Site Coamo
Coamo Agroindustrial Cooperativa | Edição 383 | Maio de 2009 | Campo Mourão - Paraná

Comunidade

Intercâmbio cultural em Campo Mourão

Consulesa da Ucrânia conhece a estrutura industrial e administrativa da Coamo, e elogia o cooperativismo e o povo mourãoense

O sábado, 16 de maio, entrará para a história da comunidade Ucraniana da região de Campo Mourão. Neste dia, eles receberam a visita da consulesa da Ucrânia no Paraná, Larysa Myronenko. Esta foi a primeira vez que a consulesa veio à região Centro-Oeste do Paraná. Ela aproveitou a oportunidade para conhecer as potencialidades do município e visitou o complexo industrial e a administração central da Coamo.

Durante a visita ao parque industrial da cooperativa, Myronenko procurou saber dos detalhes de fabricação de cada produto, acompanhando de perto os processos de refino e envase do óleo de soja e produção das margarinas. Ao final da visita, a consulesa da Ucrânia experimentou a Margarina Coamo Família, o mais novo produto da linha alimentícia da cooperativa, e aprovou. “É muito saborosa”, afirmou.

Myronenko aproveitou para elogiar o sistema cooperativista e o trabalho desenvolvido pela Coamo. “Estou muito impressionada com a potencialidade desta cooperativa e ver a vontade de trabalhar junto. É um bom exemplo. Vou sugerir ao governo do meu país uma proposta de fazer uma vista para ver de perto o trabalho dos agricultores”, avaliou.

DIA FANTÁSTICO – “Foi um dia muito especial, com uma programação diversificada e muito interessante. Conheci a cidade e as pessoas de Campo Mourão e tive a oportunidade de participar um pouco das tradições e costumes locais”, avaliou a consulesa Larysa Myronenko, que ao final da visita na noite de sábado experimentou o carneiro no buraco, prato típico de Campo Mourão.

NO PARANÁ – Larysa Myronenko, que é diplomata de carreira e integra o Ministério das Relações Exteriores da Ucrânia. Ela está no Brasil há oito meses e antes ficou oito anos em Paris, na França. No Estado do Paraná se concentra 80% da população ucraniana no Brasil, que detém a 3ª maior comunidade mundial, ficando atrás somente do Canadá e dos Estados Unidos.