barra Site Coamo barra
Órgão de divulgação da COAMO Agroindustrial Cooperativa | Edição 345 | novembro de 2005 | Campo Mourão - Paraná

Fatos & Fotos

Cefet-PR agora é universidade

CONQUISTA DA UTFPR FOI MUITO COMEMORADA PELOS MOURÃOENSES

Com 96 anos de existência, o Centro Federal de Educação Tecnológica do Paraná (Cefet-PR) foi transformado em Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), que é a primeira universidade especializada do país com denominação específica. A mudança ocorreu no dia 7 de outubro, por meio da sanção do projeto de lei da mudança pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. Antes da assinatura do presidente, o projeto havia passado pela aprovação de quatro comissões da Câmara dos Deputados e duas do Senado Federal.

Comitiva da UTFPR

Em Campo Mourão (Centro-Oeste do Paraná), a instalação aconteceu no dia 26. A solenidade realizada no Teatro Municipal contou com presenças de autoridades, lideranças e da comunidade. A Universidade Tecnológica oferece 11 cursos técnicos integrados e dois subseqüentes, 41 graduações, 41 especializações, quatro mestrados e um doutorado. Cerca de 15.500 alunos regulares, 1.330 professores e 539 técnicos-administrativos estão distribuídos em campus localizados nas cidades de Curitiba, Ponta Grossa, Campo Mourão, Medianeira, Pato Branco/Dois Vizinhos e Cornélio Procópio.

Cooperados têm maior renda

O produtor rural brasileiro associado a uma cooperativa tem renda pessoal e produtividade das áreas cultivadas superiores à média nacional, afirmou o presidente da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), Márcio Lopes de Freitas, durante palestra no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Com base em dados do IBGE, Lopes de Freitas disse que os estabelecimentos agropecuários organizados em 1.398 cooperativas representam hoje 41,5% do total da receita do setor agrícola, embora sejam responsáveis por apenas 21,5% da área cultivada e 14,4% do universo dos estabelecimentos do setor rural.

Troféu

A Coamo recebeu este mês o troféu de Cliente do Ano da Mosaic, no Brasil. A premiação celebra uma forte parceria entre as duas empresas, no fornecimento de fertilizantes. Na foto, Valter Tomasi, diretor de Plajenamento e Marketing da Mosaic; Tobias Grasso, diretor Geral da Mosaic; Carlos Mercante, diretor Comercial da Mosaic; Dr. Aroldo Gallassini, presidente da Coamo; Dr. Claudio Francisco Bianchi Rizzatto, superintendente Técnico da Coamo; e José Varago, gerente de Compras da Coamo.

Australianos

AUSTRALIANOS I - Técnicos da Nufarm, sócia da Agripec no Brasil, visitam a Coamo recentemente. Eles vieram conhecer a agricultura brasileira e estiveram na sede administrativa da Coamo e na fazenda experimental da cooperativa.

AUSTRALIANOS II - Agricultores e pecuaristas da Austrália também visitaram a Coamo, recentemente. A comitiva acompanhou palestra na fazenda experimental sobre o projeto da cooperativa de integração agricultura/pecuária e visitaram propriedades na região.

COOPERATIVISMO - Acima, durante o Encontro de Núcleos Norte/Noroeste da Ocepar, realizado em Campo Mourão, pausa para a pose do diretor-presidente da Coamo, José Aroldo Gallassini e do diretor-presidente da Ocepar, João Paulo Koslovski. Ao lado, durante reunião pré-assembléia da Coodetec, também em Campo Mourão, o diretor-secretário da Coamo e vice-presidente da Coodetec, Dr. Ricardo Accioly Calderari; diretor-presidente da Coodetec, Irineu da Costa Rodrigues; e o diretor-executivo da Coodetec, Ivo Marcos Carraro