Site Coamo
Coamo Agroindustrial Cooperativa | Edição 389 | Novembro de 2009 | Campo Mourão - Paraná

Editorial

Coamo e Credicoamo, cooperativas de sucesso

Engenheiro agrônomo José Aroldo Gallassini, diretor-presidente da Coamo Agroindustrial Cooperativa e Credicoamo Crédito Rural Cooperativa

O plantio da safra 2009/2010 está praticamente concluído com sucesso na área de ação da Coamo, registrando boa qualidade das sementes, bom clima e condições que graças a Deus possibilita uma expectativa positiva para boas produtividades. Como sempre disse nas reuniões e encontros com os cooperados, um bom plantio geralmente significa 50% do sucesso da safra. Desta maneira, acredito que metade do sucesso das nossas colheitas já estão garantidas, ficando a outra metade para a nossa torcida esperando o bom desenvolvimento das culturas com chuvas regulares e produção satisfatória.

O que o cooperado da Coamo faz muito bem é planejar e plantar a sua safra, semeando na hora certa com insumos e tecnologia recomendada pela assistência da cooperativa. E isso é renovado a cada nova safra com esperança de um ano agrícola melhor que o anterior e produção acima da média. Pelo cenário inicial, a nova safra deve ser promissora e é isso que todos esperam para ter lucratividade e sucesso na agricultura.

Uma vez plantada as lavouras de verão, o cooperado acompanha e torce para que a comercialização dos produtos agrícolas volte aos níveis satisfatórios para cobrir os custos de produção e obter renda na safra 2009/2010. Os cooperados tem bons motivos para acreditar no sucesso deste novo ano agrícola, que mais uma vez foi implantado com os benefícios e apoio disponibilizado pelo nosso cooperativismo, que está ao seu lado o ano todo e em todos os momentos, em dois segmentos dos mais importantes: agropecuário e crédito.

Neste clima com as lavouras semeadas e antecedendo os festejos natalinos, os cooperados da Coamo e da Credicoamo tem duplo motivo para comemorar. Suas cooperativas completaram recentemente, 39 anos e 20 anos, respectivamente, de absoluto sucesso e de muitas conquistas. A Coamo foi fundada em 28 de novembro de 1970 por 79 agricultores e a Credicoamo, em 17 de novembro de 1989 por 29 cooperados da Coamo.

Graças a grande participação dos seus cooperados e ao traba-lho profissional na administração a Coamo e a Credicoamo estão na vanguarda nos seus segmentos e são motivos de orgulho para o seu quadro social, com a certeza de estar promovendo o desen-volvimento sustentável para mi-lhares de pessoas em dezenas de comunidades de vários estados brasileiros.

A Credicoamo, por exemplo, registra um expressivo crescimento e com 20 anos de existência está entre as mais importantes do cooperativismo de crédito brasileiro. Com 7.600 cooperados, 21 Postos de Atendimento Cooperativo (PAC´s) e agora mais perto dos seus cooperados através de Postos Avançados. A cooperativa beneficia seus cooperados com linhas exclusivas de produtos e serviços.

Do sonho dos 79 agricultores, a Coamo completou 39 anos sendo uma bela realidade para milhares de famílias fornecendo assistência de qualidade que vai desde a escolha das sementes e do plantio até a comercialização da produção.

Caros cooperados, com satisfação, posso afirmar que a Coamo e a Credicoamo são referências e sinônimos de qualidade e segurança, praticando um cooperativismo alicerçado nos princípios da solidariedade, união, confiança, cooperação e muito trabalho, para o bem comum.

Parece que foi ontem que tudo começou, mas quase quatro décadas com o surgimento da Coamo e de duas décadas do nascimento da Credicoamo, constato que é muito bom ver que todo o trabalho realizado valeu a pena. As cooperativas estão bem estruturadas e administradas, e vem cumprindo seus objetivos na prestação de serviços e atendimento de qualidade as necessidades dos cooperados, visando a colheita de bons resultados e qualidade de vida, sendo motivo de orgulho para todos.

Desta maneira, pela participação e confiança maciça dos cooperados no dia a dia da Coamo e da Credicoamo, em nome da diretoria, reverencio os pioneiros e parabenizo cooperados, companheiros de diretoria, membros dos conselhos de Administração e Fiscal, e os nossos funcionários, por todo este sucesso, com a certeza de que estamos no caminho certo, trabalhando para a excelência das nossas cooperativas.