barra Site Coamo barra
Coamo Agroindustrial Cooperativa | Edição 361 | Maio de 2007 | Campo Mourão - Paraná

Eventos Unidades

Grãos na pauta em Nova Santa Rosa

Detec do entreposto promove 4ª edição do Encontro Tecnológico de Soja e Milho, com participação de 500 convidados

Definitivamente consolidado como um dos mais participativos eventos técnicos dentre os pro-movidos pela Coamo, em seus entrepostos, o Encontro de Tec-nologia em Produção de Soja e Milho de Nova Santa Rosa, no Oeste paranaense, bateu um novo recorde neste ano. Em sua 4ª edição, o evento reuniu 500 con-vidados, entre produtores rurais, técnicos e estudantes do muni-cípio. Eles foram informados sobre as novidades para as duas cultu-ras e debateram os temas, apon-tando soluções para o incremento na exploração das atividades.

O encontro aconteceu no dia 4 de maio e teve palco no auditório do Clube dos Idosos, em Nova Santa Rosa.

Elogios – Para o agrônomo Marcelo Cordeiro de Abreu, res-ponsável pelo Detec da Coamo em Nova Santa Rosa, “o evento foi um grande sucesso, sendo muito elogiado pelos participantes”. Ele destaca que entre os temas a-bordados no encontro estiveram o “novo panorama da ferrugem asiática da soja e os cuidados com as doenças de milho”, apre-sentados pelo pesquisador Olavo Corrêa Silva, da Fundação ABC; as “estratégias para a seca e altas temperaturas”, por Antônio Luiz Fancelli, professor da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq), da Universidade de São Paulo (USP); e o “Pro-grama Coamo de Aperfeiçoa-mento em Gerenciamento Rural (Na Ponta do Lápis)”, pelo a-grônomo Jonas Roberto Telo, da Coamo em Nova Santa Rosa.

Desenvolvimento regional – Segundo o gerente do entre-posto local da Coamo, Valdemir de Paula Barbosa, “a participação dos associados nos eventos pro-movidos pela cooperativa tem mostrado a importância do tra-balho da Coamo para o desen-volvimento produtivo da região”. Na avaliação de Barbosa, a Coa-mo tem como objetivo maior o desenvolvimento do seu quadro social, atuando na geração de resultados cada vez melhores, a cada nova safra.

Encontro em Araruna

O 2º Encontro Agrotecnológico da Coamo, realizado dia 18 de maio em Araruna, reuniu cerca de 250 cooperados, que aumentaram seus conhecimentos assistindo palestras com temas como: Tecnologia de Aplicação e Ferrugem Asiática da Soja, ministradas pelos técnicos da Coamo, e Cobertura e Física do Solo, com Cássio Tormena, professor e pesquisador da Universidade Estadual de Maringá (UEM).

Para o agrônomo João Roberto Juliani, encarregado do Detec da Coamo em Araruna, o evento está se tornando referência e ajudando os cooperados a melhorar seus resultados safra após safra. “Nem sempre é preciso fazer grandes investimentos, mas sim redobrar os cuidados e o capricho durante o trabalho”, assegura.

O cooperado José Antonio Furlaneto foi um dos participantes do evento. Para ele, “é importante buscar informação e acompanhar as novidades, desta forma a gente aprende e vai fazer de tudo para aplicar no nosso dia-a-dia”.