Ponto de Vista     



A informação que tem valor!

ENGENHEIRO AGRÔNOMO JOÃO PAULO KOSLOVSKI, DIRETOR PRESIDENTE DO SISTEMA OCEPAR

Trinta anos Jornal Coamo! A manutenção do informativo dos cooperados da Coamo por tanto tempo é conseqüência, em primeiro lugar, da sensibilidade dos dirigentes da cooperativa para a comunicação e em segundo lugar pela excelência das informações contidas no jornal que se revelaram importantes no dia a dia da família Coamo. Sabemos que a comunicação numa cooperativa é essencial não apenas para repassar aos seus integrantes as informações de interesse dos negócios, que é uma das funções principais do cooperativismo. Mas, vai muito além: é um importante elo da corrente que une associados, colaboradores e dirigentes na divulgação daquilo que a cooperativa está realizando em prol do cooperado e seus familiares, além de possibilitar acesso as informações gerais sobre a economia do agronegócio e do próprio país, enfim, um elo de troca de informações, de repasse de tecnologias e de informações sobre os mais variados temas de interesse dos associados.

Vejo estas três décadas de existência do Jornal Coamo como um exemplo de sucesso crescente, a semelhança do que ocorre com a própria cooperativa nos seus 34 anos de pleno êxito na defesa intransigente dos interesses de seus mais de 18 mil cooperados. O jornal deu e continua a oferecer sua contribuição, fazendo seu papel de técnico que repassa informações oportunas no momento adequado para que os cooperados tomem decisões. Em outros momentos cumpre seu papel como disseminador da ideologia, principais valores do cooperativismo, mantendo vivos os ideais da cooperação sobre os quais foi constituída e administrada a cooperativa. E sempre se comportou como o porta-voz e relações públicas da cooperativa e do cooperativismo paranaenses perante as autoridades que o recebem.

Além disso, ao longo desses anos tornou-se um mensário histórico, que retratou em texto e fotos todos os momentos da cooperativa. A consulta dos arquivos do Jornal Coamo nos levará ao passado, permitindo compreender melhor o presente.

Vejo também o sucesso do Jornal Coamo por um outro ângulo, que é a disseminação de informações de interesse específico dos associados e de seus familiares. Para compreender a importância do informativo precisamos voltar no tempo, 30 anos atrás, avaliando a situação vivida pelos cooperados naquela época. Ocasião em que a maioria morava em comunidades do interior, praticamente sem acesso as informações de interesse do setor ou da própria família. O rádio era o principal meio de comunicação, com suas limitações em termos de repasse de conhecimentos de interesse da agricultura. O jornal da cooperativa surgiu nessa lacuna, prestando um inestimável serviço e a cada ano que passa torna-se um veículo de presença constante na vida de milhares de cooperados da Coamo. Por isso, no 30º aniversário do Jornal Coamo, parabenizamos aos cooperados, que têm um veículo de qualidade à sua disposição. Estendemos nossos parabéns à diretoria e à toda equipe de profissionais que o mantém o Jornal Coamo como instrumento de comunicação, de marketing e de relações públicas, que dá importante contribuição para o desenvolvimento e valorização do cooperativismo paranaense e brasileiro.


 Página Inicial   Índice Geral