Site Coamo
Coamo Agroindustrial Cooperativa | Edição 389 | Novembro de 2009 | Campo Mourão - Paraná

Reconhecimento

Reportagem do Jornal Coamo é vencedora do Prêmio Ocepar 2009

Matéria mostrou os avanços, em dez anos, do projeto de integração lavoura-pecuária, um sistema de coprodução rentável e sustentável

Com a reportagem intitulada “Integração Lavoura-Pecuária: Coprodução rentável e sustentável”, publicada na edição de ju-lho/2009 do Jornal Coamo, o jornalista Vanderlei Maciel Camargo, da Assessoria de Imprensa da Coamo, conquistou o 1º lugar do Prêmio Ocepar de Jornalismo 2009, na categoria Mídia Cooperativa. A premiação foi entregue na tarde de quinta-feira (26/11) durante o Encontro Estadual de Cooperativistas, que aconteceu em Curitiba. O evento, promovido pelo Sistema Ocepar, o apoio da Sicredi PR e da Unimed PR, reuniu dois mil cooperativistas de todo o Paraná, dentre os quais uma comitiva da Coamo composta por 120 pessoas, entre associados e suas esposas.

“Genuinamente paranaense e com foco na qualidade da terra, integração lavoura/pecuária é comparada ao sistema de plantio direto. A tecnologia, que come-mora 10 anos de instalação na Fazenda Experimental da Coamo, expõe o conceito de equilíbrio da fertilidade: bem nutrido, o solo alimenta a planta, que alimenta o boi. É o ambiente produtivo rural sendo utilizado de forma rentável e sustentável, garantindo estabilidade à produção de grãos, carne e leite”, explica Camargo, que concorreu com outras 22 reportagens de jornais e revistas de coopera-tivas. O troféu foi entregue ao jornalista pelo presidente do Sistema Ocepar, João Paulo Koslowski, e pelo presidente da Coamo e vice-presidente da Ocepar, José Aroldo Gallassini.

VALORIZAÇÃO PROFISSIO-NAL – O prêmio tem por objetivo destacar o importante trabalho dos profissionais da imprensa na divulgação dos projetos, ações econômicas e sociais realizadas pelo cooperativismo paranaense. Foram premiados os três melhores trabalhos receberam das categorias Mídia Cooperativa, Jornalismo Impresso, Radiojornalismo e Telejornalismo, além do prêmio especial para o ramo Crédito e Saúde.

Segundo Samuel Milléo Filho, coordenador da Assessoria de Imprensa do Sistema Ocepar, neste ano foram inscritos 82 reportagens em todas as categorias. Os trabalhos tiveram como tema “Cooperativas: Desenvolvimento sustentável com produtos e ser-viços de origem garantida”. “A Comissão Julgadora teve mais dificuldade que os anos anteriores para escolher os três melhores em cada categoria, isto devido a excelente qualidade das reportagens e matérias”, comentou Milléo Filho.