barra Site Coamo barra
Coamo Agroindustrial Cooperativa | Edição 348 | Março de 2006 | Campo Mourão - Paraná

Safra de Inverno

Trigo começa a ser planejado no Paraná

A colheita das culturas de soja e milho no Paraná marca, também, o início do planejamento da safra de inverno, que tem na cultura do trigo uma das opções mais competitivas.

“Este ano, a exemplo da safra de 2005, não há previsão de aumentos significativos nos valores para comercialização. Isso reforça ainda mais a necessidade de se conduzir as lavouras de forma racional, visando a obtenção da maior produtividade, com os menores custos de produção”, alerta Dionísio Brunetta, pesquisador da Embrapa Soja.

Segundo Brunetta, o agricultor deve estar atento para a escolha criteriosa das cultivares, levando em conta suas características, como o potencial de rendimento e, principalmente, a resistência às doenças. “Sabe-se que existem grandes diferenças nos níveis de resistência das cultivares, principalmente em relação à ferrugem da folha e ao oídio. A escolha correta das cultivares em função do clima e do solo de cada região e o manejo adequado para cada uma delas, serão de fundamental importância, principalmente em um cenário de estreita margem de lucro”, explica.

O pesquisador lembra ainda a importância do agricultor conduzir a lavoura bem, principalmente em relação ao regime de chuvas, para evitar o problema de germinação na espiga ocorrido na safra passada, que prejudica a qualidade final do trigo. “A data da semeadura de determinada cultivar deve levar em conta o ciclo da emergência à maturação para que a colheita não ultrapasse a primeira semana de setembro”, aconselha Brunetta.