barra Site Coamo barra
Órgão de divulgação da COAMO Agroindustrial Cooperativa | Edição 345 | novembro de 2005 | Campo Mourão - Paraná

Opinião

Editorial:

Nova safra, esperanças renovadas

ENGENHEIRO AGRÔNOMO JOSÉ AROLDO GALLASSINI, DIRETOR-PRESIDENTE DA COAMO

O plantio da safra 2005/2006 está praticamente concluído e com sucesso na área de ação da Coamo, favorecido pela época e condições climáticas que geram uma boa expectativa de produtividade.

Como sempre enfatizamos, um bom plantio significa 50% do sucesso de uma safra. Estamos observando que alguns produtores, infelizmente, não investiram em tecnologia como deveriam. Mas, por outro lado, com satisfação registramos que a grande maioria dos nossos cooperados seguiram as orientações da nossa assistência e as tecnologias disponíveis para as culturas de verão.

Com as lavouras implantadas esperamos com a graça de Deus uma safra bem-sucedida, com chuvas regulares, bom desenvolvimento das culturas e bons preços na comercialização. Como bons preços não dependem do produtor mas do mercado, o caminho para o sucesso da agricultura passa por investimentos tecnológicos na busca incessante de produtividades.

Dr.Aroldo GallassiniEstamos encerrando um ano que seguramente será lembrado como um dos mais difíceis na história do agronegócio brasileiro, em face dos graves problemas de baixos preços e clima que influenciaram diretamente na queda da renda dos produtores, da economia e da cadeia produtiva brasileira.

Importante ressaltar que mesmo diante dessa situação indesejável de um ano atípico em relação aos anteriores, a Coamo está fazendo a sua parte na defesa dos seus 19,7 mil cooperados, reivindicando junto ao governo as soluções para os problemas da agricultura. E nessa safra disponibilizou recursos e insumos para que o plantio fosse realizado na melhor época, pois a agricultura não espera.

Então, precisamos renovar as nossas esperanças nesse momento em que lançamos ao solo as sementes da nova safra, ao mesmo tempo em que se requer cautela quanto aos novos investimentos para que possamos superar este período difícil vivido pela agricultura brasileira.

 

Foto históricaNo dia 17 de novembro a Credicoamo completou 16 anos de fundação e no dia 28 de novembro foi a vez da Coamo comemorar seus 35 anos. São duas histórias de sucesso, de duas cooperativas que desde as suas fundações estão sempre ao lado e na defesa dos interesses dos seus milhares de cooperados. Com certeza a expressiva participação dos cooperados é que dá a confiança, o apoio e o sentido a existência da Coamo e da Credicoamo. Uma atuação exemplar com sentimento de orgulho da família cooperativista que serve de estímulo para que tanto a Coamo como a Credicoamo continuem a desenvolver suas atividades em prol da melhoria da renda e da qualidade de vida do meio ambiente produtivo rural.

Os bons resultados mostram que estamos no caminho certo. Com a união, o trabalho e a cooperação entre diretoria, cooperados e funcionários, estamos construindo uma bonita história nos segmentos agropecuário e de crédito, propiciando incremento de produtividade e renda com modernas tecnologias, além de agregar valor à produção dos cooperados. E também, com profissionalismo, competência e qualidade nos serviços, colaborando diretamente para um Brasil melhor através da geração de empregos, divisas, tributos, qualidade de vida e progresso para milhares de pessoas.

Por fim, com satisfação, dentro das atividades dos 35 anos da Coamo, realizamos em parceria com a Basf o projeto de educação ambiental “Planeta Água – Mata Atlântica e Paisagens”. O projeto foi promovido pela primeira vez no estado do Paraná, reunindo mais de 2 mil crianças na faixa etária de 8 a 12 anos da rede pública municipal, com o objetivo de despertar a importância da preservação dos recursos naturais e do meio ambiente. Parabenizamos a Basf, uma das importantes parceiras da Coamo, pela criação deste importante projeto de educação ambiental.