Site Coamo
Coamo Agroindustrial Cooperativa | Edição 399 | Novembro de 2010 | Campo Mourão - Paraná

Editorial

Uma história de lutas e conquistas

*José Aroldo Gallassini

Temos a honra e a graça de Deus em comemorar os 40 anos de nossa Coamo, fundada no dia 28 de novembro de 1970. Contarei um pouco da história de nossa Coamo. História que tive a honra e a graça divina de poder vivê-la passo a passo, porque dela fiz parte e porque esta história faz parte de minha vida.

Iniciamos o trabalho de fundação da Coamo em 09 de dezembro de 1969, durante um treinamento para líderes rurais - homens e mulheres -, no Clube Mourãoense, em Campo Mourão. Ali foi escolhido um grupo para discutir cooperativismo. A ideia foi muito bem recebida. No encerramento do Seminário, o então prefeito de Campo Mourão, Horácio Amaral, em seu discurso disse que se fosse fundada uma cooperativa ele doaria o terreno.

A partir daí realizaram-se onze reuniões em diversas comunidades do município de Campo Mourão para formarmos a cooperativa. A última reunião realizou-se novamente no Clube Mourãoense. Ali falou-se na escolha de um presidente. Nenhum dos presentes aceitou o cargo, surgindo então a ideia de convidar o madeireiro Fioravante João Ferri, que apesar de não plantar – embora tivesse grandes áreas de terras em Campina do Amoral -, tinha conhecimento de cooperativa de madeireiros do Rio Grande do Sul.

Uma comitiva foi até sua casa para fazer-lhe o convite, que somente foi aceito no dia seguinte, com uma condição que muito me honrou: aceitava o cargo, desde que eu me dispusesse a ajudá-lo em tudo o que fosse necessário realizar.

Para mim, era o início da realização de um grande sonho que tive, pois que, contando com o apoio daqueles produtores que compartilhavam com minhas ideias, pude realmente sentir o significado dessa frase: “Um sonho que se sonha a sós, nada mais é do que um sonho. Mas um sonho que se sonha a dois é o começo de uma realidade”.

Então, imaginem o que poderia acontecer se muito mais do que dois sonhassem juntos. Assim, há 40 anos, nascia a Coamo. Como tudo neste mundo, a Coamo também nasceu pequena. A Coamo também precisou – como tudo neste mundo precisa para crescer -, de muitos cuidados por parte da administração; muito apoio dos seus cooperados; e muita dedicação de seus funcionários.

Foram estes três corpos – diretoria, cooperados e funcionários – que, trabalhando em perfeita harmonia, com objetivos claros e vontade de vencer, formando na verdade um só corpo fizeram com que em 40 anos tivéssemos a maior cooperativa da América Latina.

Porém, o que nos orgulha não é tão somente sermos uma grande cooperativa. Na verdade, o que mais nos orgulha é olharmos para trás e vermos que nestes 40 anos pudemos, com a nossa união e força, contribuir sobremaneira para o desenvolvimento tecnológico, econômico e social do nosso quadro de cooperados.

Devemos nos orgulhar por termos construído nestes 40 anos uma cooperativa justa, fraterna, responsável e respeitada, onde todos os seus cooperados estão compenetrados dos seus direitos e deveres. Onde todos os cooperados, independentemente de seu porte, são tratados com igualdade. Construímos uma cooperativa dentro do espírito de solidariedade onde todos são beneficiados e todos têm a mesma oportunidade.

A Coamo nestes 40 anos cresceu, se industrializou, se estruturou em todas as áreas e sempre tem em seus objetivos o bom atendimento aos seus cooperados. Procura se modernizar, se industrializar criando produtos acabados para agregar maior valor e propiciar um melhor rendimento a todos os co-operados, proporcionando aos mesmos melhor qualidade de vida.

Para a complementação de suas atividades, a Coamo criou também algumas entidades de suporte às suas operações: a Coamo Internacional, que viabiliza as operações de exportação e realização de cobertura de operações na Bolsa de Chicago; a Credicoamo Crédito Rural Cooperativa que dá suporte ao grande volume de crédito rural e a Via Sollus Corretora de Seguros Ltda, criada para reduzir custos dos cooperados da Coamo e da Credicoamo em diversos tipos de seguros.

Qual é, verdadeiramente, o sentido de termos construído uma cooperativa forte durante estes 40 anos? A resposta está nos trabalhos que, em conjunto estamos desenvolvendo. Todos os nossos cooperados estão plantando, independentemente de contar ou não com financiamento agrícola oficial.

A Coamo está presente, junto com seus mais de 22 mil cooperados, dando-lhe todo apoio, quer no fornecimento de insumos de primeira qualidade, quer na assistência técnica agronômica, quer na assistência financeira, quer na comercialização de sua safra. Através do espírito de união e solidariedade os cooperados sabem que ao abastecer-se de insumos ou fixar um produto na Coamo, estão contribuindo para o seu desenvolvimento socio-econômico, bem como para o de seus companheiros cooperativistas. Os cooperados são atualizados tecnologicamente pelos nossos técnicos e vem obtendo altos índices e produtividade em suas lavouras.

Nesta data dos 40 anos da Coamo é importante que reflitamos sobre o espírito de harmonia que tem reinado junto ao nosso quadro social. Tivemos durante todos esses anos uma continuidade administrativa que tem propiciado um desenvolvimento harmônico de nossa cooperativa junto com seus cooperados.

Nesta oportunidade, não pode-ríamos deixar de prestar nossas homenagens aos setenta e nove co-operados fundadores que acreditaram na força da união e fundaram esta cooperativa que é o orgulho de todos nós. Tenham, pois, a certeza de que não mediremos esforços para mantermos uma Coamo sempre unida e forte, em benefício de todo o quadro social.

Agradecemos as nossas esposas e filhos, que sem dúvida, muito contribuíram para o sucesso da Coamo nestes 40 anos. A Deus pela graça concebida de estarmos juntos construindo o futuro de nossos filhos e netos em bases sólidas, pedindo a Ele que nos dê força e coragem para enfrentar as dificuldades, com a mesma disposição que enfrentamos até agora. E poder, no amanhã, de nos orgulhar de termos juntos vencido, irmanados pelo espírito cooperativista. Agradecemos as autoridades, clientes e fornecedores que também contribuíram para o sucesso da Coamo nessas quatro décadas.

Parabéns a todos os cooperados, esposas e filhos; aos diretores e aos nossos 5.500 funcionários, pelos 40 anos da Coamo. São 40 anos de sucesso graças ao empenho de todos.

Muito obrigado.

*Idealizador e diretor-presidente da Coamo Agroindustrial Cooperativa