Opinião     



EDITORIAL:
Quatro histórias de sucesso

ENGENHEIRO AGRÔNOMO JOSÉ AROLDO GALLASSINI, DIRETOR PRESIDENTE DA COAMO

“Encerramento do plantio da safra de verão, os 34 anos da Coamo e 15 da Credicoamo, bem como os 30 anos do Jornal Coamo. Só temos motivos para comemorar”

O plantio da safra 2004/2005 está praticamente concluído com sucesso na área de ação da Coamo, favorecido pela qualidade das sementes, clima e condições que geram uma expectativa positiva de boas produtividades. Um bom plantio geralmente significa 50% do sucesso da safra, assim já temos metade do sucesso das colheitas garantidas, ficando a nossa torcida para que com a graça de Deus tenhamos um bom desenvolvimento das culturas e a ocorrência de chuvas regulares.

A falta de recursos para o custeio da safra é uma situação que causa grande preocupação aos agricultores brasileiros, que por sua vez estão plantando e fazendo a sua parte. A realidade atual com custos elevados de produção e queda vertiginosa dos preços dos produtos agrícolas em face do preço do dólar, hoje R$ 2,7450, compromete a rentabilidade da nossa atividade e vislumbra sérios problemas pela frente. Com os custos atuais de produção o volume de R$ 150 mil daria para plantar uma área de 60 alqueires de soja. Este problema se agrava a medida que muitos produtores plantarão acima dessa área e necessitarão buscar complemento dos recursos no mercado. Porém, infelizmente, nem todos conseguirão incremento de recurso. Assim, se prevalecer este cenário atual, o cenário indica que muitos produtores terão problemas de liquidez, o que não é nada bom para o nosso setor. Reitero novamente que o momento atual exige cautela e ao mesmo tempo confiança, para que possamos superar esta difícil fase vivida pela agricultura brasileira.

Por sua vez, a Coamo que no dia 28 de novembro completa 34 anos, está fazendo a sua parte, sempre ao lado e na defesa dos interesses dos seus 19 mil cooperados. Assim como a Credicoamo, que completou 15 anos de fundação no dia 17 de novembro. Juntas, Coamo e Credicoamo com profissionalismo, competência e qualidade nos serviços oferecidos, aliada a organização e efetiva participação do seus quadros sociais são exemplos bem–sucedidos e vem construindo uma história de sucesso no cooperativismo agropecuário e de crédito. gerando bons resultados e qualidade de vida para satisfação e orgulho dos seus cooperados, além de propiciar empregos, tributos e progresso para o nosso país.

Esta edição do Jornal Coamo é muito especial. O Jornal Coamo está completando 30 anos. São 30 anos de muita informação, mantendo acesa a chama do jornalismo agropecuário levando a informação mensal em benefício direto dos cooperados da Coamo, à família e ao sistema cooperativista, a comunidade e ao público em geral. O Jornal Coamo chega aos seus 30 anos com trajetória brilhante cumprindo com eficiência a sua missão de informar os seus leitores e de modo especial, o quadro social da cooperativa, razão maior da sua existência.

A informação é a base do sucesso também na agropecuária. Nos seus 30 anos o Jornal Coamo tem sido um veículo imprescindível para divulgar e promover as notícias, o desempenho e os avanços conquistados pela Coamo e o cooperativismo. Também é um excelente meio para mostrar as necessidades e reivindicações do setor agropecuário perante autoridades, entidades públicas e privadas. A linha editorial do Jornal Coamo é pautada na transparência, credibilidade e no repasse de tecnologias e eventos educacionais e sociais que vão ao encontro da família cooperativista Coamo.

Nesta edição também comemoramos também os 20 anos de atuação da Coamo em Santa Catarina. Centenas de cooperados são beneficiados com os serviços da cooperativa em Abelardo Luz, Ouro Verde, Ipuaçu e São Domingos. A chegada da Coamo em solo catarinense foi motivada pela necessidade de produção de sementes com melhor qualidade. Hoje, continuamos a produzir sementes também no Sul com absoluto sucesso e observamos a satisfação do nosso quadro social, a quem parabenizamos, com os desejos de que continuem crescendo junto com Coamo e fortalecendo a agricultura catarinense e brasileira. gerando bons resultados e qualidade de vida para satisfação e orgulho dos seus cooperados, além de propiciar empregos, tributos e progresso para o nosso país.


 Página Inicial   Índice Geral