Site Coamo
Coamo Agroindustrial Cooperativa | Edição 412 | Março de 2012 | Campo Mourão - Paraná

Nova Unidade em Roncador

Coamo amplia capacidade de recebimento

Unidade "Tricolor", em Roncador, tem capacidade de armazenagem para 600 mil sacas, e vem ao encontro das necessidades dos cooperados

Produtores associados da Coamo das regiões de Roncador, Luiziana, Mamborê e Nova Cantu estão comemorando a entrada em funcionamento da mais nova unidade de recebimento da cooperativa. Trata-se da Unidade "Tricolor", distante 30 km de Roncador, que está localizada em um entroncamento de acesso as regiões produtoras dos quatro municípios. A Unidade "Tricolor" tem capacidade de armazenagem para 600 mil sacas, entrou em operação no dia 12 de março, e vem ao encontro das necessidades dos produtores associados que, por sua vez, receberam com satisfação a entrega desse importante investimento da Coamo.

O cooperado Franz Kaiser, um dos sócio-fundadores da Coamo com a matrícula número 11, foi o primeiro produtor a entregar a produção na nova unidade. A exemplo dele, um grande número de produtores passam a ser beneficiados com a estrutura disponibilizada pela cooperativa. "Esta é uma reivindicação antiga. Antes os produtores da região tinham que se deslocar em média, 30, 70 km para entregar a produção na Coamo. Agora tudo ficou mais fácil e, no meu caso, estou a poucos quilômetros da nova unidade. A gente ganha na redução de fretes e de custos", considera Kaiser.

Ele destaca a importância da Coamo para os produtores. "Quem entra hoje de sócio na Coamo já entra ganhando e muito. É uma situação bem diferente daquela quando entramos no início da cooperativa em 1970. Na Coamo, temos estrutura a nossa disposição com solidez e segurança."

Apoio para readequação da estrada – Um dos fatores determinantes para a diretoria da Coamo investir na construção da Unidade "Tricolor" em Roncador foi a realização do trabalho de readequação e melhorias da estrada nos 14 quilômetros que liga a unidade até Roncador, que foi executado pelo governo do estado do Paraná através da Companhia de Desenvolvimento Agropecuário do Paraná (Codapar) - empresa de economia mista vinculada à Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (Seab)e que tem como diretor-presidente o engenheiro agrônomo Silvestre "Tino" Staniszewski. Este benefício propiciou a logística para o transporte e entrega da produção dos cooperados a partir desta safra de verão. "Após o levantamento da situação da estrada, que da forma como estava prejudicava o escoamento da produção, mantivemos juntamente com o deputado Douglas Fabrício, audiência com o governador Beto Richa e reivindicamos as melhorias necessárias. A resposta e ação do governador foi imediata e positiva, possibilitando a concretização deste benefício aos produtores nesta safra de verão.