Variedades

Novos entrepostos estão em operação

Moreira Sales, Nova Brasília (Araruna), Vista Alegre (Coronel Vivida) e Napoleão (Guarapuava) já estão recebendo a produção dos cooperados

Irmãos Bagini, com o gerente de Moreira Sales Mercilo: bom atendimento e redução no custo de frete
Para agilizar ainda mais a recepção da safra de verão, estando cada vez mais próxima do seu quadro social, a Coamo está ampliando a sua atuação e modernizando os seus entrepostos. Neste ano, os recursos aplicados nas melhorias são da ordem de R$ 26 milhões. Além dos investimentos nos entrepostos já existentes, novas unidades de recebimento estão sendo incorporadas à estrutura 
operacional da cooperativa e já estão operando a partir desta safra.

As novas unidades estão recebendo a safra nas regiões de Moreira Sales, Nova Brasília (Araruna), Vista Alegre (Coronel Vivida) e Napoleão (Guarapuava). Em Moreira Sales, o novo entreposto vai facilitar a vida dos cooperados da região do arenito e já está recebendo um grande volume de produtos. "Antes os cooperados daquela região entregavam a produção nas unidades de Farol ou Campo Mourão. Agora eles ganharão tempo e dinheiro", salienta o superintendente Operacional da Coamo, Antonio Granado Martinez.

A chegada do novo entreposto animou ainda mais os cooperados do arenito. É o caso dos irmãos Bagini, que cultivam uma área de 160 alqueires em Tuneiras do Oeste. Osmar, um dos irmãos, diz que antes tinha de percorrer cerca de 100 quilômetros para comprar uma peça ou insumo, tendo que se deslocar até o entreposto de Campo Mourão. "Agora ficou tudo bem mais fácil. Para nós foi uma maravilha. Hoje me desloco apenas 17 quilômetros e sou muito bem atendido", salienta.

Em Nova Brasília (Araruna), os cooperados também já estão sendo beneficiados com um posto de recebimento da Coamo. Uma das principais vantagens propiciadas pela nova unidade também será a redução do custo com frete, que ficará bem mais barato devido à distância da propriedade dos cooperados da região para o posto de recebimento. "Também ganharemos em tempo, agilizando o nosso trabalho no campo", destaca o cooperado Vicente Ferreira Paulino.
 
Paulino, com o presidente da Coamo, Dr. Aroldo: primeira carga de soja entregue em Nova Brasília
Para esta safra, a expectativa é de que Coamo receba volumes superiores aos entregues pelos cooperados no ano anterior, que fechou em três milhões de toneladas grãos. "Novamente nos antecipamos e realizamos o planejamento da safra com a modernização de mais de 25 unidades, além das seis novas que estão entrando em operação", revela o diretor presidente da
Coamo, engenheiro agrônomo José Aroldo Gallassini. Ele explica que dentro do planejamento estratégico foram realizados diversos treinamentos com os funcionários da cooperativa para aprimoramento da qualidade dos serviços prestados ao quadro social.

Para Gallassini, a cooperativa é uma empresa moderna e preparada para oferecer serviços de qualidade ao seu quadro social. "A participação dos cooperados é o grande diferencial da Coamo. Esta parceria tem sido decisiva para os bons resultados conquistados pela cooperativa e para esta safra, que estamos colhendo bons resultados, com altas produtividades", comemora.

 

Índices Pluviométricos

Quadros estatístico de chuvas

MESES 2001 2002 2003
JANEIRO 184 320 304
FEVEREIRO 148 65 219
MARÇO 104 30
ABRIL 63 27
MAIO 98 405
JUNHO 96 0
JULHO 58 61
AGOSTO 85 111
SETEMBRO 92 172
OUTUBRO 88 134
NOVEMBRO 196 230
DEZEMBRO 152 128
TOTAL/ANO 1364 1443 523
MÉDIA/ANO 113 120 261

Dados: Fazenda Experimental Coamo (acumulado até 30/11)

Últimos 3 meses

Umidade média (%)
Dezembro..............................
Janeiro..................................
Fevereiro...............................
88
92
94

Temperatura (maior/menor)
Dezembro..............................
Janeiro..................................
Fevereiro...............................
34,0/16,6
34,6/16,8
34,4/16,2