradicional com as técnicas de preparo do produto, facilmente encontrado nas propriedades.

Para Elizabeth Dassie, que participou do curso, foi uma grande oportunidade de aprender novas técnicas de culinária e principal-mente de aproveitar melhor os alimentos produzidos na propriedade. A mesma opinião têm Priscila Aguiar. Ela conta que já participou de vários cursos deste seguimento dentro da Coamo e aprendeu bastante. “Além de deixar o cardápio diário mais saboroso também é uma forma de agregar renda para família”.